domingo, 21 de agosto de 2022

Ensinamento 14. Leitura Bíblica: Hebreus 7:1-10.








Hebreus 7:1-3 Melquisedeque sacerdote do Deus Altíssimo. A primeira referência Bíblica que temos de Melquisedeque é encontrada no capítulo 14 do livro de Gênesis. Após resgatar Ló das mãos de Quedorlaomer, rei de Elão, ao retornar Abrão recebeu as bençãos de Melquisedeque, sendo que o patriarca honrou o sacerdote do Deus Altíssimo com o dízimo. Gn. 14:14-18. A Bíblia apresenta Melquisedeque como alguém que tem a sua genealogia desconhecida. As Escrituras mostram que Melquisedeque era rei de Salém (antigo nome de Jerusalém, que significa cidade da paz). Sl. 76:2. Lembre-se que o autor do livro aos Hebreus enfatiza que Jesus é o Sumo Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Hb. 6:20. Ao olharmos a figura de Melquisedeque com os olhos do Novo Testamento, facilmente veremos que todas as referências do Antigo Testamento a ele são designadas por Deus para nos apontar a Cristo e Seu sacerdócio infinitamente superior e glorioso reino eterno. A oferta voluntária de Abraão feita ao Senhor deve ser um lembrete de que nosso Deus Altíssimo é o Possuidor do céu e da terra e nos redimiu do abismo do inferno, por meio do sacrifício de Seu Filho unigênito. Is. 53:4-6. Ou seja, Melquisedeque é o que chamamos de Cristofania (manifestação visível de o Cristo antes do tomar carne). Ele era um rei de justiça sobre a cidade de paz. Cristo, cuja pessoa e obra alcançam plenamente a verdadeira justiça e a verdadeira paz. Cristo é nossa justiça; Cristo é nossa paz. Jo. 16:33 e Is. 9:6

Hebreus 7:4. O patriarca dizimou a Melquisedeque. Abraão (Abrão) não recebeu nenhuma oferta do rei de Sodoma. Gn 14:21-23. Contudo, aceitou de bom grado a honraria advinda de Melquisedeque. No encontro com o Abrão o Rei de Salém honrou Deus pela vitória milagrosa de Abraão. Embora Abraão tenha exercido grande fé ao travar uma guerra contra os quatro reis, foi o Deus Altíssimo que mereceu a glória e a honra de ter sucesso. Em resposta as bençãos recebidas Abrão deu o dízimo a Melquisedeque. Existem muitas controvérsias no que diz respeito ao dízimo nas assembleias neotestamentárias. Alguns, pregam o dízimo era apenas para a lei judaica (Observe, o dízimo começou com Abraão pelo menos 400 anos antes da Lei de Moisés ser dada) já outros cobram (literalmente) aos fies o pagamento do dízimo. Na igreja de Cristo, todo salvo membrado sabe que o devolver as dadivas advindas do Senhor, é Bíblico e deve ser algo buscado pelo crente. Pv. 3:9-10. Porém, não cabe a igreja cobrar o mesmo a membresia. Nas IBBFs não temos o costume de pedir dízimo a ninguém (inclusive mal falamos no assunto) e não tratamos ninguém de modo diferente por ser ou não ser dizimista. O que a Bíblia diz aqui é o seguinte: Dá o que genuinamente dás com alegria. Não diz: Dá mais do que podes, e depois tenta ser feliz com isso. II Co. 9:7. O pensar do crente deve ser nas coisas que são de cima. Cl. 3:2. Por isso, devemos entender que somos meros mordomos das coisas pertencentes a Deus, pois, dEle é a terra e sua plenitude. Sl 24:1. Se o seu coração estiver em Cristo e se você estiver buscando em primeiro lugar o reino de Deus, o dizimar, com certeza não será um problema, normalmente é um problema para aqueles que estão com o coração nos tesouros terrenos e que pensam apenas nas demais coisas e não no reino do Senhor. Mt. 6:33-34.

Hebreus 7:5-6. Sacerdócio de Melquisedeque é superior ao sacerdócio Levita. Ponto primordial nessa passagem que o apóstolo nos mostra é que Melquisedeque é maior do que Abrao e logicamente superior ao sacerdócio dos levitas. Qual é a diferença básica entre os dois tipos de sacerdotes? Os da Antiga Aliança também recebiam dízimos dos seus irmãos e dizimavam ao Senhor, era o que as Escrituras mostram como “dízimo dos dízimos”. Ou seja, se eles dizimavam a Alguém superior, então Esse é maior do que eles. Nm. 18:21-26. O argumento utilizado no versículo 6, comprovar a superioridade de Melquisedeque; e, em consequência, para provar a superioridade do sacerdócio de Cristo além do de Aarão. Como na semente de Abraão todas as nações da terra seriam abençoadas, Abraão recebeu uma bênção sacerdotal de Melquisedeque, que como já vimos é uma Cristofania (manifestação visível de o Cristo antes do tomar carne), a semente prometida, para mostrar que era por meio dele, como o sumo sacerdote de a raça humana, que esta bênção seria derivada de toda a humanidade. Hb. 7:20-22. “O que tinha as promessas” Esta frase descritiva é usada como um "sinônimo" para Abraão ("o possuidor das promessas") que recebeu as promessas . Sl. 105:6/ Atos 7:17 e Ro. 4:13.

Hebreus 7:7. O menor é abençoado pelo Maior. O apóstolo Paulo usa esse tipo de raciocínio para mostrar que Jesus Cristo, não o sistema de sacerdotes do Antigo Testamento, é o plano final e perfeito de Deus para nossa salvação. Hb. 7:16 e Hb. 7:25.

Hebreus 7:8-10. De Abraão a Levi, quem recebeu dízimo, pagou dízimo. De acordo com os termos da Lei dada a Moisés, os filhos de Israel davam 1/10 dos seus lucros aos levitas. Por sua vez, os levitas, que não possuíam herança de terras, recebiam o dízimo dos filhos de Israel como renda, e seu dever era ser sacerdotes e ministrar na tenda de reunião, no altar e, posteriormente, no templo. Ou seja, o dízimo, que é dado do menor ao maior, é usado como prova adicional de que o sacerdócio de Melquisedeque, discutido nos versículos anteriores, é maior do que o de Arão. Também demonstra que Melquisedeque é uma figura maior do que Abraão, visto que Abraão lhe pagou o dízimo. Esse dízimo, de acordo com essa lógica, é ainda mais importante do que aquele coletado pelos sacerdotes de seus irmãos israelitas.

Esperança-PB. 21/08/2022.

Pr. Walter Costa.

Referencias bíblica: ACF e LTT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário