sábado, 16 de setembro de 2023

Esboço bíblico da epístolo de I João.







Introdução. O apóstolo João, autor de um dos 4 Evangelhos, é também o autor de 3 epístolas e do livro de Revelações (Apocalipse). Quando foi escrito: As três cartas de João foram provavelmente escritas entre 85-95 dC. Estas cartas de João falam sobre os fundamentos da fé em Cristo, por isso ela ajudou seus leitores a refletirem honestamente sobre sua fé.


CAPÍTULO I

I João 1:1. As mãos dos apóstolos tocaram a Palavra da Vida. João, inicia a epístola referindo-se a Jesus como sendo Deus encarnado. De modo semelhante ao início do seu Evangelho, João faz uma clara conexão sobre a divindade de Jesus. Jo 1:1-3 e Jo. 1:14. Ao mesmo tempo que exaltava ao Senhor, o apóstolo evidencia a sua intimidade com Cristo. João foi testemunha ocular da vida de Jesus, ele ouviu, viu, tocou a Palavra! Cristo é literalmente Palavra e a fonte da vida eterna, não encontraremos vida a não ser na Palavra de Deus e na pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo. Jo.6:68.

I João 1:2. A vida eterna manifestada. Vimos no versículo anterior que Cristo é Deus e a Palavra da vida. Agora o apóstolo explica como a vida eterna é manifesta. A salvação eterna é uma dádiva dada aos crentes através da graça. Ef. 2:8-9. Então, como a vida estava com o Pai, Ele a manifestou através do Filho. Jo. 1:17-18. Vejam bem, a Palavra de Deus foi manifesta para salvar todo aquele que nEle crer. Jo. 3:16 e Jo. 17:3. É impossível que Deus minta. Hb. 6:18. Retenhamos firme a confiança em Nosso Salvador, pois jamais seremos lançados fora. Jo. 6:37.

I João 1:3-4. Comunhão com o Pai e com o Filho. O Seu PARENTESCO depende do seu nascimento. Jo. 1:11-13. Já a sua COMUNHÃO depende do seu caminhar. Gl. 5:16 e Ef. 5:1-2. Lembre-se! Devemos saber que o amor de parentesco é uma coisa, já o gozo da comunhão é outra inteiramente diferente. Quando um crente cai em pecado, a sua comunhão com Deus fica suspensa, logicamente sem a comunhão não teremos a alegria do caminhar diário com o nosso Pai celestial. Sl. 51:12. Para resgatar a comunhão, é de suma importância o crente reconhecer e confessar o pecado, então, com o coração contristado, volta-se para o Senhor que é fiel e justo. Sl. 32:5.

I João 1:5-6. Deus é Luz quem anda em trevas não tem comunhão com Ele. Ora, Deus é Luz não existindo a menor possibilidade de nEle haver trevas, por este motivo não devemos ter comunhão com as trevas. II Co. 6:14-15. Antes éramos trevas e hoje somos filhos da luz. Ef. 5:8 e I Tes. 5:4-5. Estávamos encobertos em trevas, condenados, sem a menor esperança habitando a sombra da morte. Mt. 4:16-17. Cristo, a grande luz, nos libertou da força das trevas e nos transportou para o Seu reino de amor. Cl. 1:12-13. A luz de Deus resplandece em nossos corações para o conhecimento da Sua glória. II Co. 4:6.

I João 1:7. O sangue de Cristo purifica os crentes de todo o pecado. Ap. 1:5. O amor de Jesus Cristo para com todo aquele que crer em Sua obra é tão grandioso, que é impossível mensurar. Todo crente em Cristo, sabe que seu estado anterior era de condenado à morte eterna. Ro. 3:23. A única maneira de escapar das terríveis consequências do pecado, é por meio de um substituto que atenda às demandas da justiça divina. A morte vicária (do latim vicarius, "substituto") de Cristo efetuou uma eterna redenção para todos que creem em Sua obra. No madeiro Cristo pagou o preço da penalidade e imputação do pecado. Sabemos que o pecado tem um justo pagamento a ser efetuado: a morte eterna. No caso dos crentes, Cristo pagou este preço no lugar deles. Ro. 6:23. O salvo é limpo com o precioso sangue do Cordeiro que tira o pecado do mundo. Jo. 1:29.

I João 1:8-10. Aquele que diz não ter pecado, não há verdade nele e chama Deus de mentiroso. O crente, está purificado pelo sangue de Cristo e esta é uma posição eterna diante de Deus. Contudo, essa verdade não quer dizer que o mesmo não peca. O único que não tem pecado é o próprio Cristo. Hb. 4:15. Porém, Deus espera que os Seus filhos resistam até o sangue batalhando contra o pecado. Hb. 12:3-4. Na passagem de Hebreus, somos orientados a considerar o exemplo de Cristo, que foi tentado, mas não pecou e nos deixou o exemplo para seguirmos as Suas pisadas. I Pe. 2:21. Ou seja, nos momentos de tentação, devemos considerar a vida e a obra de Cristo e tudo o que Ele é e tudo o que fez por nós, para nos fortalecemos e não cairmos no engano do pecado. Hb. 3:13. Recebemos, de forma ordinária, uma natureza totalmente pecaminosa. Ro. 7:17-18. Este fato, a inerência do pecado ao velho homem, não tira a responsabilidade do nascido de novo de viver uma vida afastada da prática do pecado. I Jo. 3:6-9. A exortação é justamente ao contrário: resistir até o sangue combatendo o pecado. Na vida dos crentes o pecado apresenta diversas situações, que manifestam a correção advinda do Pai. Sendo a principal delas a perda da comunhão e proteção no período em que perdurar a iniquidade. Sl.39:10-11. Para retornar a doce comunhão com o Pai e com o Filho os salvos devem confessar os pecados ao Senhor e Ele por ser justo os perdoará. Sl. 32:5. Notem, que esse perdão é para retomada da comunhão e nada tem a ver com salvação, o próprio João afirma que as coisas escritas na epístola é para que os crentes saibam que tem a vida eterna. I Jo. 5:11-13. Claro, que Deus conhece os nossos pecados e nada é oculto aos Seus olhos. Sl. 90:8 e Hb. 4:13. Mas, aqueles que confessam os seus pecados recebem a certeza de que Deus perdoará e removerá o impacto desse pecado em sua comunhão. No versículo 10 João continua a fazer uso de uma condição (se) para falar aos crentes que dizem não pecar. Primeiro, contradiz diretamente a palavra de Deus, sendo o mesmo que chamar Deus de mentiroso. Segundo esta afirmação, subentende-se que a verdade do evangelho não está em tal pessoa. Logicamente, o salvo é possuidor da verdade do Evangelho e que esta passagem é um modo do Senhor, mostrar aos religiosos, incrédulos e orgulhosos que eles estão errados. Somente, um pecador autojustificado poderia, no auge da sua arrogância, afirmar que não tem pecado. O crente por receber a natureza divina sabe que comete pecado, contudo vive em constante batalha contra o velho homem e às suas concupiscências. Ro. 7:20-23 e Gl. 5:17.

Esperança-PB,16 de Setembro de 2023.

Pr. Walter Costa.]

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611

Nenhum comentário:

Postar um comentário