sábado, 10 de dezembro de 2022

Ensinamento 29. Leitura Bíblica: Hebreus 12:12-17.

 



Hebreus 12:12. Mãos cansadas e joelhos desconjuntados. Nessa passagem o apóstolo Paulo exorta aos crentes Hebreus a resistirem firmes na corrida que lhe estava proposta, não desanimando e resistindo com confiança as correções. Hb. 12:1. Podemos afirmar de modo Escriturístico que, essas palavras têm como endereço os crentes fragilizados espiritualmente e que estão totalmente desanimadas. Is. 35:3. Estes são exortados a se esforçar e ter coragem, com a certeza de que em Cristo são mais do que vencedores. Ro. 8:37.

Hebreus 12:13. Fazei veredas direitas. A Bíblia nos mandar ponderar o nosso caminhar. Pv. 4:26-27. Ou seja, para os verdadeiros crentes o manquejar é algo insuportável. Por este motivo, a ordem é seguir as pisadas de Cristo. I Pe. 2:21. A exortação bíblica é o caminhar de maneira a agradar a Deus. I Tes. 4:1. A maneira do crente agradar ao Pai é: frutificar e crescer no conhecimento dEle. Cl. 1:9-10. Quando seguimos as pisadas de Cristo temos segurança, pois sabemos que Ele é Raiz principal. Por isso, devemos estar enraizado nEle. Cl. 2:7. A Raiz é que faz brota a vida, o alimento, a produtividade, a graça e contentamento. Neste sentido, quando mais enraizado estiver o crente, mais útil será para a obra do Senhor. Quanto mais profunda a raiz mais forte será a árvore. Porém nenhuma planta nasce forte, ela precisa ser alimentada, adubada para poder crescer forte e saudável. O crente para crescer espiritualmente deve buscar constantemente o crescimento no conhecimento e na graça do Senhor. II Pe. 3:18. O crente deve observar as suas veredas, para perceber se o seu andar estar de acordo com a vontade de Deus, despojando-se do velho homem e  revestindo-se do novo homem Ef. 4:21-24.

Hebreus 12:14. Paz e santificação. Devemos ter sempre em mente que o nosso testemunho, só será eficaz perante crentes e incrédulos, quando andamos com sabedoria. Cl.4:5 e I Tm. 3:7. O crente em hipótese alguma, deve ser o instigador da contenda II Tm.2:23-24. Veja bem, temos duas vertentes, nem sempre é possível viver pacificamente com algumas pessoas, porque elas tornam isso impossível. Ro. 12:18. Então, qual deve ser a nossa atitude? Nos apartar do mal e buscar a paz. I Pe. 3:11-12. Há muitas falácias (normalmente, uma falácia é uma ideia errada que é transmitida como verdadeira, enganando outras pessoas), no que diz respeito a santificação, que em sua grande maioria creditam a santificação a ação, comportamento ou obediência do homem. Enganam-se aqueles que propagam que a santificação é um processo pelo qual o homem vai se achegando a Deus. Somos santificados em Cristo. I Co. 1:2. Seguindo a santificação. A Bíblia mostra que a santificação é uma obra de Cristo e do Espírito Santo. I Co. 1:30 e I Pe. 1:2. Fato é que, a soberania de Deus não tira a responsabilidade do crente de seguir e aperfeiçoar a santificação, vivendo uma vida separada da imundícia da carne e do espírito. II Co. 7:1 e I Tes. 4:4-7. A santidade de que precisamos para “ver o Senhor” vem de Cristo, por Sua graça e por meio de nossa fé nEle II Co. 5:21 e I Pe. 3:18. Esforçar-se para viver de acordo com esse modelo deve ser o desejo natural de todo crente. Jo. 14:15.

Hebreus 12:15. Cuidado para não se privar da graça e com a raiz da amargura. Amargura é uma infecção perigosa e difícil de ser curada e por este motivo a Bíblia nos ensina a não permitirmos que a mesma crie raízes em nossos corações. Podemos dizer que a mesma é um veneno. Dt. 29:18. Por sermos participantes da natureza de Cristo, não devemos permitir que o engano pecado endureça os nossos corações e isso, nos afaste do nosso Deus. Hb. 3:12-14. Quando o crente permite o enraizar da amargura, ele está se privando da graça de Deus (não no sentido da salvação e sim no que diz respeito a usufruir a plenitude da graça). Além disso, ele pode contaminar outras pessoas com o mesmo sentimento amargurado. A alma estando em amargura, dá lugar ao inimigo e entristece o Espírito Santo. Ef. 4:26-27 e Ef. 4:30-31. Normalmente o brotar da amargura origina-se na falta de perdão. A falta de dar ou receber o perdão, graciosamente, faz com que o espírito se torne cada vez mais impuro e enfermiço pela dureza do coração. O perdão liberta de muita amargura. Escolha perdoar e largar o desejo de vingança, deixando o passado nas mãos de Deus. Ro. 12:19-21.

Hebreus 12:16-17. O mal exemplo de Esaú. Paulo cita Esaú como um contraexemplo para os heróis da fé, explanados no capítulo 11 de Hebreus. A Bíblia mostra que Esaú vendeu (profanou) a bênção da primogenitura por uma simples refeição. Gn. 25:29-34. Quando Esaú mais tarde buscou a bênção, ele foi rejeitado por seu pai Isaque e não encontrou lugar para arrependimento diante de Isaque. Gn. 27:34. No tocante a primogenitura, Esaú jamais poderia recuperá-la, pois ele profanou um direito que lhe pertencia em troca de algo material. Nos dias atuais, quantos crentes não pedem bênçãos maravilhosas por desobediência a Palavra de Deus. Recebemos a ordem de nos chegarmos a Deus. Tg. 4:8. Ou seja, achegar-se a Deus, requer que o crente O coloque em primeiro lugar em todos os momentos da sua vida, comprometendo-se a amá-Lo de todo teu coração, alma e entendimento. Mc. 12:29-30. Nosso primeiro amor deve ser sempre Deus. O primeiro amor significa um amor que vem antes de todos os outros amores. Nós mesmo, família, trabalho, amigos, deverão estar na prateleira abaixo de Deus. Ap. 2:4-5.

Esperança-PB. 10 de Dezembro de 2022.

Pr. Walter Costa.

Referencias bíblica: ACF e LTT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário