domingo, 14 de agosto de 2022

Ensinamento 13. Leitura Bíblica: Hebreus 6:13-20.








Hebreus 6:13-15. A promessa feita por Deus. Todos conhecem a história na qual Abraão entregou o seu único filho em sacrifício e obediência a Deus. No momento em que o patriarca estendeu a sua mão e tomou o cutelo para imolar Isaque, o Senhor o deteve e providenciou um carneiro como substituto. Gn. 22:10-13. Então, após "sacrificar" seu único filho ao Senhor, Abraão recebeu de do Senhor dos Exércitos a maior de todas as promessas. Gn. 22:15-18. E a promessa que Deus fez se refere à Pessoa, Obra, Ministério e Ofício de CRISTO JESUS ​​nosso Senhor e Sua morte sacrificial na Cruz e ressurreição gloriosa – uma promessa que é extensiva a TODOS os que crêem nEle. Gl.3:14-18. Portanto o único CAMINHO que resta ao pecador é a morte de um substituto (lembrem-se do cordeiro que substituiu Isaque). Vejam bem, não poderá ser qualquer substituto e sim aquele sem mácula, incontaminável e aprovado por Deus. Jo. 1:29 e I Pe. 1:18-19.

Hebreus 6:16. Os homens juram por alguém superior. Nessa passagem o apóstolo faz uma ilustração da promessa Divina, usando a senso comum da raça humana. Ex. 22:11. Ou seja, o fato de quase sempre basearmos um juramento em algo mais elevado do que a pessoa que fez o juramento em primeiro lugar também reconhece a moralidade limitada e falível da humanidade. Em tempos passados, era comum, quando duas pessoas estavam em questão, celebrarem um acordo através de um juramento, esse fato, faziam cessarem todas as questões e conflitos. Pv. 26:20.

Hebreus 6:17. A imutabilidade do conselho de Deus. Imutabilidade é qualidade, estado ou condição de imutável. Hb. 13:8. A doutrina da imutabilidade de Deus nos dá uma base sólida, sobre a qual baseamos nossa esperança. II Sm. 7:22. Nosso Deus não é um pedaço de barro, ferro, madeira ou outra substância qualquer. Sl. 115:4-8. O nosso Deus é uma Rocha eterna e imutável. Os homens em sua grande maioria quebram os seus juramentos. Em Deus não há mudanças ou variação da Sua Palavra. Tg.1:17. Todo aquele que crer em Cristo e em Sua obra torna-se herdeiro da promessa feita ao crente Abraão. Gl. 3:9 e Gl. 3:22. Ou seja, se você já foi submerso em Cristo, então tu és descendente de Abraão e herdeiro conforme a promessa. Gl. 3:27-29 e I Jo. 2:25.

Hebreus 6:18. Duas coisas imutáveis. (juramento e promessa) de Deus. A Bíblia deixa claro que todos os homens são mentirosos. Sl. 116:11 e só Deus é verdadeiro. Jo. 3:33 e Jo. 8:26. O SENHOR, em Sua graça e bondade, nos deu duas coisas imutáveis ​​nas quais é impossível para Ele mentir – a promessa e o juramento. Ro. 3:4. Não tendo Ele, alguém maior para fazer um juramento, jurou por Si mesmo. V.13. Deus é Santo, e um Deus santo não pode mentir, nem pode um Deus de justiça contradizer Sua santa Palavra. Jo.17:17. A Palavra de Deus escrita, é verdade revelada desde princípio e que dura para sempre. Sl. 119:160.

Hebreus 6:19-20. Cristo é a âncora da nossa esperança. Ter esperança é crer e anelar por algo que acontecerá. Os salvos não enxergam a esperança, mas, são convictos que ela é a causa da sua salvação. Ro. 8:24-25. Antes estávamos sem Cristo e sem esperança, porém, a misericórdia de Deus, nos revelou o grande ministério que esteve oculto, que é Cristo em nós a esperança da nossa glória. Cl. 1:26-27. Irmão, você não tem ideia de quão grande e excelente glória nos será revelada. Ro. 8:18 e II Co. 4:17-18. Já somos salvos, entretanto aguardamos a bem-aventurada esperança, a qual podemos traduzir como vida eterna. Tt. 2:13. O crente regojiza-se e tem paz, pois, tem plena convicção de que a graça de Deus foi derramada em nós pelo Espírito Santo. Tt. 3:5-7. A Palavra de Deus nos garante que quem tem o Filho tem a vida. I Jo. 5:12-13. Essa certeza nos é dada por Deus, e Ele não pode mentir. Tt. 1:2 e Hb. 10:23.

O que é uma Âncora:

Âncora é uma palavra da área náutica que indica uma peça de ferro presa em uma corda ou corrente e que serve para imobilizar um objeto flutuante. Em sentido figurado, a palavra âncora pode indicar abrigo, proteção ou segurança. A âncora estabiliza os navios durante as tempestades. Justamente neste sentido que a Palavra de Deus nos mostra que aqueles que estão ancorados em Cristo, podem desfrutar da calmaria, mesmo em meio das tempestades. A âncora traz segurança. Quando estamos enraizados e edificados em Cristo temos a certeza da segurança eterna. Ro. 8:1. Esse fato, Estar em Cristo, nos fortalece, uma vez que, o crente é CONSERVADO/PRESERVADO, por Jesus Cristo. Jd. 1:1. Está encorado em Cristo significa receber uma viva esperança. I Pe. 1:3-5. Através de Cristo passamos a crer e manter nossa esperança apenas em Deus. I Pe. 1:21 e II Tes. 2:16. Quando os marinheiros lançam a âncora o destino é as profundezas do mar, em busca de um local que possa firmar a embarcação. Já para os crentes, a esperança como a âncora da alma é lançada por Cristo para dentro da vida eterna, então retenhamos firmes a nossa confissão. Hb. 6:19 e Hb. 4:14. Quando o crente não conserva ou rejeita a fé torna-se náufrago, não perderá a salvação, porém, passará pelas tormentas do naufrágio. I Tm. 1:19-20 e I Co. 5:5. Concluímos pois, afirmando que nossa esperança está totalmente e exclusivamente atracada em Cristo. Por isso, temos a CERTEZA de nada ou ninguém poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus. Ro. 8:35-39.

Esperança-PB, 14 de Agosto de 2022.

Pr. Walter Costa.

Referencias bíblica: ACF e LTT.


Nenhum comentário:

Postar um comentário