domingo, 23 de novembro de 2025

Estudo expositivo em Romanos – Ensinamento 29. Capítulo13:8-14.









Romanos 13:8. Não devais nada a ninguém. O crente deve pautar a sua vida à luz das Sagradas Escrituras, portanto, seguindo os ensinamentos bíblicos, o salvo sabe que não é um hábito saudável adquirir dívidas desnecessárias. O mau planejamento financeiro tem sido causa de tropeço entre os crentes. Podemos aferir de modo bíblico que Deus tem um modelo para as finanças dos crentes e aqueles que permanecem dentro desse modelo são prudentes e abençoados. Mt. 7:24-25. Não devais nada a ninguém, não tome emprestado e, caso tenhas realmente necessidade de pedir algum valor a outra pessoa, honre a sua palavra, afinal, quem toma emprestado torna-se servo daquele que emprestou. Pv. 22:7. Na contramão da ordem de que não devemos nada material a ninguém, somos exortados a nos preenchermos com a dívida do amor, essa dívida de ser perene e nunca deve ser amortizada e sim avolumada. Quando entendemos que nossa dívida de amor é impagável, cumprimos a lei moral de Deus. Jo. 13:34 e I Tm. 1:5. O ódio gera contendas, já o amor encobre todos os pecados. Pv. 10:12 e I Pe. 4:8.

Romanos 13:9-10. O amor resume os mandamentos. Enquanto a Lei mosaica elencava circunstâncias nas quais os judeus eram obrigados a cumprir a Lei em sua totalidade, na atual dispensação o crente é chamado a atentar para a lei da liberdade. Tg. 2:10-12 e Gl. 5:1. O caráter gracioso dos ensinamentos de Cristo Jesus é imensurável, pois nos resgatou da condenação eterna e ainda nos deu o modelo a seguir. Mt. 5:13-14. O crente, aquele guiado pelo Espírito Santo, sabe que o verdadeiro amor não fará mal ao seu próximo e se porta com decência. Paulo, em exortação aos irmãos de Coríntios, enumera 15 características norteadoras do amor bíblico. I Co. 13:4-7. Na medida em que o salvo demonstra a essência do amor para com todos, ele está em concordância e obediência à Lei e aos preceitos morais de Deus. I Jo. 4:20-21.

Romanos 13:11. Tempo de despertar do sono. Aqui, o apóstolo retorna à urgência de pormos em prática, não apenas os ensinamentos do capítulo 13, mas sim de toda a doutrina aprendida na carta de Romanos e em toda a Escritura. Então, devemos despertar para a obra do Senhor, a vida na carne é breve e podemos perdê-la a qualquer momento. Sl. 103:15-16 e Tg. 4:14. É hora de despertarmos para as coisas eternas. Quando estávamos em trevas e vivíamos na vontade da carne e do pensamento, éramos por natureza filhos da ira e da desobediência. Ef. 2:1-3 e Ef. 5:6. Não podemos permanecer inertes e em estado de sono, convivendo e compartilhando os mesmos ideais dos que estão espiritualmente mortos. Temos a ordem de despertar do sono. Ef. 5:14. Sendo sóbrios e vigilantes, como verdadeiros filhos da Luz. I Tes. 5:5-6. Paulo, nos mostra que não estava combatendo contra o ar, mas sim, batalhando o bom combate. II Tm. 4:7-8. A certeza do apóstolo era fundamentada na perfeita obra de Cristo. Ro. 6:8-11. Um salvo infrutuoso (reprovado) na obra do Senhor é um grande desperdício, portanto sejamos firmes, constantes e abundantes na obra do Senhor. I Co. 15:58. Hoje buscamos uma vida afastada dos desejos carnais que combatem contra a alma e um viver a glorificar ao nosso Deus, através de nossas obras. I Pe. 2:11-12. Nesta passagem em particular, o apóstolo faz uma comparação da pequenez da nossa vida temporal e o glorioso dia do Senhor. Paulo afirma que o dia do arrebatamento está cada vez mais próximo e, como filhos da Luz, devemos vigiar e ser sóbrios, vestindo-nos com a couraça da fé e do amor. I Tes. 5:5-10. Fazendo isso, com certeza estaremos fortalecidos contra as ciladas do diabo. Ef. 6:10-11. Lembrem-se de que não fazemos isso para sermos salvos, e sim porque somos salvos. Mt. 5:16.

Romanos 13:12-13 O crente deve rejeitar as obras das trevas. “Rejeitemos, pois, as obras das trevas” (v. 12b). Assim, devemos nos desfazer de toda prática mundana e questionável, como um homem se despindo de uma roupa suja. II Co 6:14 e II Co. 7:1. Na Bíblia, a luz e as trevas são usadas como metáforas contrastantes para santidade e pecado, bem e mal; conhecimento e ignorância, bem como verdade e falsidade. Ora, se o crente é a luz do mundo, o mínimo que se espera é que ele exerça uma boa influência sobre aqueles que não conhecem Cristo como Salvador pessoal. “Vistamo-nos das armas” (v. 12c). Assim, devemos colocar a cobertura protetora de uma vida santa, que nos fará uma luz brilhante na escuridão. Fazendo isso, com certeza estaremos fortalecidos contra as ciladas do diabo (Ef. 6:10-11). “Andemos honestamente”. (v. 13 14). Ele nos diz como isso é feito: despojando-se das práticas da carne (exemplificadas nos seis exemplos) e revestindo-se de “o Senhor Jesus Cristo”. Como o crente rejeita as obras da carne? Evitando a todo custo alimentar a carne em suas concupiscências, andando sempre em Espírito. Gl. 5:16-17. Temos aqui um conflito doloroso e incessante que é travado entre as naturezas antagônicas: a carne e o Espírito. Sendo que o crente deve mostrar atributos da nova natureza. (Atributo: 1-Aquilo que é próprio de alguém ou de algo. Característica 2-Sinal distintivo, símbolo). II Co. 5:17. Nitidamente, o desejo da carne é contrário ao guiar do Espírito, a nossa natureza carnal deseja aquilo que lhe agrada. Ro.7:5-6.

Romanos 13:14. Revista-se de Cristo. O crente deve DEIXAR o trato passado. Ef. 4:22, onde as decisões eram tomadas através da escuridão das trevas, sem nenhuma preocupação com o Espírito que habita em nós e TORNAR-SE NOVO, demonstrando através do bom trato as obras de mansidão e sabedoria. Tg. 3:13. ENCHENDO-SE de conhecimento, sabedoria e inteligência espiritual. Cl. 1:9-10. Evitando a todo custo alimentar a carne em suas concupiscências, andando sempre em Espírito. Gl. 5:16-17. Revestido do novo. Cl. 3:10. O crente deve despir-se do velho homem e buscar viver verdadeiramente como um novo ser, deixando as coisas velhas para trás. II Co. 5:17 e Ef. 4:22-23. A melhor maneira para se fazer isso é se revestindo do Senhor Jesus. Não existe a menor possibilidade de se vencer as concupiscências dos homens se você não estiver revestido de Cristo. Revista-se da armadura de Deus. Ef. 6:11.

Pastor Walter Costa.
Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preserva­do por Deus em ininterrupto uso por crentes fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.

Aplicado na IBBF Esperança-PB, 23 de Novembro de 2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário