domingo, 22 de outubro de 2023

Ensinamento 5. Leitura bíblica: I João 3:1-10.




I João 3:1. Tão grande amor nos concedeu o Pai. Deus, nos amou desde a eternidade passada e por toda a eternidade. O crente está plenamente convencido de que nada, mais nada mesmo, poderá afastá-lo do amor de Deus, que foi exposto a toda humanidade por meio de Cristo, que nos amou e com o seu sangue nos lavou. Ro. 5:8 e Ap. 1:5. Andávamos sem Deus no mundo. Ef. 2:12. Porém, através da expiação perfeita de Cristo, somos retirados da família da ira e nos tornamos filhos de Deus. Ro. 8: 16-17.

I João 3:2. Seremos semelhantes ao Senhor. Reconhecemos que, não somos filhos naturais de Deus e que tornarmos membros da família de Deus, não por vontade própria e sim pela vontade de Deus. Jo. 1:12-13. O crente, recebe a adoção de filho e neste ato de Deus é agraciado com o Espírito Santo, que passa a clama e intercede por todo aquele que crer em Cristo e testificar a nossa filiação. Ro. 8:15.Os salvos, possuem a certeza bíblica que serão transformados. Fp. 3:21. O regozijo dos crentes, é saber que serão transformados e o que mortal será revestido da imortalidade. I Co. 15:51-54.

I João 3:3. Quem espera em Deus purifica-se. Quando recebemos Cristo como nosso Senhor e Salvador, nos tornamos filhos de Deus e adentramos na família de Deus e esse fato é irrevogável. Diante de tais considerações, sabendo que a purificação dos nossos pecados foram efetuadas por Cristo Jesus. Hb. 1:3, e que não devemos esquecer da purificação dos antigos pecados. II Pe.1:9-10. DEVEMOS BUSCAR incessantemente a purificação das nossas almas através do Espírito Santo que habita em nós. I Co. 6:19 e II Co. 7:1.

I João 3:4. O pecado é a transgressão da Lei. O apóstolo faz uma contraposição (posição ou disposição em sentido contrário) em relação à purificação a ser buscada pelos salvos no versículo anterior. João, está afirmando que o salvo recebe Cristo como Salvador e não uma licença para pecar. Devemos apresentar nossos membros para a santificação. Ro. 6:19. Quando um salvo pratica o pecado, transgride a Lei moral de Deus e passa a ter comunhão com as trevas. II Co. 6:14.

I João 3:5. Cristo se manifestou para tirar os pecados dos que nEle creem. A situação do homem natural sem Cristo é algo terrível e assustador. Ro. 3:23 e Ro. 6:23. Por esse motivo, era necessário o sacrifício expiatório. Então, Deus em Sua infinita bondade escolheu dar o Seu Filho amado para resgatar os crentes com o Seu próprio sangue. I Pe. 1:18-19. Cristo levou sobre Si o castigo que era para ser aplicado a nós. Is. 53:5. Portanto, o único CAMINHO que resta ao pecador é a morte de um substituto e não poderá ser qualquer substituto e sim aquele aprovado por Deus. Jo.1:29.

I João 3:6. Quem vive na prática do pecado não viu e não conhece a Cristo. Significado de Praticar (por algo em prática; trabalhar, exercitar). As Escrituras, deixam claro que os filhos de Deus, quanto estão em pecado, receberão a justa correção do Pai. Hb. 12:5-7. Já aqueles que andam em desobediência e não são disciplinados por Deus, não são filho e sim bastardo. Hb. 12:8. O contexto imediato dessa passagem, refere-se aos descrentes que não viram e não conheceram a Cristo como Senhor e Salvador. Essas pessoas amam mais as trevas do que a Luz. Jo. 3:18-19. Uma pessoa que peca continua e repetidamente é incrédula e vive na vontade da carne e do pensamento, com certeza Deus não é o seu Pai. Ef. 2:1-3 e Tt. 3:3.

I João 3:7-8. Quem vive na prática do pecado é do diabo. Aqueles, que vivem na prática do pecado, cujas vidas são empregadas completamente as obras da carne, sem arrependimento para com Deus e fé em Cristo, são filhos do diabo e mesmo de modo inconsciente buscam fazer a vontade dele. Jo. 8:44. A queles que fazem a vontade do diabo afetam as suas vidas em todos os sentidos: físico, moral e principalmente espiritualmente, pois estão separados da perfeita vontade de Deus. O fim dos mesmos será terrível. II Tes. 1:8-9. A manifestação de Deus vindo a terra na forma corpórea de homem, deve um único propósito salvar os pecadores do laço do diabo. II Tm. 2:26 e I Tm. 1:15. A essência do Evangelho, é que Cristo morreu por nossos pecados. I Co. 15:3. Ele levou sobre Si as nossas iniquidades. I Pe. 2:24. O seu sangue nos livrou da nossa impagável dívida. Cristo a retirou do meio de nós e a cravou na cruz e destruiu nossa dívida para com Deus. Cl.2:13-14.

I João 3:9. Quem é nascido de Deus não permanece em pecado. Recebemos de forma ordinária uma natureza totalmente pecaminosa. Ro. 7:17-18. Este fato, a inerência do pecado ao velho homem, não tira a responsabilidade do nascido de novo de viver uma vida afastada da prática do pecado. A exortação é justamente ao contrário: resistir até o sangue combatendo o pecado. Hb. 12:4. Na vida dos crentes o pecado apresenta diversas situações, que manifestam a correção advinda do Pai. Sendo a principal delas a perda da comunhão e proteção no período em que perdurar a iniquidade. Sl.39:10-11 e Sl. 51:12.

I João 3:10. A manifestação dos filhos de Deus. Aqui João faz um resumo dos ensinamentos contidos nos versículos de 1 a 9. Basicamente afirmando que os filhos de Deus, ao contrário dos filhos do diabo, devem apresentar os seus membros como instrumentos de justiça. Ro. 6:13. Quando, encontramos verdadeiramente com Cristo, nos tornamos uma nova criatura, fato esse que nos faz abandonar o amor pela prática do pecado. II Co. 5:17. Vejam bem, quando nos tornamos uma nova criatura, mudamos o nosso relacionamento com o pecado. Não estou afirmando que o pecado é eliminado da vida do salvo, mas o seu convício com a iniquidade é bruscamente modificado. II Tm. 2:19. Ou seja, o nosso olhar, pensar e viver deve ser voltado para Cristo. Afinal, estamos crucificados com Ele. Cl. 3:1-3/ Hb. 12:2 e Gl. 2:20.

Pr. Walter Costa.

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611

Esperança-PB, 15 Outubro de 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário