domingo, 7 de agosto de 2022

Ensinamento 12. Leitura Bíblica: Hebreus 6:9-12.

 


Hebreus 6:9. Coisas que Deus espera dos crentes. Após, mostrar que é impossível o crente perder a salvação. Hb. 6:4-6. Agora o apóstolo nos mostra o que Deus espera dos seus filhos. Quando o Espírito Santo, sopra uma palavra no mente (ouvido) de um escritor do Livro Sagrado, devemos entendê-la de modo literal. A palavra "amados" tem origem na palavra grega agapetos. E todas as vezes que foi usada no Novo Testamento (60 VEZES) diz respeito aos filhos de Deus. Em nove delas Deus fala para Cristo e as demais para os crentes. Então, quais seriam as coisas que Deus espera dos crentes. Ele espera os 5C.

Consolação. O grande Consolador é um Deus de paciência e consolação. II Ters. 2:16 e Ro. 15:5. Com essa certeza fixada na mente, o crente sabe que o Senhor é seu consolo em todos os momentos de tribulação. II Co. 1:3-4. Quando esperamos inteiramente em Deus, nos sentimos aliviados, confortados e tranquilos, pois, sabemos que Ele nos tirará do lago horrível e nos firmará os passos. Sl. 40:1-2. O maior consolo do crente é saber, que todo sofrimento no tempo presente e passageiro e que a leve e momentânea tribulação produzirá nos crentes, um peso eterno de glória. II Co. 4:17-18.

Confiança. A Bíblia mostra que o nosso Deus é um Deus de certezas, não de dúvidas. Por este motivo, o crente sabe que a sua certeza, a sua confiança está unicamente em Jesus Cristo, na Sua verdadeira Pessoa e obra. Ef. 3:11-12. A confiança no Senhor nos traz a verdadeira paz, que excede ao entendimento humano, cremos e confiamos perpetuamente no Senhor. Fp. 4:7 e Is. 26:3-4. Independente da situação ou circunstância aquele que tem a paz de Deus refrigera a alma, com a tranquilidade e confiança que só o nosso Pai nos dá. A paz verdadeira e diferente da paz que o mundo dá. Jo. 14:27. O crente sabe que Deus é a sua fortaleza nos tempos de angústia. Sl. 37:39-40 e Hb. 13:6.

Consistência. Seja firme e constante na obra do Senhor. Ora, Deus é Espírito, entretanto Ele criou a Sua igreja fisicamente e colocou Cristo como cabeça e fez dela a plenitude do Seu Filho aqui na terra. Ef. 1:22-23. O senhor espera que os crentes sejam fervorosos no servir-Lho. Ro. 12:11. Recebemos gratuitamente a dádiva de sermos feitos filhos de Deus. Jo. 1:12. E por este motivo, o mínimo que podemos fazer é buscar viver segundo os ensinamentos contidos na Sagrada Escritura. Ef. 6:6-7. A firmeza, a constância e abundância são três atributos que devem transpassar a vida do crente, pois assim sendo aperfeiçoamos o nosso relacionamento com Deus e nos apresentaremos a Ele como obreiros aprovados e que não se envergonham do seu viver. II Tm. 2:15.

Correção. O Livro Sagrado, mostra-nos e exorta-nos a nos separamos de toda e qualquer comunicação com as trevas. Afinal, não existe consenso entre os que são de Cristo e os que servem a Belial (aquele que é oposto da luz, do bem e de Jesus Cristo). II Co. 6:14-16. Quando somos resgatados da nossa vã maneira de viver. I Pe. 1:18. Nos tornamos morada do Deus em Espírito, I Co. 3:16. e passamos a ter uma relação íntima como o nosso Pai, deixamos ser peregrinos e nos tornamos membros da família de Deus. Ef. 2:19-22. Portanto o Senhor espera que sejamos filhos inculpáveis e resplandecentes. Fp. 2:15.

Compaixão pelos perdidos. A Sagrada Escritura mostrar clara e objetivamente que a nossa alma é imortal e que muitos padecerão no castigo eterno. II Tes. 1:8-9. Com esse quadro afixado na mente o crente tem a obrigação de anunciar ao evangelho a toda a criatura. Mc. 16:15-16. Não sabemos qual semente brotará, mas temos uma linda missão de anunciar o Evangelho da paz, levando as boas novas. Ro. 10:15. Portanto é de suma importância a nossa compaixão (amor) e compromisso com as almas que estão a espera de ouvir a verdadeira Palavra de Deus, afinal a fé é pelo ouvir. Ro. 10:17.

Observação importante: O termo acompanham significa: Ir junto com; seguir. Ou seja, não são as obras que fazem ou mostram que alguém é salvo. Justamente pelo contrário, só poderão produzir obras aqueles que já foram salvos pelo sangue do Cordeiro. As Escrituras de forma clara mostra que o destinatário, pessoa designada para realizar as boas obras, são aqueles que já foram justificadas pela fé em Cristo, e salvas pela graça. Ef. 2:8-10. Obviamente nem todo salvo produzirá obras dignas de galardão. I Co.3:11-15. Essa passagem mostra que a salvação não é algo dependente das obras, pois aqueles cujas obras se queimaram são, apesar disso, salvos. Fica claro então, que as obras de um homem não têm relevância para a salvação e sim a salvação é quem tem relevância para as obras. Tt. 3:8.

Hebreus 6:10. Deus é justo para com os santos. Quando somos chamados a servir, não devemos nos preocupar se seremos ou não capazes de realizar a tarefa passada, o nosso Deus irá nos aperfeiçoar, para fazermos a Sua vontade Hb. 13:20-21. O desejo do nosso Pai e que sejamos aperfeiçoados para a obra do Seu ministério. Ef. 4:12. A nossa missão é trabalhar para Cristo até final da nossa vida carnal, quando fazemos isso com o coração voltado unicamente para o nosso Salvador, teremos uma recompensa maravilhosa. I Pe. 5:4.

Hebreus 6:11-12. Não devemos negligenciar a obra do Senhor. Não podemos cair na artimanha da negligência, na grande maioria das vezes em que o crente é sobrepujado por Satanás e pelo simples fato de cochilarmos (negligenciamos) a palavra de Deus. Hb. 5:11-15 e I Tes. 5:6. O crente deve está atento e não desviar-se dos ensinamentos contidos nas Sagradas Escrituras. Hb. 2:1. Despertar é pôr em prática de forma firme, constante e abundante o seu trabalho na obra do Senhor I Co.15:58. Primariamente a obra do Senhor só pode ser feita com base na obediência a Sã doutrina. Ro. 6:17 e Tt. 2:1.


Referencias bíblica: ACF.

Pr. Walter Costa

Esperança-PB, 07 de Agosto de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário