sábado, 14 de janeiro de 2023

Ensinamento 33. Leitura Bíblica: Hebreus 13:17-25

 




Hebreus 13:17. Tratando com os pastores. A primeira obediência do crente é sem dúvida a Deus e de modo secundário aos pastores, que são mordomos do Senhor, a condição para obedecer aos pastores é a fidelidade dos mesmos a Palavra de Deus. I Co. 4:1-2 e I Pe. 4:10. Não fique buscando defeitos no pastor. Pelo contrário, busque sempre orar por ele a Deus, pedindo que o Senhor lhe dê entendimento da Sua Palavra. O apóstolo Paulo pediu orações aos irmãos, no sentido de Deus abrir-lhes a porta da palavra. Cl. 4:3-4. Lembre-se que o pastor vela por vossas almas. Reconheça e valorize o trabalho do pastor. I Tes. 5:12-13 e I Tm. 5:17. O pastor não está ali apenas para pregar. Ele é um líder espiritual que Deus deu para o seu benefício. Ef. 4:11. O pastor quando segue o modelo Escriturístico deve ser reconhecido e honrado pela igreja. A melhor forma de honrar um ministro do Senhor é recebendo os ensinamentos como se fora do próprio Deus. I Tes. 2:13 e Hb. 13:7. O pastor tem como obrigação primaria apascentar as ovelhas que Cristo resgatou com o Seu próprio sangue. Atos 20:28. Quando a Bíblia fala obedecer e sujeitar-se aos pastores, tem como fundamento os líderes que seguem o modelo de liderar deixado por Deus. I Pe. 5:1-3.

Hebreus 13:18-19. Exortação a oração. A ferramenta mais preciosa que o crente tem para se comunicar com o Pai é a oração. Para melhor compreendemos a essência da oração é fundamental sabemos que Aquele nos ouve, só fala a verdade e não procede impiamente Tt. 1:2 e Jó 34:12. Ou seja, o Senhor nos garante que ao Seu tempo e segundo a Sua vontade ouvirá os nossos pedidos. I Jo. 5:14 e Sl. 143:1. Diante dessa explanação, podemos entender o pedido de Paulo “orai por nós”, toda a congregação deve ter prazer e alegria em orar uns pelos outros. A membresia que ama o seu pastor, deve dedicar um tempo das suas orações, voltada para aquele que é responsável pela obra. Rogando a Deus que Ele supra as necessidades do pastor (materiais e espirituais) e o capacite para a proclamação do Evangelho e do ensinamento doutrinário, para que a Palavra de Deus possa fluir livremente e ser glorificada. Ef. 6:18-20 e II Tes. 3:1. O apóstolo conclui o pedido de oração, rogando que os irmãos continuassem em oração, no sentido do mesmo ser restituído ao convívio fraterno com aqueles a quem escrevia as cartas.

Hebreus 13:20-21. Aperfeiçoamento advindo do Senhor. Temos aqui uma grande afirmação advinda das Escrituras: Deus já ressuscitou o Grande Pastor das ovelhas. Atos 5:30 e I Co. 6:14. Então, Paulo mostra que o mesmo Deus que ressuscitou a Jesus Cristo, Ele, mesmo ira nos aperfeiçoar. Quando somos chamados a servir, não devemos nos preocupar se seremos ou não capazes de realizar a tarefa passada, o nosso Deus irá nos aperfeiçoar, para fazermos a Sua vontade. O desejo do nosso Pai e que sejamos aperfeiçoados para a obra do Seu ministério. Ef. 4:12. Irmãos busquem aplicar-se às boas obras, pois elas são proveitosas ao homem. Tt. 3:8. O fator primordial que leva o salvo a servir ao Salvador é a Sua vontade. I Co. 15:10. Deus opera nos crentes a vontade de realizar a Sua obra e capacita os mesmos para executá-la. II Co. 3:5 e Ef. 2:10. Esse fato, a capacitação ou aperfeiçoamento dos santos é literalmente uma obra do Senhor, que opera em nós através da ação do Espírito Santo para realizarmos aquilo que lhe apraz. Dito isso, podemos afirmar que a soberania de Deus não é causa excludente de exercitarmos a nossa responsabilidade Ro. 12:6-8.

Hebreus 13:22. Suportando a exortação. Paulo encerra a admoestação aos irmãos Hebreus, rogando que os mesmos deveriam suportar a exortação feita em toda a epístola. Os crentes da atual dispensação devem aprender a receber e a suportar as exortações. Pois, como bons soldados, lutamos basicamente contra três poderosos inimigos: O MUNDO, A CARNE (você mesmo) e O DIABO. Então, somos exortados nos portamos de modo corajoso; sem temor; destemidamente, como adultos e não como meninos. I Co. 13:11. Notadamente a criança se atemoriza com a simples expectativa do perigo, mas O VIVER, do crente TEM que ser diferente, uma vez que temos um Capitão a nos guiar e a tomar conta dos seus soldados. I Pe. 5:7.e Hb. 13:5-6.

Hebreus 13:23. Liberdade de Timóteo. No final da carta o apóstolo alegra os irmãos dando-lhe a notícia que Timóteo já estava em gozo da liberdade física.
Hebreus 13:24-25. Saudação final. O escritor conclui a epístola com saudações as lideranças e a todos os santos e com uma saudação que lhe era peculiar desejava a graça a todos os irmãos.


Referencias bíblica: ACF.

Pr. Walter Costa

Esperança-PB, 14 de Janeiro de 2023.


Nenhum comentário:

Postar um comentário