sábado, 11 de junho de 2022

Ensinamento 4. Leitura Bíblica: Hebreus 2:10-18.






Hebreus 2:10. Cristo o Príncipe da salvação. De modo inspirado ao autor da epístola aos Hebreus volta a reforçar que Cristo é Deus e dessa maneira é o Criador de todas as coisas. Cl.1:17 e Jo. 1:1-3. Agora ele explica que CRISTO é tudo em todos. Ele o Salvador, Redentor, Libertador. Cl. 3:11. Segundo unicamente as riquezas da Sua graça, Cristo nos libertou pelo Seu Sangue. Ef. 1:7. Não estamos tratando aqui de pessoas boas e sim de ímpios, o sacrifício de Jesus torna-se bem maior, pois ousou a morrer por nós, sendo todos nós sem exceção pecadores, além desde magnífico ato Cristo também nos justificou e nos livrou da ira. Ro. 5:6-9. O penoso trabalho realizado pelo Príncipe da salvação, não foi em vão, pois trouxe muitos filhos à glória. O caminho que levou o Nosso Senhor àquele maldito calvário, foi horrendo e humilhante, o castigo que antes estava preparado para nós pecadores foi pago através do seu precioso SANGUE, Ele foi ferido por nossas transgressões e moído por causa das nossas iniquidades. Is. 53:5. Este sacrifício por si só é suficiente para salvar todo àquele que se achegar a Deus, através da fé na morte e ressurreição do Seu Filho. Naquela cruz padeceu uma única vez o Justo pelos injustos. I Pe. 3:18. Cristo levou os pecados de todos aqueles que Nele crerem e ressuscitou para justificá-los Ro. 4:25. Não poderíamos encontrar um substituto melhor, Aquele que com uma única oblação (oferta) aperfeiçoa para os que são separados para a salvação. Hb. 10:14.

Hebreus 2:11. Cristo não se envergonha de chama os salvos de irmãos. De modo Escriturístico, podemos afirmar que a salvação é um ato perfeito de Deus. No momento em que recebemos Cristo como nosso único e suficiente Salvador, somos separados para o Senhor, adentramos a Sua família e nos tornamos irmãos e co-herdeiros de Cristo. Jo. 1:12–13/ I Jo. 3:1 e Ro. 8:16-17. O Novo Testamento mostra claramente que todo aquele que crer verdadeiramente na obra de Cristo, está santificado. Jesus é o Filho de Deus que se tornou o Filho do homem. Ele se santificou por nós indo à cruz por nós. I Pe. 2:24-25. O fato de Jesus te se tornado homem permitiu que Ele chame aquele que Ele salvou de irmão Mt. 25:40. Por meio da fé nEle nós também passamos a filhos santificados de Deus e co-herdeiros de Cristo. Atos 26:18 e I Co. 6:11. Cristo jamais se envergonhará dos Seus irmãos.

Hebreus 2:12-13. Os filhos dados a Cristo por Deus. Sabemos que o Dom da salvação nos foi dado gratuitamente a todos que pela fé creem no nome de Cristo. Ef. 2:8. Contudo, o modo escolhido por Deus para levar o pecador remido até Ele foi a expiação de Cristo para remir um povo para Si especial e zeloso. Tt. 2:14. Diante de tal afirmação, o crente tem a certeza de pertence a Deus. I Jo. 5:19 e I Jo. 4:4. Jesus Cristo veio ao mundo, encarnou e fez a propiciação dos nossos pecados na cruz. Por isso, o pecador arrependido confia em Jesus e tornando-se filho de Deus; passa a pertence a Cristo; foi separado deste mundo perdido e condenado e hoje pode clama ao Pai. Gl. 4:6-7. Também devemos enfatizar, que a obra da graça é perfeita, não necessita de complemento e não poderá ser desfeita. Jesus recebe o pecador do Pai, o qual torna-se Filho de Deus e de maneira nenhuma será lançando fora. Jo. 6:37 e Jo. 10:29.

Hebreus 2:14-15. Cristo aniquila o império da morte. Nosso Senhor e Salvador Cristo Jesus, fez-se semelhante aos homens participou das mesmas aflições que nós passamos. Hb. 4:15. A vida e obra de perfeita de Cristo é a causa da salvação eterna daqueles que nEle creem e a certeza que a morte foi aniquilada pelo esplendor de Sua glória. Ro. 6:23. Em outras palavras, ao assumir a forma corpórea de homem Jesus Cristo aboliu o poder escravizador que o medo da morte causa sobre a humanidade perdida. II Tm. 1:10; Cl. 2:15 e I Jo. 3:8.

Hebreus 2:16. Descendentes de Abraão. Deus fez uma promessa a Abraão. Gn. 12:3. Deus em Sua infinita sabedoria preestabeleceu o modelo pelo qual os homens condenados a morte eterna poderiam receber uma grandiosa salvação. Hb. 2:3. A graça de Deus foi manifesta a todos os homens. Tt. 2:11. Mas, só serão salvos aqueles que estiverem na descendência da semente de Abrão que é Cristo. Gl.3:16. Vejam bem, Cristo salvará os remanescentes de Israel no final da grande tribulação e na atual dispensação salva os descendentes espirituais de Abraão.

Hebreus 2:17-18. Cristo o Misericordioso e Fiel sumo sacerdote. Quando a Bíblia afirma que Cristo fez veio a semelhança dos irmãos. Ro. 8:3. Está afirmando que Ele veio “à semelhança da carne pecaminosa" e não "à carne pecaminosa" podemos definir melhor "à semelhança da carne" Ele era ao mesmo tempo homem semelhante aos demais, porém, sem pecado. II Co. 5:21 e Fp. 2:6-8. Através da rebelião de Adão o pecado e a morte adentraram ao mundo. Ro. 5:12. Isso explica a pecaminosidade da nossa natureza. Ou seja, herdamos a natureza pecaminosa em nosso DNA advinda de Adão. A morte adentrou no mundo pelo pecado Adâmico, não apenas a morte física, mas a espiritual. Então, Deus segundo o beneplácito da Sua vontade enviou o Seu Filho ao mundo para se tornar membro pleno da raça humana, pois apenas um homem perfeito e sem pecado poderia agir como mediador entre um Deus ofendido que está irado pelo pecado e a humanidade pecadora. I Tm. 5:12 e Atos 4:12. Na Lei judaica uma vez por ano o sacerdote (somente ele) entrava na parte mais sagrada do templo para oferecer sacrifícios pelos pecados do povo descrita no capítulo 16 do livro de Levítico. Hoje Cristo que é o Sumo Sacerdote dos bens futuros, se ofereceu a Si mesmo e com uma só oblação (oferta) aperfeiçoou os santificados. Hb. 9:11-14 e Hb. 10:14.

Esperança-PB. 11 de Junho de/2022.

Pr. Walter Costa.

Referencias bíblica: ACF e LTT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário