domingo, 9 de outubro de 2022

Ensinamento 21. Leitura Bíblica: Hebreus 10:1-13.




Hebreus 10:1-2. Os sacrifícios do Velho Testamento não aperfeiçoavam. Já aprendemos que a Lei era uma sobra (uma figura que representa algo real e verdadeiro). Na passagem em estudo, podemos afirmar que os sacrifícios que eram realizados no Velho Testamento eram SOBRAS do Verdadeiro (Cristo). Cl. 2:17. Resta-se claro que tais figuras, não poderiam aperfeiçoar tanto o que ministrava como aqueles que a eles se chegavam. Hb. 9:8-10. Podemos dizer que, a SOMBRA aqui representa a fragilidade do sistema sacrificial temporário segundo a ordem de Arão. Ou seja, a Lei era uma representação daquilo que somente Cristo poderia realizar. Hb. 7:27 e Hb.9: 25–26.

Hebreus 10:3-4. Comemoração anual do pecado. No livro aos Hebreus, Paulo explica com exaustão que a Velha Aliança não era inútil ou incorreta, pelo contrário era santa. Ro. 7:12. Mas, o propósito da Lei de modo algum era ser a solução final para o pecado. Em lugar disso, o propósito da Lei era representar o sacrifício expiatório de Cristo. Lv. 16:21-22 e Is. 53:4-6. Ou seja, mesmo que os sacrifícios com animais se repetissem por centenas de anos, os sangue derramado por eles não seriam suficiente para lavar o pecador de suas iniquidades. Só o sangue de Cristo é capaz de lavar os pecados daqueles que creem em Sua obra. Ap. 1:5. Podemos definir da seguinte maneira: Na Antiga Aliança olhava-se para os pecados. Na Nova Aliança olha-se para Cristo. Hb. 12:2.

Hebreus 10:5-6. O corpo de Cristo é o sacrifício perfeito. O sofrimento de Cristo no Calvário foi a oferta de Deus para salvar o pecador remido da condenação eterna. Jo. 3:16-17. A existência do Calvário é o cumprimento das Escrituras. I Co. 15:3. O salvo deve continuamente lembrar da crucificação de Cristo e Seu sofrimento. Jesus foi abandonado pelos seus, o Justo foi condenado no mais vil dos julgamentos; cuspiram nEle, humilharam o Salvador, tudo isso, aconteceu para pagar o preço dos nossos pecados. Is. 53:10-11. Cristo já sabia que seria entregue e morto para que a palavra de Deus fosse cumprida. Ap. 13:8.

Hebreus 10:7-9. Veio fazer a vontade do Pai. Nessa passagem, Paulo faz uma citação contida no Salmos 40. Sl. 40:6-8. Pela qual, poderemos entender melhor a vinda do Senhor Jesus ao mundo. Jo. 3:17 O sacrifício cruento (cheio de sangue, ensanguentado, sangrento) de Jesus não ocorreu por acaso e se pela vontade do Pai. Ou seja, Deus deu-Lhe um corpo humano, capacitando-o para ser o sacrifício eterno. Em outras palavras, Cristo veio ao mundo para cumprir a vontade de Deus, oferecendo´se a Si mesmo pelos pecados da humanidade. Hb. 9:9-10. De modo natural, devemos questionar (indagar), claro que submissos e sinceros no questionamento. Senhor qual é a vontade do Pai, pela qual Cristo morreu? Uma das últimas palavras proferidas por Jesus na cruz, “Está consumado” em João 19:30 , é uma das mais importante e comovente manifestação da verdade, Cristo PAGOU a nossa dívida. A expressão “Está consumado” é encontrada apenas nessa passagem do Evangelho de João. A palavra grega traduzida como “está consumado” é tetelestai , um termo contábil que significa pago integralmente. Quando Jesus disse: “Está consumado”, Ele consumou todas as profecias , símbolos e prenúncios sobre Si mesmo do Velho Testamento. Da “semente” que esmagaria a cabeça da serpente. Gn. 3:15 ao Servo Sofredor registrado no capítulo 53 do livro de Isaías. Por esse motivo, tira-se o primeiro (Velho Testamento) para se estabelecer o segundo (Novo Testamento).

Hebreus 10:10. Santificados pela oblação de Cristo. A oblação (oferta) de Cristo, santificou os crentes em Sua obra e os salvou da condenação eterna. CRISTO É O NOSSO SUBSTITUTO. O caminho que levou o Nosso Senhor àquele maldito calvário, foi horrendo e humilhante, o castigo que antes estava preparado para nós pecadores foi pago através do seu precioso SANGUE, Ele foi ferido por nossas transgressões e moído por causa das nossas iniquidades. Is. 53:5. Este sacrifício por si só é SUFICIENTE para salvar todo àquele que se achegar a Deus, através da fé na morte e ressurreição do Seu Filho. Naquela cruz padeceu uma única vez o Justo pelos injustos. I Pe. 3:18.

Hebreus 10:11-13. Um único sacrifício, oferecido uma única vez. Na Cruz de Cristo, conhecemos a plenitude e a perfeição da salvação que Deus providenciou para os pecadores. Olhamos para a crucificação no Calvário e vemos que um pagamento completo foi feito por todos os meus pecados horríveis. A maldição daquela lei que deveria ser derrama sobre nós (pecadores) derramou-se sobre Cristo, que lá sofreu no nosso lugar; a obra de Cristo oferecida uma vez aplacou a ira de Deus e reconciliou toda aquele que crer nela com o Criador. II Co. 5:18-19. O pagamento pagou a nossa dívida até   ao último centavo e  não será exigido uma segunda vez. Cl. 2:13-14 / Ro. 5:6-8 e Hb. 10:12.

Referencias bíblica: ACF e LTT.

Pr. Walter Costa

Esperança-PB. 09 de Outubro de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário