sábado, 3 de setembro de 2022

Ensinamento 16. Leitura Bíblica: Hebreus 7:20-28.




Hebreus 7:20-21. O sacerdócio de Cristo é fundamentado no juramento de Deus. Já aprendemos no estudo do livro de Hebreus que os sacerdotes levíticos assumiam tal posição devido à herança dada tribo de Levi. Ou seja, os levitas não receberam sua posição como sacerdotes por meio de um juramento de Deus, eles foram simplesmente designados para essa posição por causa de sua linhagem. Nm. 3:10. Então, podemos concluir que Jesus é muito maior do que os sacerdotes levíticos porque Ele se tornou um sacerdote com um juramento feito pelo Senhor dos Exércitos. Os homens em sua grande maioria quebram os seus juramentos, entretanto em Deus não há mudanças ou variação da Sua Palavra. Tg.1:17. O sacerdócio eterno de Jesus foi estabelecido com base em Sua obediência, Sua obra na cruz, Seu caráter supremo Hb. 2:10 e Hb. 5: 5–10 e principalmente no juramento de Deus. Sempre que Deus fez um juramento divino, Ele não mudou de ideia. Qualquer pessoa que questionasse a realidade desse sacerdócio teria que contender com a poderosa autoridade de Deus. Sl. 110:4.

Hebreus 7:22. Cristo é o perfeito Fiador. Toda a Bíblia assegura de modo contundente que Cristo é o plano final de Deus para salvar o pecador. Por este motivo Jesus foi constituído por fiador (Pessoa que se torna responsável por obrigações assumidas por outro). Is. 53:4-5. O que é o plano de salvação de Deus. Deus através de Sua longanimidade e benignidade propôs segundo o beneplácito de Sua vontade, um plano para conduzir o pecador ao arrependimento. Ro. 2:4. Neste plano, Ele permitiu a morte do Seu Filho para salvar todo aquele que nEle crer. Jo. 3:16. Deus tornou-se carne e viveu entre nos. Jo. 1:1 e 14. Não conheceu o pecado e se fez pecado por nós. Hb. 4:15 e II Co. 5:21. Notadamente, os nossos pecados são a causa da morte de Cristo. I Co. 15:1-3.

Hebreus 7:23-24. O sacerdócio eterno. Os sacerdotes terrestres obviamente morrem, ou seja, os mesmos possuem um sacerdócio limitado. Já o sacerdócio de Jesus não terá fim. São diversas as limitações do sacerdócio levítico em relação ao Sacerdote Eterno:

Jesus tem uma vida incorruptível (nunca cessará). Hb. 7:16. Isso não apenas torna o sacerdócio de Jesus superior, mas permite que Ele cumpra a promessa, feita por Deus no Salmo 110, de estabelecer um sacerdote como Melquisedeque "para sempre" Sl. 110: 1-4.

Os sacerdotes humanos são pecadores. Hb. 7:27.

Cristo não tem pecado. Hb. 4:15.

Os sacrifícios dos levitas são limitados. Hb. 9:6-7.

O sacrifício de Cristo é perfeito e infinito. Hb. 9:11–12.

Hebreus 7:25. Cristo salva perfeitamente. Cristo consumou a Sua obra. Portanto, o pecador não pode complementar ou melhorar o que nosso Redentor fez, além de salvar com perfeição Jesus ainda intercede por nós perante Deus. O tema basilar das Sagradas Escrituras é a salvação, sendo fato, que ao homem é impossível ser salvo por méritos próprios. Mt 19:26. Portanto, diante desse cenário, chegamos a conclusão de que o mundo precisa de um salvador. Jo. 4:42. Cristo o único caminho para a salvação. Nas organizações religiosas os líderes apregoam uma redenção efêmera, onde a salvação é um processo a ser conquistado pelo pecador através do seu bom comportamento e suas obras, os tais ignoram que Jesus salva o seu povo dos pecados. Mt. 1:21. Não obstante, esses lobos devoradores através de mentiras e fábulas cauterizam as mentes das pessoas para que as mesmas, não encontrem o verdadeiro e único caminho. Jo. 14:6. Cristo sempre vive e sempre intercede - pois Ele tem poder para salvar por meio do mérito de Sua obra expiatória na cruz cruel do Calvário e Sua gloriosa ressurreição. Todo o poder foi dado a Ele pelo Pai, e assim Ele pode, com autoridade absoluta, declarar Sua capacidade de salvar perfeitamente todos os que confiam em Seu nome. Ro. 8:34.

Hebreus 7:26-28. O caráter eterno de Cristo. Essa passagem, não trata-se apenas do fato de Cristo viver para sempre, mas principalmente da perfeição do Seu caráter e natureza eterna. Todos os atributos de Cristo listados aqui correspondem aos atribuídos a Jesus em outras partes do livro de Hebreus, bem como no Novo Testamento. Jesus é Santo, que significa Separado. Ele é inocente e se fez pecado por nós. II Co. 5:21. Cristo foi tentado, contudo não caiu em pecado. Hb. 4:15. Em decorrência de Sua obediência Jesus foi exaltado por Deus. Fp. 2:9. A expressão “por isso” exprime em Filipenses 2:9, uma conclusão ou consequência. Em decorrência da Sua obediência Cristo foi exaltado de tal modo que nada ou ninguém, em lugar algum poderá ser superior a Ele. Ef. 1:21. Cristo não se exaltou, Ele foi exaltado por Deus para que em tudo tenha a preeminência. Em Cristo foram criadas todas as coisas, pra Ele e por Ele. Cl. 1:16-19. A grande diferença entre o sacerdócio de Cristo e o sacerdócio humano, diz respeito ao fato dos sacerdotes advindos da Lei, precisavam fazer a expiação dos seus próprios pecados e depois pelos pecados do povo judeu. O que consistia apenas na comemoração dos pecados, porque é impossível que sangue de animais pudessem tirar o pecado. Hb. 10:3-4. Já Cristo, o Filho Perfeito, ofereceu-Se apenas uma vez e santificou para sempre aqueles que creram em Sua obra expiatória. Hb. 10:14 e Hb. 9:28.

Pesquisa na net.


Referencias bíblica: ACF.

Pr. Walter Costa

Esperança-PB,03 de Setembro de 2022.


Nenhum comentário:

Postar um comentário