sábado, 22 de outubro de 2022

Ensinamento 22. Leitura Bíblica: Hebreus 10:14-25.

 



Hebreus 10:14. A oferta única e perfeita de Cristo. A oblação (oferta) de Cristo feita uma única vez, aperfeiçoou eternamente aqueles que creem em Sua obra sacrificial. Para melhor elucidar, podemos definir da seguinte maneira: Alguém puro e justo, paga com o Seu próprio sangue a dívida de alguém impuro e injusto. I Pe. 3:18. A morte vicaria (do latim vicarius, "substituto") de Cristo efetuou uma eterna redenção para todos quem creem em Seu nome. Jo. 3:18. No madeiro Cristo pagou o preço da penalidade e imputação do pecado. Sabemos que o pecado tem um justo pagamento a ser efetuado: a morte eterna. No caso dos crentes Cristo pagou este preço no lugar deles. Is. 53:4-5 e Ro. 6:23.

Hebreus 10:15. A testificação do Espírito Santo. É através da testificação do Espírito Santo que os salvos conhecem a verdade. Quando o pecador recebe Cristo como seu Único e Todo Suficiente Salvador, passa da condição de filho da ira Ef. 2:3, para posição de filho de Deus e templo do Espírito. Sendo justamente o Santo Espírito que conduz o crente a crer na perfeita obra do Senhor Jesus. Jo. 14:16-17 e Jo. 16:13 e Jo. 14:26.

Hebreus 10:16. A lei escrita no entendimento. A primeira aliança, dada no Monte Sinai, continha 613 Mandamentos. A promessa de Deus de abençoar Seu povo dependia de Israel cumprir sua parte do acordo. Porque Deus sabia que o homem caído nunca poderia guardar Sua Lei perfeita. Na nova Aliança a Lei do Senhor é posta no entendimento daquele que creem de modo Escriturístico. Jo. 7:38-39. A Palavra de Deus afirma que o sentido a ser contemplado com tão grandiosa promessa é o entendimento. Ef. 1:18. A grande maioria das “instituições religiosas” apregoam que o pecador teve “sentir” a obra de Cristo esse tipo de pregação é um artifício usado por Satanás para cegar o entendimento dos incrédulos, II Co. 4:4.

Hebreus 10:17-18. Deus não ver mais os pecados dos remidos. Não há mais condenação para os que estão em Cristo Jesus. Ro. 8:1. Perfeitos em Cristo. Cl. 2:10-11. Aos olhos de Deus, todos os Seus santos são perfeitos, porque eles colocaram sua fé no Senhor Jesus Cristo para a salvação. Jesus derramou seu sangue sem pecado para pagar pelos nossos pecados, naquele madeiro Ele se fez maldição por nós. Gl. 3:13. A cédula que nos era contrária foi cravada na cruz. Cl. 2:14. Logicamente, se a “conta” já está paga e a “promissória” riscada não existe mais dívida. Não há a menor hipótese de encontrarmos a remissão dos pecados fora de Jesus e Seu sangue redentor. Ef. 1:7 e Ap. 1:5. O salvo tem certeza que a sua dívida já foi paga e por este motivo, deve glorificar a Deus na carne e no espírito. I Co. 6:20

Hebreus 10:19-21. O sangue de Cristo nos faz entrar no santuário eterno. Com a morte e ressurreição de Cristo o véu foi rasgado. Mt. 27:51 e hoje os redimidos pelo sangue do Cordeiro possuem acesso ao trono da graça e ao Verdadeiro Santuário. Hb. 4:16 e Hb. 10:19. Cristo é o novo, único e eterno caminho. Podemos afirmar que Cristo é o único mediador válido para levar o pecador a Deus. Jo. 14:6 e Atos 4:12.

Hebreus 10:22-23. Inteira certeza da fé. A morte sacrificial e ressurreição gloriosa de Cristo é âncora da confiança dos crentes. Hb. 6:19-20. Ou seja, o sacrifício de Cristo é garantia que a promessa de Deus será cumprida. I Jo. 2:25. Nossa confiança não depende do que fizemos para Deus ou do que conquistamos em nossa caminhada cristã. Nossa confiança repousa no que Cristo fez por nós. I Tm. 1:15. A antiga aliança dava grande ênfase à limpeza cerimonial. Os sacerdotes e outros adoradores tinham que seguir certos rituais de lavagem para se comunicarem com Deus. Ex. 30: 18-21. Na Nova Aliança ocorre “a lavagem da regeneração” do pecador. Tt. 3:5-6. Essa lavagem refere-se à limpeza espiritual que ocorre quando uma pessoa é aceita a Cristo na salvação. Nesse momento, a vida de uma pessoa é “regenerada” ou "feita nova". O Espírito Santo renova nossas vidas quando chegamos à fé em Cristo.

Hebreus 10:24-25. Não devemos deixar a congregação. Em princípio vamos atentar para a existência de dois tipos de igrejas. No mundo moderno as ditas igrejas estão em todas as esquinas de todas as cidades do Brasil. O número de igrejas existentes em nosso país é algum inacreditável, citando apenas aquelas tidas protestantes, chegaremos em 2022 a incrível marca de 575.402 segundo dados oficiais do IBGE. Sendo que todas essas mantém uma doutrina baseada na ICAR. Cristo, em Seu ministério terreno ao fundar Sua igreja afirmou que as portas do inferno não prevaleceria sobre ela e que Ele estaria entre nós até a consumação dos tempos. Mt. 16:18 e Mt. 28:20 e Ef. 3:21. Então, fica claro que a igreja que Cristo fundou é anterior a Sua morte no calvário e que nunca deixou de existir até o dia de hoje. Portanto, existir a igreja fundada por Cristo e as igrejas fundadas por homens. Dessa maneira, aprenderemos algumas razões Bíblica pelas quais não devemos deixar a igreja em que congregamos. Um só corpo. Cada igreja (ekklesia) neotestamentária I Co. 4:17, é um grupo, um corpo local, um organismo vivo e organizado de pessoas que já confessaram a sua salvação. Nunca em hipótese alguma, podemos chamar uma organização de homens como sendo o corpo de Cristo. Ef. 1:22-23. Ou seja, um salvo NUNCA poderá deixar a igreja que Cristo fundou para está membrado a uma igreja de doutrina universal, noivista, associada, onde as doutrinas e preceitos dos homens é a regra de fé e prática. Cl. 2:8 e Cl. 2:22.

Esperança-PB. 22/10/2022.

Pr. Walter Costa.

Referencias Bíblica: Bíblias ACF e LTT.


Nenhum comentário:

Postar um comentário