domingo, 17 de abril de 2022

Ensinamento IV. Leitura Bíblica: Tito 2:11-15.

 


Tito 2:11. A graça manifestada a todos os homens. Podemos afirmar que a graça de Deus apareceu na terra na Pessoa do Senhor Jesus Cristo, pois Ele é o poder de Deus e a sabedoria de Deus e somente por meio dEle a salvação foi manifestada a todos os homens. Ou seja, a graça de Deus foi revelada por meio do Filho de Deus encarnado, que é o Verbo de Deus feito carne. Jo. 1:14. A oferta universal do Evangelho. As Sagradas Escrituras proclamam que o Santo Evangelho será dispensado a toda e qualquer criatura. Mc. 16:15 e Mt.28:19. Portanto, podemos afirmar biblicamente que todos são convidados a olhar e abraçar a salvação. Não há uma categoria de homem especifica para receber a graça do Senhor ela será manifesta a todos os homens. O inimigo que é o pai da mentira, criou o falso evangelho e cegou o entendimento dos incrédulos. II Co. 4:4. O sacrifício de Cristo e suficiente para salvar toda a humanidade. I Tm. 2:4 e II Pe. 3:9. Como vimos a salvação é posta diante dos homens, sem qualquer restrição, não importando a nacionalidade. Ro. 1:16 e Gl. 3:28. Entretanto, a pecaminosidade da humanidade é tamanha que, a Luz veio ao mundo e eles amaram mais as trevas do que a Luz. Jo. 3:19, por este motivo receberão a justa condenação. O homem natural, já nasce condenado e precisa ouvir e crer no Evangelho eterno. Ro. 10:17 e Jo. 5:24. Mas, muitos ouvirão e não crerão e por castigo padecerão eterna perdição. II Tes. 1:8-9.

Tito 2:12. Vivendo no presente século sóbria, justa e piamente. Por estarmos em Cristo devemos viver neste século de forma sóbria, justa e piamente. Aprovando as coisas excelentes, evitando escândalos e enchendo-se dos frutos de justiça, para glória de Deus. Fp. 1:10-11. Obrigatoriamente, necessitamos apresentar os nossos corpos em sacrifício vivo ao nosso Senhor, não se conformando com a realidade exposta no mundo e sim sendo transformado pela renovação do entendimento. Ro.12:1-2. Ou seja, devemos expor a vista de todos a obra de Cristo em nossas vidas. Quando andamos longe da aprovação do que agradável ao Deus. Ef. 5:10. Deixamos de exibi-Lo e passamos a desonrá-Lo. O crente deve DESPIR-SE do velho homem, passando a viver em novidade de vida, buscando viver verdadeiramente como um novo ser, deixando as coisas velhas para trás II Co. 5:17 e buscar o aperfeiçoamento espiritual, Este aperfeiçoamento não é físico, financeiro, emocional, psicológico ou profissional, mas espiritual, santo e celestial pelo ensino doutrinário. Ef. 4:12 13. Aparentar-se, da aparência do bem e abster-se de toda a aparência do mal. I Tes. 5:22. Nota-se que a ordem é o afastamento não só do mal, mas sim de toda a aparência maligna, devemos seguir o bem para com todos. I Tes. 5:15. Paulo quer demonstrar que o propósito da vida do crente é algo normal recusar-se a se envolver em atividades ímpias, participar de desejos carnais ou ser tentado pelas truques sedutores deste sistema do mundo comandado pelo maligno. I Jo. 5:19. Em vez disso, somos exortados a viver de maneira sensata, justa e piedosa neste presente e mau tempo. I Pe. 2:11-12.

Tito 2:13. A bem-aventurada esperança. O salvo tem a bem-aventurada certeza que já tem a vida eterna, pois todo aquele que o Pai dá ao Filho, jamais será lançado fora. Jo. 6:37. Temos a confiança de que ao recebemos Cristo como nosso Salvador pessoal, entregamos nossa alma e nosso espírito aos cuidados remidores do Senhor, e nos tornarmos filhos do Altíssimo Jo. 1:12. Mas não é uma crença qualquer em Jesus. Há milhões de pessoas que acreditam em Jesus Cristo, até os demônios creem. Tg. 2:19. Cremos que Cristo morreu e ressuscitou para nos salvar da culpa e penalidade do pecado. I Co. 15:3 e Ro. 4:25. Ou seja, hoje os salvos estão aguardando a bem-aventurada esperança e desejando habitar com o Senhor. II Co.5:8. Hoje, os salvos já possuem a vida eterna e estão aguardando justamente a sua moradia definitiva. II Pe. 3:13. Diante de tão graciosa esperança, o crente deseja ser revestido do imortal, pois sabe que o seu débito foi pago por Jesus Cristo, que nos deu o penhor do Espírito. II Co. 5:3-5.

Tito 2:14. O povo de Deus é zeloso e de boas obras. A morte de Cristo foi voluntária. OU SEJA. Aquilo que é feito sem constrangimento, age de acordo com a sua própria vontade; espontâneo. Jo. 10:17-18. Devemos reconhecer a obra de Cristo em nossas vidas. O sem pecado, I Pe. 2:22, morreu para pagar nossos pecados Ro. 5:8. Recebendo o castigo que nós merecemos, II Co. 5:21. Três dias depois, Ele ressuscitou dos mortos I Co.15: 1-4. Em Sua grande misericórdia, Ele nos gerou de novo. I Pe. 1:3. O crente tem uma esperança reservada nos céus e por este motivo, devemos frutificar Cl. 1:5-6. O crente foi criado em Cristo para abundar (existir em grande quantidade) em toda a boa obra. Veja bem, essa deve ser a natureza dos salvos. Ef. 2:10 e II Co. 9:8.

Tito 2:15. Fala, exorta e repreende. O Espírito Santo através de Paulo deixar três comandos específicos a serem seguidos por Tito e por todos que exercem função de ministro do Senhor. É atributo natural daqueles que exercem mordomia de acordo com as Escrituras a fidelidade a Palavra de Deus. I Co. 4:1-2 e II Co. 2:17. O primeiro comando foi falar segundo o que convém a sã doutrina. Tt. 2:1. Falar conforme a Sã Doutrina é importante porque tira do homem a possibilidade de modificar a comunicação feita por Deus. Nosso dever é entregar a mensagem, não mudá-la. Esse é o dever de todos os santos. Jd. 1:3 e Fp. 1:27. O comando de Paulo a Tito foi exortar o Corpo de Cristo. Exortar alguém pode variar de confortar uma alma ferida a encorajar entusiasticamente o caminhar de um crente. A exortação é um dom espiritual. Ro.12:8. O terceiro comando foi repreender com toda a autoridade.“repreender” ou "corrigir" enfoca o aspecto de defender a verdade contra os falsos mestres e falar contra o pecado. Lembrando que a repreensão deve ser fundamentada nas Escrituras e não em sentimentos pessoais. II Tm. 3:16.

Pr. Walter Costa.

Referencias bíblica: ACF e LTT.

Esperança-PB, 17 de Abril de 2022.



Nenhum comentário:

Postar um comentário