domingo, 5 de fevereiro de 2023

Ensinamento 3. Leitura Bíblica: Tiago 1:21-27

 



Tiago 1:21. Recebendo a Palavra enxertada. O crente tem a obrigação (não é opcional) de glorificar a Deus no corpo e espírito. I Co. 6:19-20. Por isso, devemos aperfeiçoar a separação nos afastando da imundícia da carne e do espírito. II Co. 7:1. E da superfluidade de malícia. (Superfluidade. O mesmo que: abundâncias, excessos, excrescências, pleonasmo, redundâncias) I Pe. 2:1-2.O Espírito Santo através da pregação do Evangelho, enxerta a semente (palavra) no coração dos perdidos e todo aquele que a recebe crendo verdadeiramente na obra de Cristo, salva a sua alma e adentra a família de Deus através da adoção. Ro. 8:15-16. Adoção é um termo jurídico, que indica uma situação permanente onde o adotado, tem paz, segurança e goza dos privilégios e direitos legais de um filho. Paulo usou o termo “Aba Pai” para destacar o relacionamento íntimo que os crentes (filhos) tem com o Pai. Gl. 4:6 e Ef. 1:5. Essa familiaridade, nos traz uma intimidade com o Espírito Santo, que confirma juntamente com nosso espírito que somos filhos de Deus. Quem crer biblicamente, jamais será confundido. Ro. 10:11.


Tiago 1:22. Sede cumpridores da Palavra. Não podemos cair na artimanha da negligência (não cumprir com a Palavra), na grande maioria das vezes em que o crente é sobrepujado por Satanás e pelo simples fato de negligenciar a Palavra de Deus. Hb. 5:11-12 e I Tes.5:6. O salvo teve ter a mente povoada com a seguinte verdade: NÃO IR ALÉM DO QUE ESTÁ ESCRITO. I Co. 4:6. Desperte do sono e apresse-se em observar os mandamentos do Senhor. Ro. 13:11 e Sl. 119:60. A falsa confissão de fé, daqueles que ouvem e não creem verdadeiramente na obra salvadora de Cristo, será, aniquilada pelo Senhor. Lc. 13:25-27.


Tiago 1:23-24. Semelhante ao homem que contempla o espelho. Aquele que apenas ouve a Palavra e não atenta para cumpri-la, não apresentando mudanças pela renovação entendimento. Ro. 12:1-2. É igual ao reflexos de um espelho. Ou seja, Tiago está nos dizendo que apenas o tolo olha para espelho e logo em seguida esquece como é, deste mesmo modo é ouvir (ler a Bíblia ou escutar um sermão) e não pôr em prática o que aprendeu. O ser espiritual é transformado. II Co. 3:18. Só conhecermos a Palavra de Deus através da leitura exaustiva da Bíblia, quando isso ocorre rotineiramente estamos nos fortalecendo com um alimento sólido. Hb. 5:13-14. Use o capacete da fé para se proteger dos dardos do maligno. Ef. 6:16. Através dos olhos recebemos as principais informações que são levadas ao cérebro, ou seja, os olhos são a entrada principal dos desejos de nosso coração. Portanto devemos ser cuidadosos em nosso olhar. Pv. 4:25 e Mat. 6:23. Devemos olhar para Cristo. Hb. 12:2.


Tiago 1:25. A perfeita lei liberdade. Quando nos tornamos uma nova criatura, não precisamos de uma lista do que podemos ou podemos fazer. Em vez de termos uma enorme lista de regras a cumprir, passamos a ter uma presença pessoal interna do Espírito Santo que passa a nos guiar e a capacitar. Ro. 8:14 e Gl. 5:18. Estávamos encobertos em trevas, condenados, sem a menor esperança habitando a sombra da morte. Mt. 4:16-17. Cristo, a grande luz nos libertou da força das trevas e nos transportou para o Seu reino de amor. Cl. 1:12-13. Bem-aventurado aqueles que ouvem e põe em prática os ensinamentos da palavra de Deus. Mt. 7:24-27. O crente não pode ter a menor dúvida sobre a liberdade que Cristo nos dá, pois todo aquele que realmente conhece a perfeita liberdade, persevera nela e não torna-se um ouvinte esquecidiço. Gl. 5:1 e Gl. 5:13.


Pontos a se pensar:

Liberdade não é o direito de fazer o que queremos, mas a capacidade de fazer o que devemos. I Co. 6:12 e I Co. 10:23. 

Cristo, somos escravos do pecado, incapazes de fazer o que é certo. II Co. 3:4-5. 

O crente tem a verdadeira liberdade. II Co. 3:17.


Tiago 1:26-27. A pura exteriorização da adoração. Não há como com exteriorizar a pura adoração tendo uma língua sem controle. Tg. 3:5-6. Nesse sentido, devemos usar a nossa língua para oferecer sacrifícios de louvor ao Senhor. Hb. 13:15. Da nossa boca não saia palavras que possam contrariar ou ferir os bons costumes, a decência, a moral. I Co. 15:33 e Ef. 4:29. O salvo tem que controlar as palavras ditas pela sua boca. Cl. 3:8. Aqui Tiago apresenta duas maneiras de exteriorizamos a adoração pura e imaculada: Preocupação com os órfãos e viúvas e guarda-se incontaminado com as coisas do mundo. Ou seja, quanto houve viúvas no ajuntamento ou no seu grupo o crente deve demonstrar amor, zelo e cuidados para com elas. I Tm. 5:3-4. A outra diretriz não ser contaminado pelo mundo é algo que o salvo deve anelar (desejar). O amor as coisas relativas ao mundo é o principal obstáculo a ser vencido pelo crente, na luta pela disciplina espiritual. Quando vivíamos na concupiscência da carne éramos por natureza filhos da ira. Ef. 2:3. Mas, após o nascer de novo o crente deve deixar o amor pelo mundo e dedica-se de forma disciplinada ao crescimento espiritual. Saiba que ao torna-se amigo do mundo, você constitui-se inimigo de Deus. Tg 4:4. Na medida que nos dedicamos mais ao mundo, do que a Deus, simplesmente, nos afastamos do amor de Deus. I Jo. 2:15-17. A palavra Religião é derivada do latim religare, que significa religar, ou seja, religar o ser humano a Deus. Mas sabemos que apenas Cristo pode nos reconciliar com Deus. I Tm. 2:5 e Ro. 5:10.

“Se algum- varão supõe exteriorizador- de- adoração ser entre vós [e] não [está] refreando [a] sua língua, [mas,] ao contrário, [está] enganando- por- sedução [o] seu próprio coração, [então] desse [varão é] em vão a exteriorização- de- adoração.[A] exteriorização- de- adoração pura e incontaminada ao lado de Deus (a saber, [o nosso] Pai) esta é: olhar- cuidar pel[os] órfãos e viúvas nas suas aflições, [e] guardar a si mesmo imaculado para- longe- do mundo. Tg 1:26-27. Bíblia LTT.


Referência Bíblica: ACF e LTT.

Pr. Walter Costa.

Estudo aplicado na IBBF Esperança-PB Em, 05/02/2023.


Nenhum comentário:

Postar um comentário