sábado, 9 de setembro de 2023

Ensinamento VII. Leitura bíblica: II Pedro: 3:10-18.






II Pedro 3:10. O dia do Senhor. Em resposta aos escarnecedores, que questionavam sobre a volta do Senhor. II Pe. 3:3-4. E após explicar que Deus é longânimo. II Pe. 3:9. Agora Pedro demonstra que o dia do Senhor ocorrerá e que a Sua vinda será repentina e sem aviso prévio. Mesmo ensinamento de Cristo. Mt. 24:42-44 e do apóstolo João. Ap. 3:3 e Ap. 16:15. O Novo Testamento chama esse evento futuro e repentino de um dia de “ira”, um dia de “visitação” e o “grande dia do Deus Todo-Poderoso” Ap. 16:14. Será um tempo de julgamento e ira. Depois disso, virá o milênio. Ap. 19:11-15 e Ap. 14:19-20. Pedro afirmou que os céus e a terra que agora conhecemos estão reservados para a destruição. II Pe. 3:7. Aqui ele mostra os por menores de tão grande assolação. Is. 34:4.

II Pedro: 3:11-12. Aguardando e apressando-se para vinda de Cristo. Por estar em Cristo o crente deve viver neste século de forma sóbria, justa e piamente. Aprovando as coisas excelentes, evitando escândalo e enchendo-se dos frutos de justiça, para glória de Deus. Tt. 2:12 e Fp. 1:10-11. Quando Pedro, usa a expressão apressando-se para a vinda do Senhor, está exortando os crentes a estarem vigilantes e focados no alvo. Fp. 3:12-14. Devemos ter em mente, que estamos em uma corrida contra o tempo e justamente por este motivo, não devemos perder tempo e sim prosseguirmos firmes, combatendo o bom combate até o fim. II Tm. 4:7-8.

II Pedro: 3:13. Os crentes aguardam novos céus e nova terra. O salvo (aquele que crer biblicamente na obra de Cristo) está desejando o retorno a sua definitiva e verdadeira pátria, hoje ele vive a expectativa de está no novo céu e nova terra, pois, a atual será exterminada. Aqui somos peregrinos e forasteiros, sabemos que nossa cidade é celestial de onde esperamos a volta do nosso Salvador, que nos transformará. Fp. 3:20-21. Lembre-se que a cidade onde iremos morar é a cidade do Deus vivo. Hb. 12:22. Na cidade eterna não haverá mais lágrima, morte, dor ou qualquer espécie de sofrimento. Ap. 21:4. O motivo de não haver mais inquietação alguma é que o nosso Redentor nos apascentará e nos guiará para as fontes das vivas águas. Ap. 7:17. Diante de tão graciosa esperança, o crente deseja ser revestido do imortal, pois, sabe que o seu débito foi pago por Jesus Cristo, que nos deu o penhor do Espírito. II Co. 5:3-5.

II Pedro: 3:14. Imaculados e irrepreensíveis em paz. Enquanto aguardamos a bem-aventurada esperança. Tt. 2:13. Temos a ordem bíblica, no que diz respeito ao nosso andar, que deve ser com prudência e com os sábios, resplandecendo como astros. Ef. 5:15/ Cl. 1:10 e Fp. 2:15. O salvo, deve se afastar do mau caminho e do homem que fala coisas perversas. Pv. 2:12-13. Todo aquele que segue a Jesus não andará em trevas. Jo. 8:12. O Deus de paz, não destina o salvo para irá e sim para a salvação. I Tes. 5:9. Essa segurança é traduzida em PAZ INTERIOR que excede ao entendimento humano e nos mantém enraizados em Cristo. Fp. 4:7.

II Pedro 3:15. Salvos pela longanimidade do Senhor. Devemos sempre olhar a nossa situação, como sendo devedores e jamais merecedores de qualquer dádiva do Senhor. Sl. 126:3. Afinal as misericórdias de Deus são a causa de não sermos consumidos. Lm. 3:22-23. A benignidade do Senhor é o fato determinante que leva o pecador ao arrependimento. Ro. 2:4. Jesus Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores e não receber ajuda dos mesmos para salvá-los. I Tm. 1:15-16. Sabemos que Deus não tem prazer na morte dos ímpios. Ez.33:11 e por este motivo é longânimo para com os pecadores. II Pe. 3:9.

II Pedro 3:16. Os indoutos e inconstantes torcem as Escrituras. Depois de falar das epístolas de Paulo, e das verdades profundas que elas contém. Pedro adverte sobre o problema de “torcer as Escrituras” para tentar forçá-las a dizer o que não dizem. As palavras que Pedro usou aqui são instrutivas. "Torcer" traduz strebloo, que é a forma verbal de um substantivo que se referia a um instrumento de tortura, e assim se refere à tortura com um sarilho, ou torcer até desconjuntar. É isso o que se tenta fazer com uma Escritura quando se não quer entendê-la em seu contexto e deixá-la dizer o que tinha o propósito de dizer. "Perdição" é o sentido literal da palavra aqui usada, mas também é traduzida "destruição", pois muitas vezes tem a conotação de destruição espiritual. Mt. 10:28.

II Pedro 3:17. Cuidado para não descair da firmeza. Depois de reconhecer que as cartas de Paulo eram escritas com autoridade e em nome do Senhor. Vv 15-16. Pedro, admoesta aos crentes a se guardarem dos homens abomináveis que ao seu bel prazer distorcem de forma consciente o Livro Sagrado. Fato este, contemporâneo aos dias atuais, o que mais vemos são homens corruptos de entendimento enganando e sendo enganados. II Tm. 3:13. A melhor maneira de evitarmos o erro é examinando as Escrituras. Jo. 5:39. Devemos agir iguais aos irmãos de Bereia, que receberam com prontidão de mente e examinaram as Escrituras. Atos 17:11. Quando o crente não conserva-se naquilo que as Escrituras mandam ou rejeita a fé torna-se náufrago. I Tm.1:19. Ele não perderá a salvação, porém, passará pelas tormentas do naufrágio. I Co. 5:5 e I Jo. 5:16-17.

II Pedro 3:18. Crescendo na graça e conhecimento de Cristo. O crescimento na graça e conhecimento de Cristo, é algo a ser buscado pelo salvo. A graça é um favor imerecido, porém o crescimento nela é algo que deve ser aprimorado com a prática diária do exercício da fé, esperança, amor e conhecimento espiritual, ou seja, crescer em Cristo é renunciar os seus desejos, para fazer vontade de Deus. Fazendo isso, não descairemos da nossa firmeza. Cl. 2:5. O verdadeiro conhecimento é guardar a Palavra de Deus e andar segundo os Seus estatutos. Sl. 119:66-68. O crente deve transbordar o conhecimento. Ro. 15:14. O salvo é iluminado por Deus, fato esse que faz resplandecer o perfeito conhecimento em sua vida. II Co. 4:6. Esse crescimento é único e exclusivamente para glorificar a Deus. Fp. Fp. 1:20.

Esperança-PB. 09 de Setembro de 2023.

Pr. Walter Costa.

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.

Nenhum comentário:

Postar um comentário