sábado, 2 de setembro de 2023

Ensinamento VI. Leitura bíblica: II Pedro: 3:1-9.



 II Pedro: 3:1-2. Exortação a permanecer firme na fé. A palavra "amados", tem origem na palavra grega agapetos. E todas as vezes, que foi usada no Novo Testamento (60 VEZES) diz respeito aos filhos de Deus. Em nove delas Deus fala para Cristo e as demais para os crentes. Pedro inicia o último capítulo da sua segunda epístola exortando os crentes a permanecerem firmes na preciosa fé que receberam. II Pe. 1:1.O apóstolo lembra aos salvos que eles devem permanecer naquilo que foram ensinados nas Escrituras. Em I Coríntios Paulo, notifica aos irmãos que permaneçam no Evangelho que foi lhes fora anunciado. I Co. 15:1-4. O crente deve permanecer nos ensinos do Senhor e Salvador Cristo Jesus. A Bíblia nos mostra que todo aquele nascer de novo recebe uma herança incorruptível e incontaminável, a ressurreição de Jesus Cristo nos assegura o maior de todos os TESOUROS que é a salvação ETERNA. Além do fato, de passarmos a ter o direito à tão grande maravilha,ainda recebemos a garantia que este tesouro está guardado em um local seguro. I Pe. 1:3-5. O depósito é guardado por Cristo, amado não existe lugar mais seguro do que este, devemos confiar Naquele que depositamos a nossa fé, pois ele PODEROSO e guardará o depósito até o fim. II Tm. 1:12. 

II Pedro 3:3-4. Homens maus escarnecem a promessa do Senhor. De acordo com a Bíblia, Cristo foi glorificado e voltará para levar os filhos de Deus. Jo. 14:1-3.Toda a Escritura, é perfeita e serve de guia para os salvos. Mas, essa passagem do Evangelho de João em particular, apresenta um verdadeiro refrigério para a alma do cristão. O salvo não deve turbar  o coração, mas simplesmente crer, pois o Senhor voltará e os levará para Ele. Então, os escarnecedores questionam em tom sarcástico: Onde está a promessa de Sua vinda? Questionam afirmando que todas as coisas continuam do mesmo jeito desde a criação. I Co. 15:32-33. Eles ignoram por completo o que está escrito na Palavra de Deus. I Co. 15:51-52 e I Tes. 4:17.

II Pedro: 3:5-6. Pela Palavra de Deus existiram os céus e a terra. Os escarnecedores, de modo voluntário desdenharam da vinda do Senhor, afirmando que nada mudaria e que tudo permaneceria como estava. Eles nada sabem, são por natureza ignorantes. Através da fé, o crente entende e crer no relato da criação que se encontra no livro de Gênesis e que ele deve ser aceito literalmente, e não alegórica ou figuradamente. Cremos que a criação do homem não foi matéria da evolução ou mudança evolutiva das espécies, ou do desenvolvimento através de intermináveis períodos de tempos, de formas mais baixas para superiores; que toda a vida animal e vegetal e todas as coisas existentes foram criadas por Deus. Gn. 1:1-2/ Sl. 33:6-9 / Ex. 20:11/ At. 4:24 e Cl.1:16-17. No versículo 6, Pedro traz à memória dos crentes o evento do dilúvio, no qual Deus interveio para trazer a julgamento a maldade humana, apenas Noé achou graça diante de Deus. Gn. 6:5-7. Nos dias atuais muitos descartam a ideia do dilúvio. Porém, Pedro claramente acreditou e ensinou a realidade do dilúvio de Noé. O mesmo ensino de Jesus. Mt. 24:37.


II Pedro: 3:7. A terra está reservada para o fogo. Lembre-se, que Pedro está se reportando aos escarnecedores, aqueles que zombam do destino literal do mundo físico, afirmando ser uma ficção e que não haverá o fim dos tempos, fato contrário aos ensinamentos das sagradas Escrituras. II Pe. 3:13. A santa Palavra de Deus adverte de modo consistente que este mundo não tem duração eterna. Mt. 24:35. No versus 5 Pedro fez menção a criação de Deus, portanto o mesmo Deus que criou o mundo e tudo que nele há. Cl. 1:16-17. Com certeza, cumprirá a Sua promessa da destruição total do mundo em que hoje vivemos, para dar espaço a novos céus e nova terra. Is. 65:17/ Is. 66:22 e Ap. 21:1.

II Pedro: 3:8. Os dias do Senhor diferem-se dos nossos. Sabemos, que o correto entendimento de uma passagem Bíblica é analisá-la dentro do seu contexto. Assim, veremos que essa passagem refere-se ao retorno do Senhor e consequentemente ao julgamento do mundo. Ez. 30:3 e Jl. 2:1. A exortação de Pedro aos crentes, é no sentido de mostrar que Deus é eterno e que não se limita ao espaço temporal da percepção humana. Sl. 90:4. Ou seja, Deus não está restrito a contar o tempo dentro de uma perspectiva do homem. Essa periodicidade (tempo diferente do nosso) do Senhor faz parte da Sua benignidade e Sua longanimidade.


II Pedro: 3:9. A longanimidade de Deus. O Senhor dos Exércitos não pode mentir. Tt. 1:2. É longânimo (paciente) e em hipótese alguma deixará de cumprir a Sua promessa. O salvo possui plena convicção de que a sua salvação faz parte de um perfeito plano de Deus que através de Sua longanimidade e benignidade propôs segundo o beneplácito de Sua vontade, um plano para conduzir o pecador ao arrependimento. Ro. 2:4. Neste plano, Ele permitiu a morte do Seu Filho para salvar todo aquele que nEle crer. Jo. 3:16. Quando achamos que merecemos algo além da condenação, estamos desprezando a benignidade, a paciência, e a longanimidade de Deus. Isto é, Jesus Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores e não receber ajuda dos mesmos para salvá-los. I Tm. 1:15-16. Sabemos que Deus não tem prazer na morte dos ímpios. Ez. 33:11 e por este motivo é longânimo para com os pecadores. Lc. 15:7. Deus quer salvar todos os homens. I Tm. 2:4. Não existe na Bíblia uma passagem sequer, que afirme que Deus deseja salvar apenas um determinado grupo de pessoas. Doutrina apregoada pelo sistema religioso denominado Calvinista, para eles algumas pessoas foram predestinadas para salvação e outras para a condenação. Teoria totalmente contrária aos ensinamentos das Sagradas Escrituras, que afirma que Deus amou (no passado) o mundo e entregou o Seu Filho Unigênito para salvar todo aquele que nEle crer. Vejam bem, Cristo não morreu por um determinado grupo de pessoas e sim por toda a humanidade. II Co. 5:14-15. Quando, nossa fé é em conformidade com as Sagradas Escrituras, Deus nos capacita para ouvimos e cremos no Evangelho. Ef. 1:11-13. 

 

Esperança-PB, 03 de Setembro de 2023.


Pr. Walter Costa.


Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.

Nenhum comentário:

Postar um comentário