domingo, 24 de setembro de 2023

Ensinamento 2. Leitura bíblica: I João 2:1-8.

 



I João 2:1. Um advogado diante do Pai. No final do capítulo 1, lemos que aquele que diz não ter pecado, peca, não diz a verdade e o que é pior chama Deus de mentiroso. Já no capítulo 2, o apóstolo explica que o que fora escrito anteriormente, tem a aplicação prática para os crentes evitarem o pecado. Ou seja, João inspirado pelo Espírito Santo exorta-nos a não vivemos em pecado, mas, como ele sabia da fragilidade de nossa natureza pecaminosa, explica que temos Cristo como Advogado intercedendo pelos crentes. Ro. 8:34. A perfeição do Justo, justifica aqueles que creem em Sua obra, Cristo se deu a Si mesmo para nos redimir da culpa e escravidão do pecado. I Tm. 2:5-6. Justificação é o ato de Deus, pelo qual Ele declara o pecador justo em Cristo, com base na obra de Jesus consumada na cruz, a justificação e recebida através da fé em Cristo Jesus. Ro. 3:26.

I João 2:2. Cristo é a propiciação pelos pecados do mundo. Propiciação é o ato realizado para aplacar a ira de Deus, de modo a ser satisfeita a Sua santidade e a Sua justiça, tendo como resultado o perdão do pecado e a restauração (reconciliação) do pecador à comunhão com Deus. No AT a propiciação era realizada por meio dos SACRIFÍCIOS, os quais se tornaram desnecessários com a vinda de Cristo, que se ofereceu como sacrifício em lugar dos pecadores. Hb. 10:10-11. A propiciação não adquire seu amor ou o torna amoroso; apenas O torna consistente para que Ele executar Seu amor para com os pecadores. I Jo. 4:10 e I Jo. 4:19. Para melhor entendemos, a propiciação é o pagamento feito por Cristo, pela qual recebemos a justiça e obtivemos a remissão dos nossos pecados. Ro. 3:25. A justiça nunca vem do homem e sim pela fé na obra consumada de Cristo. Fp. 3:9. O martírio vicário, de Cristo de Jesus Cristo na cruz foi suficiente para propiciar (conseguir perdão) dos nossos pecados e do pecado de todo o mundo, apesar de que o sacrifício só válido para aqueles que creem verdadeiramente na perfeita obra de Cristo. Jo. 3:16-19.

I João 2:3-4. Guardando os mandamentos do Senhor. A conexão entre o amor por Cristo e a obediência a Ele é um tema recorrente nos escritos do apóstolo João. I Jo. 5:2-3. Uma das provas, de um verdadeiro amor para com Deus é a obediência voluntária à Sua palavra, uma confiança genuína no que Ele diz e prontidão para acreditar em Suas preciosas Palavras. Jo. 14:15 e Jo. 14:21. Guardar o mandamento de Deus não é meramente um sentimento e sim um relacionamento ativo, permanente e contínuo de seguir e obedecer ao nosso Mestre amoroso. A esmagadora maioria dos adeptos religiosos, apoiam-se em suas denominações e esquecem por completo os mandamentos do Senhor, Eles confessam a Cristo, mas, transgridem Seus mandamentos. Cabe ressaltar que, a maior transgressão feita pelos filhos da mentira é não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. I Jo. 3:22-24. Os mandamentos do Senhor não são pesados, mas uma bênção para aqueles que conhecem a Deus. Mt. 11:28-30 e I Jo. 5:3.

I João 2:5. Aperfeiçoados no amor de Deus. Quando o crente, guarda a Palavra de Deus, o Seu amor é aperfeiçoado. Esse aperfeiçoamento é advindo do Santo Espírito que habita nos salvos. Fp. 1:6. Os salvos são aperfeiçoados em Cristo. Cl. 2:10. Aos olhos de Deus, o espírito de todos os seus santos são perfeitos, porque eles colocaram sua fé no Senhor Jesus Cristo para a salvação. Jesus derramou seu sangue sem pecado para pagar pelos nossos pecados. I Pe. 3:18. O desejo do nosso Pai é que sejamos aperfeiçoados para a obra do Seu ministério. Ef. 4:12.

I João 2:6. Quem está em Cristo deve andar como Ele andou. Fundamentalmente, só consegue andar como Cristo andou, aqueles que já O receberam e adentraram a família de Deus. Jo. 1:12. Ora, se O recebemos o mínimo esperando e que o crente ande do mesmo modo que O recebeu, seguindo as Suas pisadas. Cl. 2:6 e I Pe. 2:21. Para seguir as pisadas de Cristo devemos agradar a Deus. I Tes. 4:1. Cristo obedeceu e agradou a Deus em todo o Seu ministério terreno. A maneira do crente agradar ao Pai é: frutificar e crescer no conhecimento dEle. Cl. 1:9-10. Devemos ponderar as nossas pisadas, para percebemos se realmente estamos andando conforme a vontade de Deus e cada vez mais nos despojando do velho homem e nos revestindo do novo homem. Ef. 4:21-24.

I João 2:7. O mandamento antigo. A essência dessa passagem é mostrar aos irmãos que ele não estava falando algo novo e sim algo já conhecido por todos. Veremos no contexto da carta que o mandamento diz respeito ao amor entre os irmãos. I Jo. 2:9-10 e I Jo. 3:11. Na realidade, João reproduz um ensinamento que o próprio Cristo instruiu quando estava na terra. Jo. 15:12 e Jo. 15:17. Deus nos ensina, através de Sua Palavra, que devemos amar aos irmãos da mesma forma que Ele nos amou. Jo. 13:34. Talvez este seja o mais difícil dos mandamentos, afinal, nos dias atuais as pessoas (CRENTES) encontram-se numa busca frenética por melhorias em sua vida: melhor emprego, maior nível possível de graduação, maiores salários, carros e casas espetaculares, entre tantas outras coisas que vão ocupando o nosso tempo; e, quando paramos, estamos tão cansados que nos esquecemos do amor fraterno entre os irmãos, que nos foi ensinada por Cristo e pelos apóstolos. Não existe a possibilidade de amarmos a Deus, se não amarmos os irmãos. I Jo. 4:20-21.

I João 2:8. A Luz verdadeira já ilumina. Cristo é Luz do mundo e todo aquele que o seguir, crendo plenamente em Sua obra, deixa as trevas e recebe a maravilhosa Luz. Jo. 8:12. O pecador remido tem o seu entendimento iluminado, então passa a saber qual é a sua esperança. Ef. 1:18. Biblicamente falando, todo aquele que não estiver em Cristo, estar assentado em trevas. Sendo necessário o resplandecer da Luz. Mt. 4:16 e II Co. 4:6. É mediante, somente pelo poder iluminador do Espírito de Deus que o salvo passa a entender as verdades espirituais da Bíblia. Jo. 16:13 e Jo. 14:26. Por está em Cristo, o salvo torna-se a luz do mundo. Ora, se o crente é a luz do mundo, o mínimo que se espera é que ele exerça uma boa influência, sobre aqueles que não conhecem Cristo como Salvador pessoal. Mt. 5:14 e Fp. 2:15.

Pr. Walter Costa

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT-Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611

Esperança-PB, 24 de Setembro de 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário