domingo, 10 de abril de 2022

Ensinamento III. Leitura Bíblica: Tito 2:1-10

 



Ensinamento III. Leitura Bíblica: Tito 2:1-10

Tito 2:1. Falando como convém a Sã Doutrina. Em contraste com os falsos mestres, Paulo exorta a Tito a falar tudo em concordância com a Sã Doutrina. Para melhor entendemos essa afirmação, é mister definirmos o significado da expressão Sã Doutrina. Sã é algo saudável, puro, sem mácula ou defeito. E Doutrina é o conjunto de ensinamentos da palavra de Deus, repassada conforme às Escrituras, pura e sem modificações. Ou seja, o servo do Senhor tem a obrigação de falar em conformidade com a perfeição Escriturística. II Tm. 3:16-17. Falar como convém a Sã Doutrina é importante, pois capacita os crentes a refutarem os falsos ensinos e os contradizentes. Tt. 1:9. Só manejamos bem a palavra da verdade quando falamos como convém a Sã Doutrina. II Tm. 2:15. A igreja de Cristo, local (batista de função) é a responsável pela preservação e propagação da Sã Doutrina. Atos 2: 42 e I Co. 11:2.

Tito 2:2. O comportamento esperado dos homens mais velhos. O apóstolo cita 6 características que devem fazer parte da vida dos homens maduros. São elas:

Sóbrios. No sentido de ser vigilante, os crentes possuem um inimigo invisível. Ef. 6:12, que tenta penetrar em qualquer espaço por menor que seja das nossas vidas I Pe. 5:8-9. Portanto, devemos ser vigilantes e sóbrios, revestindo-se da armadura de Deus, afinal somos filhos da Luz. Ef. 6:11 e I Tes. 5:5-8.

Graves. No sentido de ter autocontrole. O autoexame é um atributo que deve permear a vida do crente. Quando recebemos o Espírito Santo, nos tornamos filhos de Deus e passamos a ter responsabilidades para com o nosso Pai, uma delas e a autoavaliação. I Co. 11:28.

Prudentes. A prudência é uma virtude que faz o crente evitar as inconveniências e os perigos; sendo cauteloso e precavido. A prudência é uma característica dos sábios. Pv. 16:21e Mt.7:24-25

Sãos na fé, no amor e na paciência. Os homens mais velhos devem demonstrar uma fé pura. Desenvolve o amor e a paciência. Amor fraternal é um sentimento de carinho muito forte, de dedicação, levar o indivíduo a fazer grandes sacrifícios, que só seria capaz de fazer por ele mesmo. Ro. 12:10. A paciência talvez seja o atributo mais difícil de ser preenchido na vida do crente, até porque ela é gerada (produzida) através da tribulação, é de suma importância que o crente aprenda e desenvolver a paciência, pois é através dela que alcançamos a esperança. Ro. 5:3-4.Tito 2:3-5.

Tito 2:3-5. O comportamento esperado das mulheres idosas. Agora Paulo expõe as características esperadas por Deus para as mulheres idosas. O Espírito Santo apresenta algumas exigências pelas quais as mulheres idosas devem supri-las visando maior respeitabilidade por toda a assembleia e cidade, para com isso ser capacitada a ensinar as mulheres mais jovens.

O modo Bíblico da mulher se comportar na igreja. I Tm. 2:11-12. Através de Paulo, o Espírito Santo proibiu a mulher de estar em posição onde usurpe de autoridade sobre o homem. Por favor, note que a questão é MULHERES DEVERIAM PREGAR? Não questiona se mulheres deveriam falar de Cristo a outras pessoas. Nem questiona se mulheres deveriam ou não ensinar outras mulheres como elas deveriam se comportar. Fica evidente que isto está perfeitamente em ordem com a vontade de Deus. Uma mulher biblicamente sujeita ao seu marido não pode ser a pregadora ou pastora dele. I Pe. 3:1. No contexto dessa passagem, as mulheres mais velhas foram chamadas para encorajar as mulheres mais jovens a permanecerem fiéis a seus maridos em circunstâncias difíceis, bem como durante os momentos mais felizes da vida. Deviam promover uma vida virtuosa e a administração sábia de seu lar e filhos. I Pe. 3:2-6.

Tito 2:6. Exortação aos jovens. Talvez o maior desafio do jovem crente na atual confluência de acontecimentos que estão ocorrendo no mundo, seja como lidar com tantas inversões de valores, sem macular o seu testemunho. Os jovens devido a sua inexperiência ante as situações da vida, eles são sistematicamente imaturos e mais fáceis de serem atingidos pelos dardos inflamados do maligno. Ef. 6:16. O simples fato de ser jovem, não o isenta, dispensa ou o desobriga de andar conforme a vontade de Deus. I Tm. 4:12. Deus ordena aos jovens para fugirem das paixões da mocidade. II Tm. 2:22. As Sagradas Escrituras nos mostram.que o jovem crente já venceu o maligno e que o mesmo é forte, pois a Palavra de Deus está nele. I Jo. 2:13-14.


Tito 2:7-8. Incorrupção, gravidade e sinceridade doutrinária. A incorrupção é a qualidade, estado ou característica do que e ou se encontra incorrupto. Já a gravidade diz respeito a grandeza, importância ou intensidade pelo qual Tito e todos os crentes devem ter nas coisas concernentes a Doutrina que Cristo nos trouxe. Jo. 7:16-18. Sinceridade é uma qualidade, estado ou condição do que é sincero; franqueza, lisura de caráter. Da boca de um pastor ou liderança e por consequência de todos os crentes, não devem sair palavras que possam contrariar ou ferir os bons costumes, a decência e a moral, Ef. 4:29. Ou seja, o crente deve ter uma vida casta, não dando espaço para que o adversário possa envergonhá-lo. I Pe. 2:12.

Tito 2:9-10. Comportamento esperado para os servos. Naquele período e nos dias atuais, podemos receber a exortação de como deve ser o comportamento do crente, em relação ao seu trabalho. Como a luz do mundo o salvo deve brilhar entre os perdidos, sempre fazendo o seu melhor sem qualquer espécie de murmuração. Fp. 2:14-15 e Ef. 6:5-7.

Pr. Walter Costa.

Referencias bíblica: ACF e LTT.

Esperança-PB, 10 de Abril de 2022.

Um comentário: