sábado, 2 de abril de 2022

Ensinamento II. Leitura Bíblica: Tito 1:10-16



Ensinamento II Leitura Bíblica: Tito 1:10-16

Tito 1:10. Características dos falsos mestres em Creta. O apóstolo relembra a Tito sobre a existência de falsos mestres e apresenta as suas características: desordenados, faladores, vãos e enganadores. O engano é um atributo natural dos falsos mestres e do anticristo. II Jo. 1:7. A igreja de Creta estava sendo bombardeada com uma série de falsos ensinamentos e doutrinas destrutivas. Alguns legalistas judaizantes (Legalismo: E o conceito de que o homem é aceito por Deus, devido ao cumprimento de leis, regras ou convenções), estavam mesclando a lei judaica, que havia sido cumprida em Cristo, com o glorioso evangelho da graça. Mt. 5:17. Ora, se a justiça fosse algo advinda da Lei não seria necessário a morte do nosso Senhor. Gl. 2:20-21.

Tito 1:11. Não devemos escutar os falsos mestres. O verdadeiro ajuntamento Bíblico tem a obrigação de falar todo o conselho de Deus e jamais dar espaço aos falsos mestres e lobos enganadores. Atos 20:26-32. Tapar a boca era uma ordem para impedir a disseminação desse falso ensino nas igrejas domésticas de Creta. Nessa passagem em particular os falsificadores da Palavra de Deus, estavam transtornando casas inteiras com ensinamentos anátema. O objetivo principal dos falsos mestres é o ENGANO. Sendo Bíblico afirmar que o principal objetivo deles é desviar os crentes do verdadeiro ensinamento. Então não devemos de modo algum, tolerar a falsa doutrina ou comprometer a verdade de Deus misturando-se com aqueles que vivem abraçados ao erro. Lembre-se a Bíblia torna-te perfeito para toda a boa obra. II Tm. 3:16-17. Noteis e desvia-vos dos que promovem escândalos contra a Sã Doutrina. Ro. 16:17-18. O apóstolo Paulo roga (rogar significa (pedir com insistência e humildade; suplicar, implorar, instar) aos irmãos de Roma para marcar e evitar aqueles que causam divergências e escândalos contra a doutrina bíblica.. Ou seja, a base para a separação não é o modo como se comportam as pessoas e sim o modo em que elas recebem e praticam a Sã Doutrina. Uma característica básica dos falsos mestres é a exaltação do poder no homem a este o Senhor dirá que nunca os conheceu. Mt. 7:15 e 21-23. Os batistas Bíblicos fundamentalistas em sua essência tem por natureza não falsificar a SANTA PALAVRA DE DEUS. II Co. 2:17.

Tito 1:12. Paulo faz citação de um profeta cretense. Nesse versículo, Paulo cita um profeta cretense. Fazendo uma busca rápida na história, veremos que o apóstolo cite Epimênides, um escritor cretense do século VI aC. Essa citação, provavelmente era amplamente conhecida, tanto por Tito, quanto por todos os cidadãos em Creta. Paulo fez uso de material não escriturístico para apoiar um ponto bíblico. Nada nos impede de citamos algum texto que não seja inspirado. Contudo, devemos sempre colocá-lo como algo produzido por um homem e portanto passível do erro. No tocante as qualificações dada pelo escritor aos naturais de Creta simplesmente relata a condição do homem natural, que encontra-se afastado de Deus entregue a sua carnal compreensão, vivendo para agradar a carne e o pensamento. Ef. 2:1-3.

Tito 1:13. Repreendendo para tornar os crentes sãs na fé. Os falsos ensinos daquela época, como os de agora, precisavam e precisam ser combatidos, corrigidos e contraditos, permanecendo firmes na verdade inalterável e inerrante da Palavra de Deus. II Tes. 2:15. No contexto dessa passagem, podemos afirmar que Paulo exorta a Tito repreenderos crentes, no sentido de não dar ouvidos a doutrinas estranhas. Sabidamente o crente deve se fortificar com a graça do Senhor. Hb. 13:9. Como posso afirmar que a exortação de repreensão foi dada aos crentes? Raramente os incrédulos são objeto de repreensão. Normalmente, são os crentes os receptores da repreensão. I Tm 5:20/ II Tm 4:2 e Tito 2:15. O próprio texto é claro ao afirmar que o resultado final da admoestação é tornar aqueles que a escutaram “são na fé”. Não há possibilidade de um incrédulo ser sã na fé.

Tito 1:14. A ordem de não ouvir as fábulas judaicas. No versículo anterior, o apóstolo mandou que Tito repreendesse os crentes da cidade de Creta, para que os mesmos ficassem sãs na fé. Agora, ele explica o motivo, os falsos mestres (v1), estavam ensinando fábulas judaicas e mandamentos de homens, característica típica dos hipócritas. Mt.15:7-9. Paulo por diversas vezes orienta aos crentes, para não darem ouvidos a fábulas criadas pelo falso ensinamento. I Tm. 4:1 e 7/ II Tm. 4:4. Nos tempos atuais, as organizações criam, ensinam e cobram obediência dos seus fiéis, a uma extensa lista de regras e preceitos de homens, que até tem uma aparência de devoção, mas são de nenhum valor para Deus. Cl. 2:21-23. O ensino estranho a Bíblia desviam os ouvintes da verdade. A Palavra de Deus é o único lugar onde encontramos a verdade sobre todas as coisas. Jo. 17:17 e Sl. 119:160.

Tito 1:15. Todas coisas são puras para os puros. Nos versículos 15 e 16 Paulo volta a exemplificar atributos dos falsos mestres. Os impostores desordenados, estavam ensinando que era através do cumprimento de determinadas regras que o homem era purificado, são as chamadas doutrinas e preceitos de homens. Cl. 2:8. Os contaminados e infiéis são aqueles que distorcem o evangelho de Deus e a Sua verdade para seus próprios fim. Fp. 3:18-19. Esses estão contaminados aos olhos de Deus e para aqueles que estão contaminados e incrédulos, nada é puro. Em suas soberbas eles tiveram as mentes cauterizadas, não conseguindo mais distinguir a verdade da mentira. I Tm. 4:2.

Tito 1:16. A reprovação dos falsos mestres. Naquele tempo, como nos dias de hoje existem muitos que professam conhecer a Deus, mas O negam com seus atos. Essas pessoas até aparentam a forma de piedade, porém negam a Deus, único Dominador é Senhor nosso: Jesus Cristo. Jd. 1:4. Paulo declara três características adicionais desses falsos mestres, eles são abomináveis, desobedientes e reprovados. Sabemos que apenas os salvos em obediência doutrinária são qualificados para servirem ao Senhor com boas obras. Tt. 3:8. Na prestação de constas esses falsos professores receberão o devido pagamento pela desobediência a verdade e amor ao erro. II Pe. 3:16 e Mt. 7:21-23.

Aplicado na EBD 03/04/ 2022

Referencias bíblica: ACF e LTT.

Esperança-PB

Pr. Walter Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário