sábado, 5 de agosto de 2023

Ensinamento II. Leitura bíblica: II Pedro: 1:8-15.

 

II Pedro: 1:8. O crente deve abundar em virtudes. Vimos nos versículos 5 a 7, que o Senhor espera que os crentes desenvolvam certos atributos como algo natural em seu viver. São eles: Virtude-Conhecimento-Temperança-Paciência-Piedade-Amor fraternal-Amor. A exortação agora, diz respeito ao despertar dos salvos para abundarem nestas virtudes. Ef. 5:14. Então, não podemos permanecer ociosos e estéreis, não há nada mais triste do que um salvo improdutivo em estado de sono, convivendo e compartilhando os mesmos ideais dos que estão espiritualmente mortos. Por isso, devemos despertar para a obra do Senhor e andar em Sua luz. Tenha em mente que a vida na carne é breve e podemos perdê-la a qualquer momento. Sl. 103:15-16. Temos a ordem de despertar do sono. Ro. 13:11. Sendo sóbrio e vigilante, como verdadeiros filhos da Luz. I Tes. 5:5-8. Ou seja, o crente inerte jamais crescerá na graça e no conhecimento de Cristo. II Pe. 3:18.

II Pedro 1:9. Aquele que não busca os atributos da virtude está cego. No que diz respeito à salvação, devemos esperar unicamente na graça que nos é revelada por Cristo, porém como bons filhos devemos obediência Àquele que nos resgatou com o Seu próprio sangue. I Pe.1:13-16. Diante de tais considerações, sabendo que a purificação dos nossos pecados foram efetuadas por Cristo Jesus. Hb. 1:3, e que não devemos esquecer da purificação dos antigos pecados. Devemos buscar incessantemente o aperfeiçoamento da santificação através da purificação das nossas almas. II Co. 7:1. Afinal, somos templo do Espírito Santo que habita em nós. I Co. 6:19. Sendo bíblico afirmar que o Espírito Santo que nos guia, nos conduzirá sempre ao caminho da obediência. Gl. 5:16-18. Agora, existe a possibilidade do crente extinguir, enciumar e entristecer o Espírito. I Tes. 5:19/ Ef. 4:30 e Tg. 4:5. Quando isso ocorre na vida de um salvo é como se ele estivesse cego, tendo esquecido a purificação dos pecados. Esse estágio é pior que o primeiro. II Pe. 2:20-22.

II Pedro: 1:10-11. A firmeza evita o tropeço. Devemos ter em mente que o testemunho do salvo é sem sombra de dúvidas, um grande aliado no que diz respeito à demonstração da sua fé. Pv. 4:18. O caminhar do salvo deve ser digno do chamado e vocação que recebeu. Ef. 4:1. É importante estabelecer que, em momento algum Pedro está falando que a salvação é condicionada a qualquer espécie de ação do homem. A Bíblia deixa claro que a salvação eterna é um dom dado por Deus, sem contrapartida do homem. Ef. 2:8-9. O apóstolo, está encorajando os salvos a buscarem um viver comprometido e diligente em busca do verdadeiro tesouro do conhecimento e da sabedoria. Cl. 2:2-3. Quando eles fazem isso, agradam a Deus e progridem cada vez mais. I Tes. 4:1. Há dois modos do salvo entrar no reino eterno de Cristo: GALARDOADO OU ENVERGONHADO. I Co. 3:11-15. O Senhor espera que os salvos estejam repletos das coisas que acompanham a salvação, Hb. 6:9-10.

II Pedro: 1:12. Confirmados na verdade. Quando somos iluminados pela verdadeira Luz, entendemos qual é a herança eterna que o salvo recebe. Atos 26:18 e I Pe. 1:3-5. A causa imediata de recebemos o entendimento é a certeza de estarmos firmados na verdade e que temos a vida eterna. I Jo. 5:20. Os que são de Deus ouve a Sua Palavra. Uma característica norteadora dos filhos do Diabo é não escutar a Palavra de Deus, exatamente ao contrário dos filhos de Deus que as escutam e tornam-se bem-aventurados. Jo. 8:47 e Lc. 11:28. Quando acolhemos a Palavra de Deus de forma Bíblica, somos agraciados com o verdadeiro conhecimento através do Espírito Santo. Jo. 16:13 e I Jo. 2:20 e 27. Ou seja, recebemos o Espírito da verdade que passa habitar em nós e nos guiar e nos ensinará todas as coisas. Jo. 14:17 e 26 e I Jo. 4:4-6

II Pedro: 1:13. Despertando com admoestações. Pedro admoestou (aconselhou, advertiu de forma branda) aos seus leitores, que estavam firmados na verdade que os mesmos continuassem a exalar a fragrância do conhecimento de Deus. Fato esse, que deve ser o alvo de todo aquele que confessa Cristo como seu Senhor e Salvador. II Co. 2:14. O crente deve estar atento e não desviar-se dos ensinamentos contidos nas Sagradas Escrituras. Hb. 2:1. Atentar. Por em execução, empreender, começar. Diligência. Interesse ou cuidado aplicado na execução de uma tarefa, zelo, agilidade. Despertar é pôr em prática de forma firme, constante e abundante o seu trabalho na obra do Senhor. I Co.15:58. Primariamente, a obra do Senhor só pode ser feita com base na obediência a Sã doutrina. Ro. 6:17 e Tt. 2:1. O crente deve despertar-se para as coisas eternas. Cl. 3:1-3. A humanidade está vivendo tempos estranhos onde a busca pelo temporário é maior do que a busca pelo eterno. Então, nós como crentes temos a obrigação de andarmos na contramão do mundo. Não podemos amar o mundo e suas concupiscências. I Jo. 2:15-17. O olhar dos salvos é sempre para Cristo. Hb. 12:2.

II Pedro: 1: 14-15. Pedro estava pronto para deixar o tabernáculo terreno. Pedro, estava ciente que sua vida terrena estava chegando ao fim e o seu desejo era que os crentes (aqueles que alcançaram a fé preciosa), mantivessem vivos em seus corações os seus ensinamentos, mesmo após a sua morte. Faz parte do viver dos crentes glorificar a Deus, através do seu testemunho. Fp. 1:20-21. Todos os crentes, devem buscar um objetivo comum, que é engrandecer a Cristo em todos os momentos de sua existência e mesmo após a morte. Os salvos foram comprados por um bom preço, com a finalidade de glorificar a Deus. I Co. 6:19-20. Talvez, para a grande maioria das pessoas, a morte seja algo a ser temido. Porém, para os crentes, é a redenção do nosso corpo mortal. II Co. 5:1-5. Afinal não esperamos em Cristo apenas nessa vida. I Co. 15:19 e Ro. 6:23.


Esperança-PB, 05 de Agosto de 2023.

Pr. Walter Costa.

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.


Nenhum comentário:

Postar um comentário