domingo, 22 de janeiro de 2023

Ensinamento 1. Leitura Bíblica: Tiago 1:1-11.



Tiago 1:1. Introdução e saudação inicial. O livro de Tiago é provavelmente o mais antigo livro do Novo Testamento, escrito talvez entre 45 dC, segundo o historiador Flávio Josefo, Tiago foi martirizado em aproximadamente 62 dC. Tiago, nome que em grego significa Jacob (Jacó) ou James, era um crente destacado na igreja de Jerusalém, considerado pelo apóstolo Paulo em parceria com João e Pedro, como as colunas daquela igreja. Gl. 2:9. Acredita-se que Tiago teria sido irmão de Jesus Cristo. Mt. 13:55 e Mc. 6:3. O livro de Tiago se dirige aos cristãos judeus dispersos entre todas as nações (V.1). Esta carta é uma exortação a prática da moralidade na vida dos crentes. Temos aqui, uma correlação entre a fé e as obras. As boas obras não são a causa de salvação, mas são o seu resultado. Ef. 2:10. Embora a nossa caminhada de fé, com certeza, exija um crescimento do conhecimento sobre a palavra de Deus, Tiago nos exorta a não parar por aí e sim de traduzir esta fé em ações para estando sempre firmes, constantes e abundantes na obra do Senhor. Tt. 3:14.

Tiago 1:2. Alegria no enfrentamento das provações. O substantivo grego traduzido como “tentações” pode significar “tentação”, uma sedução para pecar/fazer algo errado, contudo esse não é o significado nesta passagem. No contexto do texto o significado mais preciso nesta frase é “provações, testes, exames”. Inclusive a Bíblia LTT traduz como provações. “Como [motivo de] toda [a] alegria estimai, ó irmãos meus, quando chegardes- a- ser- cercados- ao- redor por provações várias” Tg. 1:2. Bíblia LTT. Aqui os crentes judeus (as 12 tribos dispersas) e os crentes da atual dispensação são exortados a suportarem as aflições, tribulações e provações de forma firme e sem lamentações, mostramos aos outros em quem vossa fé está firmada. Hb.12:1-2. Quando verdadeiramente entregamos o nosso caminho ao Senhor, nos apoiamos nEle, fato que nos ensina humildade, gratidão e resignação à vontade de Deus. II Ts. 1:4.

Tiago 1:3. A operação da paciência na prova da fé. O salvo de se gloriar nas tribulações. Pois, é através das provações que produzimos o desejado fruto a paciência. Paciência, é capacidade de tolerar contrariedades, dissabores, infelicidades; Sossego com que se espera uma coisa desejada. A paciência talvez seja o atributo mais difícil de ser preenchido na vida do crente, até porque ela é gerada (produzida) através da tribulação, é suma importância que o crente aprenda e desenvolver a paciência, pois, é através dela que alcançamos a esperança. Ro. 5:3-4. Devemos ter como exemplo a paciência de Cristo. II Tes. 3:5. A capacidade de termos paciência é decorrente da fé e se a cultivamos da forma que o Espírito Santo deseja. A palavra de Deus nos diz para sermos pacientes até o dia do Senhor, ou seja, a paciência deve acompanhar o crente até o dia da vinda de Cristo. Tg. 5:7.

Tiago 1:4. A obra perfeita da paciência. O Espírito Santo nos ensina que a paciência, gera e experiência (no sentido de saber esperar no Senhor) e que essa experiência gera a esperança, a qual não trará confusão para aquele que a possui. Ro. 5:5Nessa passagem Tiago instruiu os judeus dispersos e por aplicação escriturística aos crentes em todas as gerações a serem perseverantes na busca por paciência, pois é através dela que o salvo amadurecer espiritualmente. II Co. 1:6 e Cl. 1:1. Ou seja, à medida que suportamos provações e continuamos a seguir e glorificar a Deus, estamos permitindo que a paciência tenha sua obra perfeita, que no final resultará na perfeição eterna em Cristo Jesus. I Pe. 1:7.

Tiago 1:5. Pedindo sabedoria a Deus. Sabedoria é a capacidade de ver as coisas da perspectiva de Deus e responder de acordo com os princípios Bíblicos. A pedra angular para temos sabedoria é o temor ao Senhor. Ou seja, temer a Deus é o alicerce sobre qual os salvos adquirem compreensão espiritual para construir uma vida sábia e debaixo da vontade de Deus. Pv. 1:7 e Pv. 15:33. Existe uma grande distinção ente a sabedoria na visão do Senhor em comparação com o olhar do mundo. A sabedoria do mundo é terrena e diabólica. Tg. 3:15. Já a sabedoria que o crente deve pedir a Deus é perfeita e cheia de bons frutos, Tg. 3:17. Veja bem, o crente deve pedir confiando que recebera do nosso Senhor a bem-aventurança da sabedoria. Pv. 3:13-18.

Tiago 1:6-8. O homem de ânimo dobre. Quando alguém vem ao Senhor em busca de sabedoria, contudo sem a fé verdadeira compara-se a onda do mar que oscila de acordo com a direção do vento. Tal homem não receberá coisa alguma de Deus. Se não confiarmos nEle exclusivamente, não receberemos nenhuma sabedoria dEle. Sl. 19:7. Uma pessoa de mente dobre é inquieta e confusa em seus pensamentos e em suas ações e seu comportamento. Tal pessoa está sempre em conflito consigo mesma. Alguém dilacerado por tal conflito interno nunca pode confiar em Deus e em Suas graciosas promessas Sl. 37:5. Podemos resumir o homem de mente dobre, como aquele que busca servir a dois senhores. Mt. 6:24. É impossível amar a Deus e as coisas do mundo. I Jo. 2:15-17.

Tiago 1:9-11. Aqueles que se gloriam nas riquezas temporárias. A Bíblia exorta aos filhos de Deus a serem ricos na fé, não acumulando riquezas terrenas e sim acumular tesouros no céu. Mt. 6:19-21. Quando pensamos apenas nas coisas terrenas, ajuntamos riquezas temporárias. Somos ricos para nós mesmos e pobres para com Deus. Lc. 12:21. Em nenhum lugar nas Escrituras nos é prometida riqueza e prosperidade financeira durante esta vida terrena. Os planos de Deus para nossa prosperidade são nos dar esperança e futuro em Sua gloriosa e eterna presença. Hb. 6:18-20. De modo natural o mundo (sociedade em vivemos) exige que as pessoas busquem a prosperidade material a todo custo Em contra partida os crentes devem resistir à tentação, pensando e buscando as coisas que são de cima, Cl. 3:1-3. A ganância não poderá tirar a salvação de um crente, contudo, pode levá-lo à destruição dos relacionamentos pessoais, da saúde física e espiritual. Resumindo de forma bem simples:

O crente deve ter contentamento: Fp. 4:12-13.

Atentar para as coisas eternas: II Co. 4:18.


Produzido em Fevereiro de 2022.

Referência Bíblica: ACF e LTT.

Pr. Walter Costa.

Estudo aplicado na IBBF Esperança-PB Em 22/01/2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário