domingo, 25 de dezembro de 2022

Ensinamento 31 Leitura Bíblica: Hebreus 13:1-8.

 



Hebreus 13:1. Amor fraternal. Quando há o amor fraternal entre os irmãos, Ro. 12:10, podemos afirmar que haverá cuidado, dedicação e interesse genuíno sem hipocrisia, gerando um sentimento positivo e construtivo, que levará o crente a fazer grandes sacrifícios, que só seria capaz de fazer por ele mesmo. Cl. 3:14 e I Pe. 4:8. Expondo de forma bíblica é impossível você amar a Deus, sem amar ao irmão. I Jo. 4:19-21.

Hebreus 13:2. A hospitalidade. Exerce a hospitalidade, é algo que deve ser posta em prática pelos crentes. Ro. 12:13. De acordo a Bíblia LTT de Hélio de Menezes Silva, a tradução mais literal para essa passagem é: “Da hospitalidade não vos esqueçais, porque, por operação dela, alguns ocultaram mensageiros (de Deus) havendo-os hospedado”.

Hebreus 13:3. Lembrando dos presos no Senhor. Não há na Bíblia qualquer ordem para estarmos em oração pelos desordeiros, que por merecimento estão cumprindo pena e pagando a sua dívida com a sociedade. Nessa passagem, somos exortados a oramos por crentes que sofrem prisões em decorrência do seu testemunho. Um belo exemplo disso foram as prisões do apóstolo Paulo, que encorajaram os irmãos na proclamação do Evangelho. Fp. 1:12-14. As perseguições aos santos em decorrência da obediência a Palavra de Deus, muitas vezes terminam sendo proveitosas para o Evangelho. II Tm. 1:8.

Hebreus 13:4. Venerado seja o matrimônio. O casamento é uma obra literal de Deus, não é uma invenção humana para que possamos destruí-lo através do nosso egoísmo. Mt. 19:6. A lei do homem pode ate permitir a separação, porém a divina, só permitira após a morte de um dos cônjuges. Ro. 7:1-3. A ordem advinda de Deus que o casamento seja venerado ( respeitado, reverenciado) e o leito sem mácula. Ou seja, os cônjuges deverão ter um comportamento ilibado (sem mancha; puro), baseado no respeito e na fidelidade. Pv. 5:18-20. Sabemos que o mundo jaz no maligno. I Jo. 5:19. E por este motivo, em vez de seguir o modelo instituído por Deus, o sistema mundano ridiculariza e rejeita a sagrada instituição do casamento, preferindo seguir uma agenda anti-Deus que desonra ao Criador. O crente deve seguir na contramão do mundo, se o normal para o mundo é a dissolução do casamento, o adultério e a fornicação, para os salvos o NORMAL é o que Deus estabeleceu, não devemos nos conformar com a agenda anti-Deus e sim sermos transformados. Ro. 12:2. As Escrituras mostram de modo muito direto em sua instrução sobre o casamento cristão bíblico, que apesar de o crente não sofrer com a penalidade do pecado. Ro. 8:1. Ele não está livre da correção divina, aquele que desonrar o matrimônio e mácula o leito conjugal, certamente receberá o devido pagamento pela sua desobediência a Palavra de Deus. I Co. 7:1-5.

Hebreus 13:5. Costumes sem avarezas. A Bíblia nos dá uma grandiosa promessa: Deus suprirá as nossas necessidades . Fp. 4:19. Necessidade e desejos são coisas bem distintas. Necessidade é tudo aquilo de que precisamos e que é indispensável para nossa vida. Desejo é tudo aquilo que queremos ter ou usufruir, sendo necessário ou não. Podemos escolher viver uma vida de lamentações ou de contentamento. Temos várias passagens na Bíblia que mostram o cuidar de Deus e a gratidão daqueles que receberam o Seu cuidado. Sl. 40:1-2 e 5 e Fp. 4:6. Não é preciso ir muito longe para sentimos a provisão de Deus. Basta ver como Deus tem cuidado de nós em tempos bons e ruins. I Pe. 5:7 e Sl. 37:25. Vejam bem, avareza é sinônimo de ganância (apego excessivo aos bens materiais e ao dinheiro. Somos sabedores que o amor ao dinheiro é o princípio de todos os males, o limiar de contento dos salvos é: tendo o sustento e com que se cobrir esteja contente, I Tm. 6:7-10. Portanto, devemos crer na Palavra de Deus, Ele disse que não nos deixará e não desamparará os Seus.

Hebreus 13:6. O Senhor é o nosso ajudador. Ora, se temos a Deus como nosso ajudador, não devemos temer o mal advindo dos homens. Is. 41:10 e Sl. 54:4. Estamos na carne e muitas vezes, não entendemos o agir de Deus em nossas vidas. Mas, a alma do crente deve espera tão somente no Senhor. Sl. 33:20. Talvez, um dos maiores desafios do salvo é o de entrega o caminho ao Senhor, confiando inteiramente, que Ele fará sempre o melhor. Sl. 37:5-6. Bem-aventurado os que esperam no Senhor, pois, terão as suas forças renovadas. Is. 40:29-31 e Sl. 146:5.

Hebreus 13:7. Orientação no trato com os pastores. O pastor quando segue o modelo Escriturístico deve ser reconhecido e honrado pela igreja. A melhor forma de honrar um ministro do Senhor é recebendo os ensinamentos como se fora do próprio Deus. I Tes. 5:12-13. Quando a Escritura fala em que o crente deve imitar os pastores, também mostra o modo do crente fazer tal coisa: atentando para a maneira de viver do mesmo, se o pastor tiver um viver digno e honrado e sobretudo fiel a santa Palavra de Deus, ele deve ser imitado. O apóstolo Paulo exorta aos crentes de Coríntios e de Filipos a serem seus imitadores, pois ele estava imitando a Cristo. I Co. 11:1 e Fp. 3:17.

Hebreus 13:8. A imutabilidade de Cristo. A Bíblia declara que Cristo é a expressa imagem de Deus. Hb. 1:1-3. Então, fica claro, que o nosso Senhor e Salvador Cristo Jesus é o próprio Deus e que existe desde o princípio. Jo. 1:1-3. Ou seja, essa passagem nos garante que Cristo é imutável e por não ter mudança, nem sombra de variação, podemos confiar plenamente em Sua Obra. Tg. 1:17. Sendo o mesmo ontem e hoje e para sempre, Jesus Cristo é imutável. Nenhum pecado, angústia ou complicação fará com que Ele nos abandone. Ro. 8:38-39. Podemos, portanto, ter plena confiança em Cristo, pois Ele já consumou a Sua obra. Jo. 3:17/ Jo. 17:4 e Jo. 19:30.



Referencias bíblica: ACF.

Pr. Walter Costa

Esperança-PB, aplicado em.______/_______/_____

Nenhum comentário:

Postar um comentário