sábado, 5 de novembro de 2022

Ensinamento 24. Leitura Bíblica: Hebreus 11:1-6


Hebreus 11:1. O firme fundamento. Para iniciarmos o nosso estudo vamos primeiro definir O que é fé? Ato ou ação de confiar inteiramente em algo ou alguém. De modo Escriturístico podemos afirmar que, Fé é simplesmente ter a confiança de que as coisas futuras reveladas por Deus em Sua Palavra escrita acontecerão. A fé não é baseada na experiência, nem calculada pela razão. A verdadeira fé está ancorada em fatos bíblicos, sendo o próprio Cristo autor e consumador da fé nos crentes. Hb. 12:2. Há apenas uma fé em Cristo – não múltiplas fés, nem maior ou menor fé. Ef. 4:5. Como recebemos a fé A Bíblia deixa claro que a nossa fé é advinda pela justiça de Jesus. II Pe. 1:1. Ninguém é justo porque foi inteligente o suficiente, ou especial o suficiente para por conta própria receber a fé. É somente pela justiça de Cristo que recebemos essa fé preciosa e extremamente valiosa. Jesus garantiu essa fé para nós. Fp. 3:9. Como a fé chega até nós. A Bíblia ensina que a fé nos é concedida através de se ouvir a Palavra de Deus. Ro. 10:17. Nessa passagem Paulo aborda o processo pelo qual a fé é produzida no coração daquele que crer. Se a fé vem pelo ouvir, o que Paulo quer dizer com “ouvir”? Nesse contexto, não se trata simplesmente da recepção física de sons pelo ouvido, o termo “Ouvir” designa algo a mais: o recebimento da Palavra de Deus crendo verdadeiramente nela como vinda do Senhor. Não sendo incrédulo, mas crente. Jo. 20:27-29.

Hebreus 11:2. A fé dos antigos. A fé Bíblica é o único modo válido para resgatar o pecado do inferno, é justamente nesse sentido que o apóstolo faz uma conexão com o testemunho alcançado pelos crentes antigos. A obediência e ações deles eram produtos da fé salvadora, não a causa de sua salvação, por este motivo Deus honrou suas ações. Isso torna a fé, não as obras, o método de salvação tanto para aqueles que viveram na dispensação da Antiga Aliança, quanto para aqueles que vivem na dispensação da Nova Aliança. Ef. 2:8.

Hebreus 11:3. Entendemos a criação por meio da fé. Através da fé, entendemos o relato da criação que se encontra no livro de Gênesis e que ele deve ser aceito literalmente, e não alegórica ou figuradamente. Cremos que a criação do homem não foi matéria da evolução ou mudança evolutiva das espécies, ou do desenvolvimento através de intermináveis períodos de tempos, de formas mais baixas para superiores; que toda a vida animal e vegetal foram feitas diretamente pela lei estabelecida de Deus para que produzissem “Segundo sua espécie”. Gn. 1:1/ Ex. 20:11/ At. 4:24 e Cl.1:16-17. A criação foi um ato livre de Deus pelo qual trouxe à existência, imediata e instantaneamente, todo o universo Deus falou e logo existiu. Gn. 1:3 e Sl. 33:6-9. Cremos que a criação ocorreu em 6 dias literais de 24 horas. Ex. 20:11.

Hebreus 11:4. O sacrifício de Abel. Já vimos que a fé não fundamentada nas coisas que enxergamos. V.1. Com essa definição em mente analisaremos os dois sacrifícios feitos por Caim e Abel. Gn. 4:3-7. O grande diferencial entre as ofertas feitas está no modelo (padrão) exigido por Deus. Pela fé Abel acreditou que o sacrifício dos primogênitos de suas ovelhas agradaria ao Senhor. Podemos afirmar que essa primeira oferta tipifica Cristo. Jo. 3:16 e I Pe. 1:18-19. Até aqui todo bem! Fácil de entender. Mas, qual foi o porquê do Senhor não recebe a oferta de Caim? A resposta é óbvia! Caim apresentou ao Senhor o esforço do seu trabalho, onde a Bíblia nos diz que a nossa justiça é como um trapo de imundícia. Is. 64:6. Outro fator predominante, diz respeito ao adorador. Deus não recebe adoração de qualquer um e sim daqueles que o adoram em verdade e em espírito. Jo. 4:22-24. As Escrituras nos mostra que Caim era do maligno. I Jo. 3:12. O testemunho de Abel, continua vivo e através dele Deus é glorificado. Os crentes de todas as dispensações devem engrandecer a Deus seja na vida ou na morte. Fp. 1:20. A vida temporária na carne é finita, mas o testemunho dessa vida continuará. Ou seja, a tua segurança na obra de Cristo é um modo de glorificar a Deus. Jo. 11:25-26.

Hebreus 11:5. Enoque pela fé não viu a morte. Pela Palavra de Deus sabemos que Enoque não experimentou a morte física – em vez disso, ele foi "tomado" por Deus. Gn.5: 23-24. O testemunho dado por Enoque é que ele "andou com Deus" de tal maneira que foi levado antes da morte. Crucialmente, a Bíblia aponta que foi a fé de Enoque que motivou a caminhar com o Senhor. Podemos concluir que do mesmo modo que Enoque foi “retirado” do meio de uma geração má e corrupta. Os crentes da atual dispensação, esperam por meio unicamente da fé o admirável dia em que o nosso Salvador voltará para nos buscar. Tt. 2:13 e I Tes. 1:10.

Hebreus 11:6. Sem fé é impossível agradar a Deus. Ter fé é confiar inteiramente no que está escrito, essa é "a fé" que foi entregue uma de uma vez por todas aos santos, Jd. 1:3, e pela qual devermos "batalhar diligentemente. Lembrado que a fé não é para todos. II Tes. 3:2. Ou seja, aquele que não tem a fé Bíblica, não consegue agradar a Deus. Devemos buscamos ao Senhor com a plena certeza de que Ele ouve nosso clamor e responde à oração que é feita com fé. Sl. 17:1 e Sl. 34:9. Devemos buscar e continuar buscando ao Senhor. Devemos buscar com paciência e perseverança inabalável; devemos buscar com confiança e humildade mesmo quando as circunstâncias da vida parecem testar nossa fé e minar nossas forças, pois sabemos que Cristo é a nossa âncora (segurança). Hb. 6:17-18.

Referencias bíblica: ACF.

Pr. Walter Costa

Esperança-PB. 05 de Novembro de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário