sábado, 29 de outubro de 2022

Ensinamento 23. Leitura Bíblica: Hebreus 10:26-39.

 


Hebreus 10:26-27. O pecado voluntário. Temos a obrigação de estudarmos qualquer texto bíblico dentro do contexto, ou seja, nunca devemos estudar apenas versículos ou parte deles de forma isolada. O fato primordial que definirá o norte de nosso estudo, é sabermos a quem o texto está se referindo? Se prestarmos atenção veremos que a passagem fala para salvos, no versículo 19 a expressão: “Tendo, pois, irmãos” confirma isto. Sabendo disto, prossigamos para o estudo da passagem, no versículo 26 o Espírito Santo alerta que não haverá mais sacrifícios pelos pecados, pois Cristo já efetuou o devido pagamento. I Tm. 2:6. Então, essa passagem pode ser interpretada da seguinte maneira: o crente conhecedor da verdade, que peca voluntariamente deve saber que receberá o castigo de Deus e por este motivo sente a horrível expectação de juízo, pois é sabedor que cometeu pecado e perderá com isso o gozo da comunhão. Inclusive há pecado que é para a morte. I Jo. 5:16-17. O rei Davi é um exemplo bíblico desta verdade, quando o mesmo deliberadamente cometeu adultério com Bate-Seba e de forma pensada mandou matar Urias, ele simplesmente perdeu a alegria da salvação. Sl. 51:12, porém em momento algum ele perdeu a salvação. Outro fato bíblico que podemos analisar dentro deste contexto está em I Co. 5:1-5, onde o filho comete adultério com a esposa do próprio pai, e o apóstolo Paulo orienta aos irmãos entregarem o mesmo a Satanás para a destruição da CARNE, porém o espírito permanece intacto para o dia do Senhor. Ou seja, o crente sofrerá a expectativa do sofrimento preparado para os adversários, porém a certeza de vida eterna em Cristo é maior do que qualquer outro sentimento. I Jo. 5:13.

Hebreus 10:28-31. Fazendo agravo ao Espírito da graça. Essa é uma passagem de difícil interpretação, na qual os indoutos (que ou aquele que não é instruído; ignorante) a torcem para a sua própria perdição. II Pe. 3:16. A luz de toda a Escritura não existe a possibilidade do salvo perder a salvação. O contexto Bíblico dessa secção é voltado literalmente para a obediência a Sã Doutrina, podemos afirmar biblicamente que o Espírito Santo está se reportando nessa passagem ao apóstata (aquele que afastou-se do modo de vida e da doutrina Bíblica). V. 26. Ou fazendo uma advertência para que os crentes não caiam no terrível pecado da apostasia. Só poderão aparta-se ou afasta-se do modo de vida e da doutrina Bíblica aquele que um dia foi salvo e que recebeu a fé dada aos santos. Jd. 1:3. Apartar da fé significa o abandono total ou transtornar qualquer ensinamento da Bíblia dando ouvidos a espíritos enganadores a doutrina de demônios. I Tm. 4:1-2. Podemos definir apostasia como sendo, o afastamento da Sã Doutrina e a introdução de ensinamentos satânicos, de uma forma sutil, tendo como intuito principal enganar o coração do simples. Ro.16:18. Ou seja, apenas aqueles que se afastaram da fé Bíblica, podem pisar o sangue de Cristo e agravar o Espírito da graça com suas atitudes abomináveis. O apóstata terá um final de vida (na carne) terrível pois pagará cada centavo devido em decorrência da desobediência. V.31. Ressaltando que aquele que apostatou, continua salvo, contudo, passa a ser considerado como gentio e publicano e suas obras não produzirão frutos, pois está desligado. Mt. 18:17-18. Sendo assim a graça a ele dispensada foi agravada por não ser capaz de levar o Evangelho aos perdidos.

Hebreus 10:32-34. Lembrai-vos dos tempos passados. Após mostrar as apavorantes consequências que sofrerão aqueles que se afastaram do modo de vida e doutrina Bíblica. O que também serve de advertência para os salvos da atual dispensação, no sentido de não se desviarem do alvo da soberana vocação. Fp. 3:12-14. Agora o Espírito Santo através da pena do apóstolo Paulo, dá uma ordem no imperativo para os crentes Hebreus voltassem a memória para os dias passados, quando foram iluminados os olhos do entendimento. Ef. 1:18 e Sl. 34:5. Eles foram iluminados pela Palavra de Deus e levados a uma fé salvadora em Cristo. É a iluminação que veio quando eles foram regenerados espiritualmente. É a obra do Espírito Santo aplicando Sua Palavra. Hb. 6:4-5. Salientamos que, aqueles irmãos que foram iluminados sofreram todos os tipos de provações, tribulações e aflições e não se importaram de serem feitos espetáculo para o mundo. Ora se o mundo odiou a Cristo, certamente odiará aqueles que O seguem. Jo 15:18 e Jo. 17:14. Eles tinham a plena certeza, que os bens e alegrias terrenas eram temporários e que possuíam uma herança eterna guardada nos céus. I Pe. 1:3-5. Todo salvo deve anelar o retorno de Cristo. II Co. 5:3-5.

Hebreus 10:35-36. Grande e avultado galardão. O livro aos Hebreus não foi escrito para descrentes (como todas as epístolas) mas para crentes maduros na fé. Ele traz várias advertências no sentido do salvo (Hebreu ou gentio) não neglicenciar a Palavra do Senhor. Hb. 2:1. Nessa passagem, recebemos um valioso ensinamentos: que é o encorajamento para confiarmos unicamente em Cristo, fazendo isso teremos uma grande e duradoura recompensa. Ap. 11:18 e Ap. 22:12. As vezes é bastante tentador confiarmos em nossas próprias habilidades e recursos, em vez de confiar no Senhor e depender de Sua provisão. Contudo, somo exortados a não nos apoiarmos em nosso próprio entendimento e sim depender exclusivamente da provisão do Senhor. Pv. 3:5-6.

Hebreus 10:37-39. Deus não tem prazer naqueles que se retiram. Aqui a intenção do Espírito Santo é encorajar os salvos a não se afastarem do modo de vida e da doutrina Bíblica. Nos versos 26 a 29 o escritor deu uma descrição inflamada da punição de Deus para aqueles que rejeitam voluntariamente Sua vontade. Ou seja, o Senhor não tem prazer nos filhos que retiram-se da fé Bíblica. Hc. 2:3-4. Deus deixa claro que Jesus é a solução para o nosso pecado e, com essa confiança, devemos "apegar-nos" à fé. Aqueles que caem em dúvida ou desobediência estarão sujeitos às consequências, no entanto não é possível perder sua salvação, pois ela é eterna. Jo. 10: 28–29.

Esperança-PB, 29 de Outubro de 2022.

Pr. Walter Costa.

Referencias bíblica: ACF e LTT.


Nenhum comentário:

Postar um comentário