sábado, 7 de janeiro de 2023

Ensinamento 32 Leitura Bíblica: Hebreus 13:9-16





Hebreus 13:9. Não se deixe levar por doutrinas estranhas. A exortação básica dessa passagem, diz respeito ao dever do crente está enriquecido em Cristo, exalando a fragrância do Seu conhecimento. I Co. 1:4-5 e II Co. 2:14. Esse enriquecimento torna o crente capaz de admoestar um ao outro, evitando com isso, que possam cair no engano de palavras persuasivas (capacidade de convencer com facilidade). Cl. 2:4. Quando o SALVO segue qualquer ensino que não for de acordo com a doutrina de Cristo, ele está prevaricando contra a doutrina que Ele trouxe do céu. II Jo. 1:9 e Jo. 7:16-18. Neste caso a prevaricação é seguir doutrinas estranhas daquelas ensinadas por Cristo e posteriormente pelos apóstolos. Atos 2:42. O crente deve transbordar o conhecimento. Ro. 15:14. O salvo é iluminado por Deus, fato esse que faz resplandecer o perfeito conhecimento de Cristo. II Co. 4:6. E justamente por este motivo, devemos está cheios e crescendo cada vez no conhecimento de Deus e na graça de nosso Senhor Jesus Cristo. Cl. 1:9-10 e II Pe. 3:18.

Hebreus 13:10-11. Sacrifícios queimados fora do arraial. Sabemos através da leitura do Velho Testamento que os sacrifícios pela expiação eram levados e queimados fora do arraial. Lv. 16:27-28. Nessa passagem, o apóstolo faz uso do mesmo argumento para comparar a morte física do Senhor Jesus, que ocorreu forra do arraial. Jo. 19:17-20.

Hebreus 13:12. Santificados em Cristo. Um dos temas mais preciosos e belos da Bíblia é a nossa santificação posicional ou absoluta pelo sangue de Jesus Cristo. Esta santificação é uma posição eterna imutável. O sangue de Jesus Cristo foi derramado e aspergido sobre o altar para cobrir todos os nossos pecados. Cada um dos nossos pecados foi purificado pelo Seu sangue e nós fomos separados para Deus porque agora somos Sua possessão. I Co. 6:19-20. A nossa santificação não se baseia na perfeição de nosso caráter, mas na obra de Outro, Jesus Cristo, nosso substituto. Nossos pecados foram todos expiados eternamente pelo sacrifício sangrento de Cristo. Hb. 10:10 e 14.

Hebreus 13:13. Saiamos pois a Cristo. Aqui o Espírito Santo exorta aos crentes a despertarem do sono e movem-se em direção ao vitupério (sofrimento de Cristo). Então, não podemos permanece inertes e em estado de sono, convivendo e compartilhando os mesmos ideais dos que estão espiritualmente mortos. Por isso, devemos despertar para a obra do Senhor e andar em Sua luz. Ef. 5:14. Ora, se Cristo sofreu fora do arraial para nos santificar o mínimo esperado é que o crente saia do conforto e pregue a obra expiatória de Cristo a toda criatura. Mc. 16:15.

Hebreus 13:14. Buscamos a cidade futura. Sabemos que por intermédio da morte e ressurreição de Cristo, nos tornarmos membros da família de Deus e por este motivo, já não somos mais forasteiro e peregrinos e sim concidadãos dos santos. Ef. 2:19. Quando cremos verdadeira e biblicamente em Cristo escapamos da condenação e passamos da morte para vida. As palavras de Cristo em Jo. 5:24 nos mostra nos três tempos verbais: presente (tem), futuro (entrará) e passado (passou) que todo aquele que crer em Deus tem a vida eterna e escapou da justa condenação. Com esse entendimento advindo do guiar do Espírito, o crente tem plena convicção, que terá uma nova cidade para morar. Ap. 21:10 e Ap. 21:23-27.

Hebreus 13:15. O perfeito louvor. O louvor é um dos nortes da vida de um crente. Portanto, ao prestá-lo o salvo deve está convicto que só agradará ao Pai, se a sua manifestação honrosa a Deus, estiver plenamente fundamentada nas Sagradas Escrituras. Ef. 5:19. Notadamente o louvor vem de dentro para fora, ou seja, do vosso coração. São duas as características basilares do louvor, ambas igualmente importantes, adorar em espírito e em verdade Jo. 4:23-24.

Significado de Louvor: Ato de louvar, de exaltar e glorificar algo ou alguém; exaltação, glorificação: os fiéis cantam louvores aos céus. Expressão de enaltação; ação de elogiar, enaltecer as boas qualidades ou feitos de; elogio: o aluno tirou dez com louvor! Homenagem que se presta a algo ou alguém; honra: a rainha escreveu uma frase em louvor ao soldado morto em guerra. Expressão de agradecimento, de referência por; gratidão.

Diferença entre louvor e música. Não existe no Novo Testamento a ordem para o crente usar música como louvor e sim oferecer a Deus sacrifícios de Louvor. Quando a palavra de Deus nos mandar fazer algo, devemos ser fiel a essa ordem. A natureza norteadora do louvor a Deus é ser manifestada de dentro para fora é não de fora para dentro.


Tipo

Emissor

Canal

Receptor

Louvor

O espírito do homem nascido de novo.

Lábios.

Deus.

Música

Qualquer ser humano.

Lábios ou instrumentos musicais

Ouvido dos homens

(ação externa).



O verdadeiro louvor é centralizada em Deus. Jo. 4:23. Não é centralizado em sentimentos; gostos pessoais ou em emoções e surge a partir de um contínuo andar com Deus. A obediência espiritual a Palavra de Deus é, sem dúvida, o fundamento do perfeito louvor. Lc. 6:46.

Hebreus 13:16. A importância da comunicação entre os santos. A beneficência deve ser um fruto que exale naturalmente nos salvos, afinal somos exortados em diversas passagens do Livro sagrado a fazer o bem a todos. Gl. 6:10 e Mt. 5:16. Já comunicação entre os santos, nos momentos de necessidades (seja espiritual ou material) deve ser algo natural no cotidiano do crente. A Bíblia mostra a comunicação como um sacrifício que agrada a Deus.


Referencias bíblica: ACF.

Pr. Walter Costa

Esperança-PB. 07 de Janeiro de 2023.


Nenhum comentário:

Postar um comentário