sábado, 17 de dezembro de 2022

Ensinamento 30. Leitura Bíblica: Hebreus 12:18-29



Hebreus 12:18-21. Não chegaste ao monte palpável. Quando o Senhor dispensou (entregou) a Lei escrita ao Seu Servo Moisés, Ele o fez por meio de sinais assustadores. Isso incluía fogo, sons e uma montanha sagrada que nem homem nem animal podiam tocar. Ex. 19:11-13. Literalmente, a imagem vista e os sons emitidos, em torno do monte era algo terrivelmente assustador para os olhos e ouvidos humanos. Dt. 4:11/ Ex. 19:16-18 e Ex. 20:18-20. Vejam bem, o monte Sinai, é algo que poderia ser tocado (embora fosse proibido).

Hebreus 12:22. Chegaste a Jerusalém celestial. A expressão coordenativa MAS, é usada nessa passagem como um operador argumentativo, em oposição ou contrates ao que foi dito nos versículos anteriores. Os sinais foram tão assombrosos que o próprio Moisés, escolhido por Deus e autorizado a se aproximar da montanha, ao vê-la temeu. Dt. 9:19. O propósito desses sinais, assim como da antiga aliança, era guiar o entendimento da humanidade. Ao compreender a natureza de nosso próprio pecado, somos convencidos através da ação do Espírito Santo do pecado da justifica e do juízo. Jo. 16:7-11. Esse fato, capacita o pecador a entender a perfeita obra de Cristo e a superioridade da nova aliança. Hb. 9:8-12 e Gl. 3:23-24. Quando a Escritura afirma que o salvo chegou a Jerusalém celestial, está falando da nossa posição eterna perante o salvador. Ou seja, o salvo (aquele qiue está em Cristo) já tem o seu lugar na Santa Cidade. Hb. 13:14/ Fp.3:20 e Ap. 21:9-10.

Hebreus 12:23. Chegaste a igreja dos primogênitos e a Deus, o Juiz de todos. Atenção: Para os defensores da famigerada igreja universal invisível, essa é a comprovação de sua existência. Contudo, aqui nada fala sobre tal igreja universal e invisível. Inclusive nas Bíblias LTT e KJFiel colocam "ao ajuntamento- de- todos" (paneguris) no verso 22, não no 23.

Hebreus 12:22- LTT. Mas vós já tendes chegado ao monte Sião, e à cidade de o Deus que está vivendo (à Jerusalém celestial), e às miríades ① de anjos (ao (festejante-) ajuntamento- de- todos estes (anjos). "miríade" é 10.000 ou algo inumerável. # A KJB,

Hebreus 12:22- LTT-KJ Fiel..“Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e a uma companhia incontável de anjos;"-

Não há outra assembleia além das assembleias locais, independentes e separadas. E o Novo Testamento não dá autorização para nenhuma organização além/ acima de/ ao lado de/ entre as/ em lugar de a assembleia local soberana e independente (dependente somente de Deus). Nada de denominação, convenção, junta missionária, associação, confederação, presbitério, sínodo, seminário, etc. Nada de Igreja Fulana BRASILEIRA, Igreja Fulana da CONVENÇÃO Cicrana, mas somente "assembleia dos crentes que se reúnem na rua RRR número NNN, para adorar a Deus, e ocasionalmente pode ter comunhão informal e desobrigada com outras assembleias de mesma fé e prática (permanecendo totalmente soberana e independente).Então, o que é a igreja dos primogênitos (plural)?

A igreja dos primogênitos deve ser a igreja que Jesus fundou com os Apóstolos. Lc. 6:12-13 e I Co. 12:28. Pois podemos ver que os nomes deles estão escritos nos fundamentos do muro que cerca a Cidade Santa. Ap. 21:14. Ademais, devemos ver que a Igreja dos primogênitos é uma barreira para os [rebeldes] que querem entrar na Cidade de ouro, a Cidade feita por Deus para Jesus Cristo. Na segunda parte do versículo o apóstolo mostra que a Cidade Santa é o local onde Deus reside. Ap. 21:2-3. Os espíritos dos santos aperfeiçoados refere-se a todos os salvos quando estiverem na presença do Senhor.

Hebreus 12:24. Chegaste a Jesus, o Mediador. Essa Escritura, deixa claro a existência de apenas um mediador que é Jesus Cristo. I Tm. 2:5. Um mediador e aquele que serve como intermediário entre duas pessoas. De modo Escriturístico, podemos afirmar que Cristo é o único mediador válido para levar o pecador a Deus. Jo. 14:6 e Atos 4:12. Não há a menor hipótese de encontrarmos a redenção fora de Jesus e Seu sangue redentor. Ef. 1:7 e Ap. 1:5. A propiciação é decorrente da nossa fé no sangue de Cristo. Ro. 3:25. A palavra propiciação significa literalmente a expiação do pecado do homem, isto é, pela justiça de Cristo que recebemos através da fé, que ocorre a expiação em definitivo da culpabilidade do pecado. Fp. 3:9. A nova aliança “fala” melhor que a primeira, pois nela Deus e não o homem caído cumpriu a justa exigência da Lei. I Pe. 3:18 e Mt. 5:17.

Hebreus 12:25-26. Não rejeiteis a voz de Deus. O ponto central dessa passagem é mostrar aos crentes que suas escolhas terão serias consequências. É de suma importância frisar que o assunto tratado aqui não é salvação e sim não rejeitar a palavra de Deus. Quando o crente é rebelde no que diz respeito a rejeitar a Palavra de Deus, Ele também rejeitará o desobediente e com certeza o mesmo sofrerá sérias consequências. I Co. 5:5 e I Jo. 5:16-17.

Hebreus 12:27-28. Recebemos um reino que não pode ser abalado. Recebemos gratuitamente um reino que não pode ser abalado, essa dádiva tão grandiosa é um presente dado por Deus, então o mínimo que podemos fazer é buscar viver segundo os ensinamentos contidos na Sua Palavra. Ou seja, necessitamos apresentar os nossos corpos em sacrifício vivo ao nosso Senhor, não se conformando com a realidade exposta no mundo e sim sendo transformado pela renovação do entendimento. Ro.12:1-2. Ou seja, devemos expor a vista de todos a obra de Cristo em nossas vidas. Quando andamos longe da aprovação do que agradável ao Deus. Ef. 5:10. Deixamos de exibi-Lo e passamos a desonrá-Lo. A principal motivação de um filho de Deus para servi-Lo é o amor, não o nosso, mas o dEle. Somos constrangidos pelo imenso amor de Deus e por este motivo O servimos com alegria. II Co.5:14. O crente verdadeiro não tem temor, pois é liberto por Deus. Lc. 1:74. A nossa missão é trabalhar para Cristo até final da nossa vida carnal, quando fazemos isso com o coração voltado unicamente para o nosso Salvador, teremos uma recompensa maravilhosa. II Tm. 4:7-8.

Hebreus 12:29. Deus é um fogo consumidor. Deus é identificado pela primeira vez como um “fogo consumidor” em Deuteronômio 4:24 e 9:3. O escritor aos Hebreus reitera, advertindo os hebreus a adorar a Deus com reverência e temor “porque o nosso Deus é um fogo consumidor”. Não há nada de misterioso nas palavras hebraicas e gregas traduzidas como “fogo consumidor”. Eles significam exatamente isso – um fogo que consome ou destrói totalmente. Como, então, pode um Deus amoroso e misericordioso também ser um fogo consumidor que destrói totalmente?

Existem vários incidentes em que a ira, julgamento, santidade ou poder de Deus são exibidos pelo fogo do céu. Os filhos de Arão, Abiú e Nadabe, foram destruídos pelo fogo quando ofereceram um sacrifício profano, “ fogo estranho”, Lv. 10:1-2. No tabernáculo, um sinal de seu desrespeito pela absoluta santidade de Deus e a necessidade de honrá-lo em temor solene e santo. O confronto entre Elias e os profetas de Baal no Monte Carmelo é outro exemplo de consumo de fogo de Deus. Os profetas de Baal invocaram seu deus durante todo o dia para fazer chover fogo do céu sem sucesso. Então Elias construiu um altar de pedras, cavou uma vala ao redor dele, colocou o sacrifício em cima de madeira e pediu que água fosse derramada sobre o seu sacrifício três vezes. Elias clamou a Deus, e Deus enviou fogo do céu, consumindo completamente o sacrifício, a madeira e as pedras e lambeu a água da vala. I Rs. 18:38-39. A santidade de Deus é a razão para Ele ser um fogo consumidor, e queima qualquer coisa profana. Felizmente, Deus providenciou a justiça de que precisamos ao enviar Jesus Cristo para morrer na cruz pelos pecados de todos os que cressem nEle. Nesse único ato, Cristo mitiga a ira de Deus, trocando Sua perfeita justiça pelo nosso pecado. II Co. 5:21. Toda a ira de Deus foi derramada sobre Jesus, para que aqueles que pertencem a Ele, não precise temer o fogo consumidor da ira de Deus se pois estão cobertos pelo sangue purificador de Cristo. Ap. 1:5.

O comentário do versículo 29 do capítulo 12 foi inteiramente retirado do site www.gotquestions.org/consuming-fire.html. Esse fato não indica que concordo com tua a produção do referido website.

Bibliografia. A Esposa de Cristo, ouA Noiva de CristoQuem é? Robert A. Elam, PhD.


Esperança-PB. 17 de Dezembro de 2022.

Pr. Walter Costa.

Referencias bíblica: ACF e LTT.


Nenhum comentário:

Postar um comentário