sábado, 24 de setembro de 2022

Ensinamento 19. Leitura Bíblica: Hebreus 9:1-14





Hebreus 9:1-5. Utensílios do santuário terrestre. Como sabemos o tabernáculo era o eixo da adoração do povo de Israel no período da antiga aliança. Nessa passagem o apóstolo Paulo faz um breve resumo dos utensílios do santuário terrestre, que foi projetado por Deus. Ex. 25:40 e Hb. 8:5.

O tabernáculo era uma tenda que continha vários artefatos, bem como duas salas (lugar sagrada e Santo dos Santos), apenas o sumo sacerdote entrava no Santos dos santos, O propósito desses itens era ser "sombras" dos bens futuro. Hb.10:1. Com a morte de Cristo o véu foi rasgado. Mt. 27:51 e hoje os redimidos pelo sangue do Cordeiro possuem acesso ao Verdadeiro Santuário. Hb. 10:19. Destacamos entre os utensílios o propiciatório, peça de ouro que cobria a Arca da Aliança nos tempos do Antigo Testamento. No Dia da Expiação o sumo sacerdote apresentava a Deus os sacrifícios anuais para a expiação dos pecados de Israel. Então ele pegava do sangue dos sacrifícios e entrava no Santo dos Santos e aspergia o sangue sobre a tampa da Arca da Aliança. Lv. 16:15. A Propiciação era ato realizado para aplacar a ira de Deus, de modo a ser satisfeita a sua santidade e a sua justiça, tendo como resultado o perdão do pecado e a restauração do pecador à comunhão com Deus. No AT a propiciação era realizada por meio dos SACRIFÍCIOS, os quais se tornaram desnecessários com a vinda de Cristo, que se ofereceu como sacrifício em lugar dos pecadores. Rm 3.25 e I Jo 2.2.

Hebreus 9:6-7. O trabalho sacerdotal. Todos os sacerdotes possuíam acesso ao tabernáculo externo, eles possuíam 3 funções básicas:

1. Cuidar do candelabro de ouro de manhã à noite para garantir que suas lâmpadas fossem mantidas sem interrupção. Ex. 27:20.

2. A queima de incenso no altar de incenso todas as manhãs e tardes, quando as lâmpadas eram colocadas. Ex. 30:7-8.

3. A reposição semanal, em cada sábado, dos pães da mesa. Lv 24:5-8.

Em contrapartida, apenas o sumo sacerdote podia adentrar uma vez por ano (dia da expiação) ao Santo dos santos. Nesse serviço o sumo sacerdote oferecia sacrifícios por si e pelo povo.

Hebreus 9:8-10. Os sacrifícios do Velho Testamento era apenas uma alegoria do tempo presente. O Espírito Santo explica nessa passagem, que o serviço sacerdotal não era suficiente sequer para purificar a consciência daqueles que o executavam, imaginem para a pessoa pela qual o sacerdote apresentou o sacrifício! Paulo refere-se aos requisitos da Lei judaica do Antigo Testamento, chamando-os de “sombras das coisas futuras” A Lei era apenas um esboço; é uma sombra ou um indício do que estava por vir. Cristo é a substância real. Cristo cumpriu a Lei, sem contradizer um vírgula da mesma. Mt. 5:17-18. Podemos trazer essa verdade para a atual dispensação, no que diz respeito aqueles que acreditam que a obediência a uma extensa lista de regras e preceitos de homens é a causa da salvação. Vejam bem, eles até possuem uma aparência de devoção, mas, são de nenhum valor para Deus. Na realidade, essas pessoas não receberam o Espírito Santo e não sabem sobre as coisas de Deus. I Co. 2:11. Por este motivo, não experimentaram a transformação efetuada pela renovação do entendimento. Ro. 12:1-2. Hoje (tempo presente) todo crente é um sacerdote habilitado a apresentar sacrifícios espirituais a Deus. I Pe. 2:5.

Hebreus 9:11. Cristo o Sumo Sacerdote dos bens futuros. No contexto da leitura dos versos anteriores, aprendemos que os sacrifícios efetuados debaixo na antiga aliança, serviam apenas como uma justificação da carne. O que nada mais era do que a comemoração do pecado. Hb. 10:3. Entretanto, o sacrifício expiatório de Cristo é bem superior, afinal Ele é o Sumo Sacerdote eterno e através dEle temos confiança de nos achegarmos ao trono da graça. Hb. 4:14-16.Jesus não se tornou um sumo sacerdote, com base em uma legalidade, no que diz respeito à descendência física – como a linhagem sacerdotal herdada de Israel. Jesus se tornou sumo sacerdote, baseado no poder de uma vida incorruptível. Hb. 7:16-17. Da mesma forma, o lugar onde Cristo intercede por nós é considerado superior, pois é eterno e celestial, em vez de terreno e temporário. Hb. 8:2 e Hb. 9:24.

Hebreus 9:12. Jesus efetuou uma eterna redenção. Sabemos que a salvação é pela graça. Ef. 2:8. Porém, foi pago um excelente preço por nossa redenção. I Co. 7:23. Em Cristo temos a redenção eterna. Não há a menor hipótese de encontrarmos a redenção fora de Jesus e Seu sangue redentor. Cl. 1:14. Essa redenção é gratuita, para os que a recebem, porém o Redentor pagou um preço altíssimo para resgatar o pecador do inferno. I Pe. 1:18-19. Quando cremos verdadeira e Biblicamente os nossos pecados estão definitivamente e imutavelmente cobertos e perdoados. Ro. 3:25-26.

Hebreus 9:13-14. O sangue do Cordeiro purifica a consciência. Os sacrifícios da Velha Aliança não eram capaz de purificar a consciência dos pecadores, apenas servia para a purificação temporária da carne.  Ora, se o sangue de animais podiam fornecer esse tipo de benefício a um homem, o poder do sangue de Cristo É imensurável. O sacrifício de Cristo foi voluntário, OU SEJA, feito sem constrangimento, agindo de acordo com a sua própria vontade; espontâneo. Jo. 10:17-18. Devemos ter entendimento (ter consciência) da obra de Cristo em nossas vidas. O sem pecado, I Pe. 2:22, morreu para pagar nossos pecados Ro. 5:8. Recebendo o castigo que nós merecemos, II Co. 5:21 e I Co.15: 1-4. Nossos pecados não são apenas cobertos por um período, nem somos purificados apenas externamente por meio de Seu sangue. Somos limpos interiormente e somos limpos para sempre. Nossos corações são renovados. Nossas consciências são limpas e purificadas por meio da regeneração e renovação do Espírito Santo derramado por Cristo nos salvos. Tt. 3:4-6.


Referencias bíblica: ACF.

Pr. Walter Costa

Esperança-PB. 24 de Setembro de 2022.



Nenhum comentário:

Postar um comentário