sábado, 10 de setembro de 2022

Ensinamento 17. Leitura Bíblica: Hebreus 8:1-6



Hebreus 8:1. Assentado à destra do trono da Majestade. O escritor de Hebreus começa o capítulo 8 com uma conjunção “ORA” que tem o sentido de acrescentar algo ao que foi dito. Ou seja, Paulo faz uma ponte a partir das ideias anteriores sobre a superioridade do sacerdócio de Cristo. O final do capítulo 7 incluiu a descrição de um sacerdote que era perfeito e sem pecado, Hb. 7:26-28. O Novo Testamento nos diz que Jesus é nosso intercessor, nosso mediador, nosso Salvador e Rei. Mas apenas o livro de Hebreus nos diz que ele é nosso sacerdote. Este conceito único é a mensagem central de Hebreus, a ideia principal da qual as outras fluem. O sacerdócio é o propósito pelo qual Jesus foi feito humano. Hb. 2:17. Seu sacerdócio é a razão pela qual devemos nos apegar a nossa fé Hb. 4:14; e a prova de que a antiga aliança foi posta de lado Hb. 7:12. Quando a Santa Palavra do Senhor dos Exércitos afirma que Cristo está assentado a destra (direita) significa que Ele tem poder, autoridade e aceitação. Além disso, podemos definir que o termo assentado significa que a obra pela qual Cristo veio ao mundo foi concluída. Jo. 3:17 e Jo.19:30.

Hebreus 8:2. Cristo é o verdadeiro ministro do tabernáculo. No Velho Testamento o Senhor descreve a construção do tabernáculo terrestre, um edifício temporário e feito por mãos humanas. Ex. 25:8-9. O tabernáculo era o lugar apropriado onde ocorriam os sacrifícios pela expiação do pecado. Ex. 30:10. O ponto crucial para entendemos essa passagem é saber que o tabernáculo terrestre era apenas uma sombra. O verdadeiro tabernáculo é a própria presença de Deus no céu. “Santuário” refere-se ao Santo dos Santos dentro do tabernáculo. Jesus, como os versos posteriores mostrarão, ministra e oferece Seu sacrifício em um lugar mais perfeito: o céu, um lugar eterno construído por Deus, em vez de um lugar temporário construído pelos homens. Hb. 9:24.

Hebreus 8:3. Cristo é o próprio sacrifício. Vimos em Hebreus 6 que Cristo é nossa âncora e que penetrou no véu por nós. Hb. 6:19-20. O caminho que o Nosso Senhor e Salvador percorreu para oferece a Si mesmo. Hb. 9:28, foi horrendo e humilhante, o castigo que antes estava preparado para nós pecadores foi pago através do seu precioso SANGUE, Ele foi ferido por nossas transgressões e moído por causa das nossas iniquidades. Is. 53:5. Este sacrifício por si só é SUFICIENTE para salvar todo àquele que se achegar a Deus, através da fé na morte e ressurreição do Seu Filho. Naquela cruz padeceu uma única vez o Justo pelos injustos. I Pe. 3:18. Veja bem, o sacrifício de Cristo é suficiente para salvar todo o mundo, infelizmente uma grande maioria não creram e não crerão nEle, da forma que as Sagradas Escrituras ensinam. Pela obediência do nosso Único e Todo Suficiente Salvador, recebemos uma eterna salvação. Hb. 5:8-9.

Hebreus 8:4. Se Cristo estivesse na terra não seria sacerdote. O autor de Hebreus nos mostra que Cristo continuasse na terra, não seria em hipótese alguma um sacerdote. Primeiro Cristo não é da tribo de Levi, de onde saiam os sacerdotes. Pois, tal ofício era reservado aos descendentes de Levi. Dt. 18:1. Segundo se estivesse na terra o Seu sacerdócio não seria eterno. Hb. 5:6. Terceiro os sacrifícios ministrados pelos sacerdotes levitas eram temporários e precisavam ser repetidos diversas vezes. Já o sacrifício de Cristo foi feito apenas uma vez. Hb. 7:27 e Hb. 10:14.

Hebreus 8:5. Faça tudo conforme o modelo. Todos os serviços do sacerdote, sob a lei, bem como tudo naquele tabernáculo que foi moldado de acordo com o padrão do monte, eram apenas exemplos e sombras das coisas celestiais. Ex. 25:40. No sentido de fazer conforme o modelo, sabendo que o que foi tido é uma sobra de Cristo, chegamos a conclusão de que para os crentes de Hebreus e os da atual dispensação o modelo a ser seguido é aquele que Cristo ordenou a Sua Igreja. Mt. 28:20. Há naturalmente, uma necessidade de continuação da doutrina que Cristo trouxe do céu, não devemos modificar o que é perfeito. Jo. 7:16-18. O conjunto de doutrinas contido nas Sagradas Escrituras é literalmente a palavra de Deus, por isso, somos exortados a nos conservarmos firmes e constantes, perseverando e lutando contra as hostes infernais do maligno, que tenta transtornar e modificar o ensinamento puro e verdadeiro. II Tm.1:13. Observamos que devemos obedecer, reter e conservar o modelo de doutrina que recebemos. Ro. 6:17. A principal arma utilizada por Satanás para quebrar o MODELO deixado por Cristo é a falsificação da palavra de Deus, através do famigerado Texto Crítico-TC.

“O TC exclui partes significativas de 147 versículos, e outros 45 versos são excluídos completamente, também extirpa em vários outros versículos a divindade de Cristo, e em outros ainda esconde a referência ao sangue de Cristo, descaracteriza sua morte vicária (ter sofrido e morrido em nosso lugar), esconde a doutrina da Tri-unidade, omite o fato de que a salvação é garantida e que é somente pela fé em Cristo, oculta provas de que a Bíblia foi divinamente inspirada, que há necessidade de jejum, e em várias outras questões introduz erros e contradições, atacando e diminuindo a certeza na inerrância da Palavra de Deus

Em Defesa da Palavra de Deus. Autor: Walter Andrade Campelo.https://www.luz.eti.br/es_emdefesadapalavradedeus.html.


Contrariando o fato de explicitamente Deus, ter avisado para não modificar ou alterar qualquer passagem do Livro Sagrado. Dt. 4:2; Pv.30:5-6 e Ap. 22:18-19. O crente por ser filho de Deus deve ouvir e seguir a Sua palavra. Jo. 8:47. Diante de tal constatação, só leia e estude as bíblias do Texto Tradicional e Literal, abomine o uso das “bíblias” falsificadas.

Hebreus 8:6. Ministério mais excelente. O ministério eterno de Cristo é bem mais excelente do que o ministério terreno dos levitas. Jesus é o mediador ou fiador da Aliança da graça. Este pacto é muito superior em todos os aspectos imagináveis ​​ao Pacto da Lei. Isso porque ela se baseia em melhores promessas e é respaldada por um juramento entre Deus e Jesus de que será duradoura e eterna. Hb. 7:21. As melhores promessas nas quais esta aliança se baseia repousam exclusivamente no Senhor Jesus. Atos 4:10-12 e Hb. 7:22.

Esperança-PB, 10 de Setembro de 2022.

Pr. Walter Costa.

Referencias bíblica: ACF e LTT.


Nenhum comentário:

Postar um comentário