domingo, 22 de outubro de 2023

Ensinamento VI. Leitura bíblica: I João 3:11-24

 




I João 3:11. A essência da mensagem que foi anunciada. A mensagem que ouvimos do próprio Deus em carne, foi que deveríamos amar mutualmente do mesmo modo que Ele nos amou. Jo. 13:34-35. Podemos aferir Biblicamente que o amor Deus é a maior evidência de que os que creem nEle possuem a vida eterna. Jo. 3:16. Por isso mesmo, somos exortados a pormos em prática o amor Bíblico entre os irmãos. Quando há o amor fraternal entre os irmãos, haverá cuidado, dedicação e interesse genuíno e sem hipocrisia, gerando um sentimento positivo e construtivo, que levará o crente a fazer grandes sacrifícios, que só seria capaz de fazer por ele mesmo. I Pe. 4:8.

I João 3:12. O mau exemplo de Caim. Vimos no versículo 11 que o crente deve amar reciprocamente, agora João apresenta uma contraposição com Caim, o qual foi o primeiro assassino da humanidade. Gn. 4:8. A explicação para o assassinato é simples Caim não amava a Abel, porque era do maligno. No contexto espiritual, todo aquele que diz está na luz e odeia ao irmão, está em trevas. I Jo. 2:9.

I João 3:13. O mundo odeia os crentes. A inerrável e perfeita Palavra de Deus mostra-nos que o mundo odeia pelo simples fato de não pertencemos a ele. Jo. 15:19-21. Literalmente o mundo ama o que Deus odeia, e odeia o que Deus ama, e não quer saber de nada que tenha a ver com Deus, isso é devido ao fato da Luz (que é Cristo) expor todo o pecado, toda corrupção e a impiedade inata daqueles que servem ao mundo. Jo. 3:19-20.

I João 3:14-16. Quem odeia o seu irmão é um homicida. Nesses três versículos João faz uma oposição sobre o amor (vida) e ódio (morte). O primeiro fato a ser observado é que o crente reconhece o amor de Deus em sua vida, ouvindo e crendo na Sua Palavra e por este motivo sabe que passou da morte (ódio) para vida (amor). Jo. 5:24. O segundo fato é que, aquele não ama o seu irmão, permanece na morte e por permanecer na morte, não reconhecendo Cristo como seu Senhor e Salvador, equipara-se ao homicida. Todo aquele que permanecer na morte está por si só condenado e receberá a sua parte no lago de fogo e enxofre. Ap. 21:8. Jesus Cristo é o supremo exemplo do amor ágape ao dar Sua vida em nosso favor, sendo nós ainda pecadores. Ro. 5:8. Quando João afirmou que os crentes devem dar a vida pelos irmãos, certamente não tinha em mente a vida física e sim a dedicação, zelo, amor e cuidado para com os irmãos. Uma vida dedicada ao servir e ao amar. Gl. 5:13-14 e Ef. 5:2. Somos exortados a sermos cumpridores e não apenas ouvintes da Palavra de Deus. Tg. 1:22. Devemos participar das aflições dos irmãos e não apenas senti-las. Gl. 6:2. Partindo do pressuposto que somos espirituais e que existem crentes que estão espiritualmente mais fortalecidos, então, esses são responsáveis por levar de forma mansa e pacífica as cargas dos outros. Ro. 15:1-2. Mostre com entendimento que realmente você entendeu o Cristo fez, sinta as necessidades dos irmãos, ponha-se no lugar dele. Lc. 6:31.

I João 3:17. Aqueles que possuem bens terrenos devem ajudar os irmãos necessitados. De forma natural, o crente deve fazer o bem a todos, mas deve dar atenção especial à família de Cristo. Gl. 6:9-10. O modo como tratamos nossos irmãos na fé é um sinal de nossa fé: Jo. 13:35. Ore sempre pelo bem-estar dos irmãos, mas, fiquei atento as suas necessidades, afinal, se Deus tem suprido as nossas carências temporais, devemos ter esse entendimento para com os irmãos e para com o próximo. Se somos participantes dos bens espirituais, logicamente devemos ser dos temporais. Ro. 15:27. O crente deve fazer todo e qualquer coisa com prontidão de vontade. II Co. 8:12.

I João 3:18. O amor não pode ser fingido. Não será amor se for fingido, mesmo as mais belas palavras ditas em fingimento são como beijos dos inimigos. Pv. 27:6. Todo é qualquer atributo que o crente desenvolver passará irreversivelmente pelo amor. Quando o salvo está enraizado e fundado no amor, passa a compreender de forma plena e total a plenitude de Deus. Ef. 3:17-19. O amor é a verdadeira essência do Cordeiro de Deus. Portanto, é somente este puro, sublime e santo atributo, que seguramente mantém unido tudo aquilo que é necessário para a maturidade do crente. É também, o melhor meio pelo qual se demonstra a presença de Cristo na vida transformada da nova criatura, que está revestida do vínculo da perfeição. Cl. 3:14.

I João 3:19-20. Deus é maior do que o nosso coração. Sabemos que por temos uma natureza pecaminosa, sempre haverá corrupção no homem exterior. Ro. 7:19-21. É justamente nesses momentos que sentimos em nossos corações o peso do pecado. Sl. 51:12. Nessa passagem a apóstolo nos fornece uma maravilhosa declaração advinda do Senhor. Deus já nos libertou. No momento em que somos resgatados pelo precioso sangue do Nosso Senhor Jesus Cristo, passamos a ser libertos do jugo do pecado. Ro. 6:18. Mesmo quando pela fragilidade de nossa carne caímos em pecado, temos o melhor de todos os advogados. I Jo. 2:1.

I João 3:21-22. A confiança dos crentes. Quando confiamos plenamente no mandamento do Senhor. Passamos a buscamos agradar ao Senhor em todo o nosso viver. Cl. 1:9. Esse fato é primordial para a resposta positiva aos nossos pedidos. Se você está em gozo da perfeita vontade de Deus. Ro. 12:2. Com certeza ao Seu tempo, Deus atenderá as suas petições. I Jo. 5:14.

I João 3:23-24. O verdadeiro mandamento. Guardar o mandamento de Deus não é meramente um sentimento. É um relacionamento ativo, permanente e contínuo de seguir e obedecer ao nosso Mestre. Enquanto a Lei mosaica elencavam circunstâncias nas quais os judeus eram obrigados a cumprirem a Lei em sua totalidade, Tg. 2:10-12. Na atual dispensação o crente é chamado a atentar para a lei da liberdade. Gl. 5:1. Tenha em mente que apenas os receberam o Espírito Santo, possuem o dever de guardar os mandamentos. Ro. 8:14-15. O verdadeiro mandamento do Pai. Jo. 12:50. Podemos concluir afirmando que, aqueles fazem a vontade de Deus, são os que cumprirão os mandamentos de Cristo. Jo. 6:37-40.


Pr. Walter Costa

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-161

Esperança-PB, 22 de Outubrode 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário