domingo, 29 de janeiro de 2023

Ensinamento 2. Leitura Bíblica: Tiago 1:12-20






Tiago 1:12. Suportando a tentação. A Bíblia afirma que devemos ter um grande gozo, no momento em que cairmos na tentação. Porém, o crente deve ser sabedor que a tentação é um instrumento utilizado por Satanás para destruir moralmente os filhos de Deus. O tentador usa as nossas fraquezas para consumar o pecado. Mt. 4:3 e I Tes.3:5. Sabemos que a tentação é a entrada principal para a consumação do pecado, e que o diabo é o responsável pela formatação de todo este processo. Então que o devemos fazer para vencer as emboscadas preparadas pelo inimigo? A primeira atitude é submeter-se a vontade de Deus e resistir às provações impostas por Satanás. Tg. 4:7. A segunda atitude é mortificar as obras concernentes à carne. Ro. 8:13. A terceira a atitude é envolver-se na obra de Deus. Lc. 19:13. Talvez, essa seja a mais importante conduta na luta contra o processo articulado pelo inimigo, para derrubar os filhos de Deus. Tem um ditado popular muito conhecido, que diz: “a mente vazia é a oficina do diabo”. Quanto mais envolvimento com a obra de Deus, menor é a possibilidade de cairmos em tentação. A coroa da vida é uma recompensa adicional aos crentes que suportaram as tentações sendo fiéis até morte. Ap. 2:10.

Tiago 1:13. Deus não tenta a ninguém. A tentação não é de Deus e sim do homem, mas existe a fidelidade de Deus, que não permitirá uma tentação maior do que a suportaríamos. I Co.10:13. Ou seja, não podemos culpa ao Senhor por nossa infidelidade durante os momentos de fraqueza, mesmo sabendo que seremos infiéis Ele permanece fiel. II Tm. 2:13. Não devemos de ter cuidado com a carne, admitindo as nossas fraquezas, evitando ceder à concupiscência da carne. Ro. 13:14. Se você está firme, tenha cuidado para não cair. I Co. 10:12.

Tiago 1:14-16. Como o pecado é concebido. O fato de sermos tentados não significa que naquele momento, tenha sido consumado o pecado. Ou seja, a tentação torna-se pecado quando somos engodados (atraído; iludido por falsas promessas e favores; enganados) pela nossa concupiscência. Lembre-se que o próprio Cristo foi tentado por Satanás, Aquele que não conheceu o pecado. II Co. 5:21, que é imaculado e incontaminável. I Pe. 1:19. Foi perseguido pelo inimigo, agora irmãos! Imaginem nós que somos pecadores. Biblicamente falando, qual deve ser o comportamento esperado do crente ao ser tentando? A Bíblia nos ensina que devemos vigiar e ficarmos atento ao mal que nos rodeia, o conhecimento da Palavra de Deus e a oração são fundamentais para escaparmos das armadilhas preparadas pelo inimigo. Mt.26:41/ I Co. 15:33-34 e I Pe. 4:7. O salvo, em obediência a Palavra de Deus anela fazer a Sua vontade e por esse motivo não deve endurecer o coração pelo engano do pecado. Hb. 3:13. A exortação é, resistir até o sangue na luta contra o pecado. Hb. 12:3.

Tiago 1:17. Toda boa dádiva vem do Senhor. Aqui, Tiago expressa de modo Bíblico que de modo algum a tentação vem do Senhor, o motivo é bem simples Deus é o Doador generoso de todas as coisas boas, que são derramadas sobre os crentes através do Espírito Santo. Ro. 5:5-8. Quando a Bíblia afirma que Deus não tem mudança nem sobra de variação, estar afirmando que, em nenhuma circunstância, modo, ou tempo, Deus poderá e irá: Vergonhosamente mudar os Seus termos de promessa. Ef. 1:11. Vergonhosamente voltar atrás e quebrar Sua promessa, que não era condicionada à nossa fidelidade. II Tm. 2:13. Em nenhuma circunstância, modo, ou tempo, poderá Deus tomar de volta o pagamento adiantado que fez, e dizer "Não, Eu mudei de ideia.". Jamais isso ocorrerá, a nossa dívida já foi paga o próprio Cristo a cravou naquela maldita cruz. Cl. 2:13-14. Ele fez uma promessa, e Ele nos redimirá por completo: corpo, alma e espírito serão plenamente conservados. I Tes. 5:23-24. Para mostrar que Ele não muda e não tem variação de Palavra e para nos mostrar que todo o dom perfeito vem dEle e que foi Ele que nos gerou. Nos deu o pagamento adiantado (o sinal) como penhor de garantia e nos selou para o dia da redenção. Ef. 4:30.

Tiago 1:18. Gerados segundo a vontade de Deus. No versículo anterior Tiago mostra que toda a boa dádiva vem do Senhor, agora ele completa esse pensamento dando exemplo da maior dádiva que Deus nos deu que é uma nova vida em Cristo. O nascer de novo é a condição primaria para pecador adentrar a família e ser participante do reino de Deus. Jo. 3:3. Sendo este novo nascimento um ato perfeito da soberana vontade de Deus Jo. 1:12-13. Somos de novo gerados, isto é, recebemos uma nova natureza que é a espiritual, gerada de uma semente incorruptível. I Pe.1:23. O fato de sermos gerados de novo, nos garante uma herança incorruptível e incontaminável, essa herança é tão grandiosa que nossos pensamentos devem está sempre nela. I Pe. 1:3-5. O Espírito Santo através da pregação do Evangelho, enxerta a semente (palavra) no coração dos perdidos e todo aquele que crer salva a sua alma. Tg. 1:21.

Tiago 1:19-20. Seja tardio para irasse. Somos exortados a não nos irarmos e não pôr o sol sobre a nossa ira. Ef.4:26. Em primeiro lugar, devemos entender que a ira é um sentimento advindo do nosso sistema emocional e que dificilmente conseguimos realmente controlá-la. O segredo não está exatamente no fato de temos o sentimento de ira e sim em sabemos contê-la. Sl. 4:4. A orientação do Espírito é no sentido de não permitirmos que a ira torne-se um pecado. Ro. 12:18. Veja bem, temos duas vertentes, nem sempre é possível viver pacificamente com algumas pessoas, porque elas tornam isso impossível. O devemos fazer? Nos apartar do mal e buscar a paz. I Pe. 3:11-12.

 

Referência Bíblica: ACF e LTT.

Pr. Walter Costa.

Estudo aplicado na IBBF Esperança-PB, em 29 de Janeiro de 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário