domingo, 19 de junho de 2022

Ensinamento 5. Leitura Bíblica: Hebreus 3:1-6.

 



Hebreus 3:1. Participantes da vocação celestial. Ao usar o termo “irmãos” fica claro que o livro de Hebreus foi escrito explicitamente para aqueles que têm fé em Jesus Cristo. Em outras palavras, essas são admoestações para os crentes, e somente para os crentes. Já expressão “santos” é uma designação para aqueles que já forma iluminados e provaram o dom celestial. Hb. 6:4-5/ Ro. 11:29 e Ef. 2:8. Esse fato, torna o crente participante da vocação celestial e da natureza Divina. II Pe. 1:4. Por receber tão grandiosa promessa, o salvo sabe que toda honra e toda glória pertencem ao grande Apóstolo e Sumo Sacerdote de nossa confissão, Autor e Consumador da nossa fé. Hb. 12:2. Ele foi o escolhido antes da fundação do mundo, para redimir todos os que cressem em Sua morte sacrificial e gloriosa Ressurreição. I Pe. 1:18-21. Ou seja, o mínimo que se espera daqueles que são participantes da vocação celeste é que não sejam conformados com com o presente século mal e que resplandeça com astros no meio de uma geração corrupta. Ro. 12:1-2 e Fp. 2:15. Quando a Escritura mostra Cristo como Apóstolo, (Aquele que é enviado) dentro do contexto do versículo, descreve com perfeição a Pessoa de Cristo, pois Ele foi enviado para nos trazer as boas novas. Cristo é o nosso exemplo e devemos fazer o que Ele fez. Jo. 20:21.

Hebreus 3:2-3 A fidelidade de Cristo é de Moisés. O Velho Testamento é repleto de vultos ou tipos de Cristo. Moisés pode em alguns aspectos ser identificado como um protótipo de Cristo, principalmente no que diz respeito a sua fidelidade na casa de Deus. Nm. 12:7. Moisés foi encarregado de todos os aspectos do chamado de Deus a Israel. Ele os tirou da escravidão no Egito e eles foram batizados em Moisés, ou seja, eles foram 'identificados' com ele quando cruzaram o Mar Vermelho. Mas, Cristo é superior a Moisés, pois Ele é a Pedra. I Co. 10:1-4. Superioridade de Cristo é sobremaneira, uma vez que Moisés representa o ministério da morte e condenação, já Cristo representa da justiça e da reconciliação, o de Moisés e transitório, já o de Cristo é eterno. II Co. 3:7-11 e II Co. 5:17-19. No Judaísmo, não há figura maior do que Moisés. Foi Moisés quem tirou Israel da escravidão no Egito e trouxe as leis de Deus para a nação de Israel. O autor de Hebreus não faz nada para diminuir o caráter ou a reputação de Moisés. Pelo contrário, ele é descrito como fiel. No entanto, esses versículos deixam claro que Jesus está muito acima de Moisés quando se trata de autoridade ou exemplo. Outro aspecto que, demonstra que a glória e honra devidas Jesus são infinitamente superiores às exigidas para qualquer outro santo muito estimado do Antigo Testamento. Podemos resumir essa passagem da seguinte forma: Moisés foi um servo fiel, que honrou e glorificou o Santo Nome de Deus com suas realizações, entretanto ele foi CRIADO, já Jesus é o CRIADOR de todas as coisas, tudo foi criado e subsistem através de Cristo. Cl. 1:16-17. Quando a Bíblia afirma “todas as coisas” está afirmando que Cristo criou tudo (no céu e na terra, visível ou invisível). Entre a criação estão os poderes temporários cedidos aos homens. Jo. 1:1-3.

Hebreus 3:4. Quem edificou todas as coisas foi Deus. Podemos aferir de modo Bíblico que Moisés foi a ferramenta humana usada por Deus para realizar a Sua vontade destinada ao povo Hebreu. “Na analogia da casa, Deus é o arquiteto e Jesus é o construtor da casa de Deus. Moisés é um servo na casa de Deus. A fidelidade de Moisés não está em questão. Visto que Deus construiu tudo, e Jesus Cristo construiu a casa de Deus, Jesus é Deus”. TEXTO RETIRADO DO ESTUDO DE HEBREUS NPO SEGUINTE LINK: http://www.abideinchrist.com/messages/heb3v1christsuperiormoses.htmNessa passagem temos uma clara indicação de Jesus é Deus. Tema recorrente na epístola aos Hebreus. Hb. 1:2.

Hebreus 3:5. O testemunho de Moisés. Essa passagem é fundamentada no testemunho que Moisés de Cristo deu no capítulo 18 do livro de Deuteronômio. No versículo 15 Moisés afirma que Deus levantaria um profeta do meio dos israelitas. Dt. 18:15. Já no versículo 18 o próprio Deus fala que o profeta será maior que Moisés. Dt, 18:18. Toda a Escritura é obra literal de Deus, que usou homens para produzirem e escreverem a Sua vontade. Então devemos receber com atenção as palavras do profeta. Mas, no caso em análise o próprio Deus falou, então devemos prestar o duplo da atenção. As pessoas durante o ministério de Cristo O reconheceram como esse Profeta predito nos dias de Moisés. Jo. 6:14 e Jo. 7:40. Já alguns pensaram que João O Batista poderia ser esse Profeta. Jo. 1:19-21. Mas o Novo Testamento nos diz claramente que Jesus é esse profeta. Atos 3:19-26 e Atos 7:37. 

Hebreus 3:6. Somos a casa do Deus em Espírito. Ef. 2:20-22. A parte principal de um edifício é a fundação. Pois, ela é essencial para a segurança do mesmo e de seus ocupantes. Nessa passagem a Bíblia nos mostra que tendo Cristo com fundamento principal I Co. 3:11 e os crentes como parte integrante desde edifício e com cada parte individual desta superestrutura espiritual fazendo a sua justa operação ocorrerá de modo natural o aumento do corpo e a edificação. Ef. 4:16. O objetivo final desta grande construção é glorificar a Deus, através de sacrifícios espirituais agradáveis ao Senhor. I Pe. 2:4-6. Além dos sacrifícios espirituais os crentes podem glorificar a Deus através do sacrifício de louvor. Hb. 13:15. Os praticantes do evangelho anátema usam a parte B desde versículo, eles afirmam que aquele que não permanecer firme perderá a salvação, o intuito deles é transtornar o Evangelho de Cristo. Gl. 1:6-9. Sabemos que quando Deus começa a boa obra em um pecador, através do Espírito Santo que habita no crente, Ele irá aperfeiçoa ate o dia de Jesus Cristo. Fp. 1:6. Este aperfeiçoamento é uma dádiva de Deus, que além de aperfeiçoar, também confirma; fortifica e estabelece o crente. I Pe. 5:10. O próprio Cristo irá nos testificar (confirmar) até fim. I Co.1:8. Portanto, em Hebreus 3.6 nada fala em perda da salvação e sim que o crente verdadeiro, que põe sua fé e sua confiança no Substituto certo, Cristo, que com uma única oblação aperfeiçoou para sempre os seus eleitos. Hb. 10:14, será conservado firme até o fim.

Esperança-PB, 19 de Junho de 2022.

Pr. Walter Costa.

Referencias bíblica: ACF e LTT.


Nenhum comentário:

Postar um comentário