sábado, 19 de agosto de 2023

Ensinamento IV. Leitura bíblica: II Pedro: 2:1-9.




II Pedro 2:1. A introdução de heresias de perdição. Além do próprio Pedro, Jesus, Mt. 7:15-17, Paulo, Atos 20:29-30, João, I Jo. 2:18-20 e Judas, Jd. 1:3-4, alertaram através das Escrituras sobre os falsos profetas. Nessa passagem, Pedro faz uma demonstração do “modus operandi” dos falsos doutores: a introdução de forma encoberta de heresias de perdição. Do mesmo modo que Cristo tem embaixadores na terra. II Co. 5:20. Satanás tem os seus representantes. II Co. 11:13-15. Esses ministros do mal mentem e enganam os corações dos simples. Ro. 16:18. Esses tais, são especialistas em isolar passagem, tirando-as do seu contexto, SÃO MESTRES na arte do engano E muitos seguirão suas heresias dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios. I Tm. 4:1.

II Pedro 2:2. As falsas doutrinas blasfemam a verdade. Todos os caminhos levam a Deus, esse mantra é repetido pela maioria das organizações religiosas disseminadoras da falsa doutrina. Um grande parceiro do diabo para disseminar as suas heresias é o mundo da religião. Sabemos que o único Caminho válido é Cristo. Jo. 14:6. Apesar de existir no universo religioso, certo apelo emocional sobre a busca por Deus, este simplesmente é absorvido quando satanás introduz de forma eficaz e sorrateira a exclusão de Cristo como o único fundamento válido para salvação. I Co. 3:11. Cabe ressaltar que, a maior blasfêmia feita pelos proliferadores da mentira é não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. I Jo. 2:22-25. Sendo essa a principal causa da condenação. Jo. 3:18 e Jo. 6:29. Quando o pecador rejeita a Cristo e não recebe a Sua Palavra, transgride o MANDAMENTO pelo qual Deus enviou Cristo a pregar. Jo. 12:48-50.

II Pedro 2:3. Fazendo negócio com a Palavra de Deus. A literalidade das Escrituras, deixa claro que a igreja de Deus sofreria diversos ataques, dos falsificadores da Sã Doutrina, que com palavras fingidas e avareza (característica de quem tem apego excessivo ao dinheiro e às riquezas), farão negócios com aqueles de corações simples. Esses são os inimigos da cruz, que só pensam nas coisas terrenas. Fp. 3:18-19. No dia do julgamento os FALSOS MESTRES, receberão da boca do próprio Cristo uma terrível notícia. Mt. 7:23. Que vergonha será para muitos DOUTORES descobrirem no dia do julgamento que sua farsa foi descoberta e o seu viver foi vã e inútil!


II Pedro 2:4. Os anjos que pecaram foram lançados no inferno. Sabemos através das Sagradas Escrituras, que existem duas espécies de anjos: os santos anjos. Ap. 14:10 e os anjos caídos. Na criação, Deus fez os anjos em um estado santo, contudo alguns deles não guardaram o seu principado e hoje estão na prisão eterna, à espera do juízo final. Jd. 1:6. Diferentemente dos seres humanos, os anjos não podem ser redimidos de seus pecados. Hoje esses anjos caídos estão presos no Tártaro (o mais profundo calabouço do inferno, conhecido como o Abismo) Lc. 8:29-31. No dia do julgamento final - quando os anjos, Satanás e todo aquele que morreu sem crer na obra de Cristo e o próprio inferno, serão lançados no Lago de Fogo, que arde com fogo inextinguível. Ap. 20:10 e Ap. 20:14. Este Lago de Fogo foi originalmente preparado por Deus para o diabo e seus anjos, que deixaram seu primeiro estado e pecaram contra o Senhor do céu e da terra. Mt. 25:41.

II Pedro 2:5. Deus guardou Noé. Nos versículos anteriores a Palavra de Deus revelou, que o Seu julgamento sobre todos aqueles que falsificam (falsos mestres) e que deixaram o seu primeiro estágio (anjos) receberão a justa e merecida condenação. Agora, Pedro apresenta um rol (lista) de exemplos históricos mostrando que Deus realmente julga aqueles que se rebelam contra Ele. No período pré dilúvio o povo antigo se rebelaram de modo literal contra a vontade de Deus. Então o Senhor resolveu destruir a humanidade da face da terra. Gn. 6:5-7. Apenas Noé achou graça diante de Deus. Gn. 6:8-9. Noé é considerado o pregador da justiça, pois enquanto preparava a arca, pregou a justiça, falou contra a depravação e advertiu aos seus contemporâneos sobre a ira vindoura, mas eles não deram ouvidos, assim será também no dia da vinda de Cristo. Mt. 24:37-39.


II Pedro 2:6 Destruição de Sodoma e Gomorra. Após mencionar o julgamento de Deus sobre o mundo antigo, Pedro continua em seu rol de exemplos, expondo a destruição das cidades de Sodoma e Gomorra. Em resposta à pecaminosidade das pessoas dessas cidades, Deus enviou fogo do céu para destruí-las e juntamente com todos os seus moradores. Gn. 19:24-25. A destruição do mundo através do dilúvio e a destruição das cidades pecaminosas de Sodoma e Gomorra é uma sombra das coisas futuras para os perdidos. Lc.17:28-30.

II Pedro 2:7-8. O Senhor livrou Ló dos homens abomináveis. A Palavra de Deus, nos mostrou vários exemplos do julgamento de Deus destruindo aqueles que foram rebeldes contra a sua lei natural. Aqui, vemos Ló sendo chamado de JUSTO, contudo se olharmos atentamente para as suas escolhas veremos que ele escolheu morar perto de Sodoma, sabendo que tipo de esgoto moral era . Gn. 13:12-13. A lição que tiramos dessa passagem é que as escolhas as quais tomamos em nossas vidas, poderão nos trazer sofrimento e angústia, contudo do mesmo modo que o Senhor livrou Ló, livra os seus filhos em todas as gerações. Lembrem-se todos os crentes são justificados (feitos justos) diante de Deus. Ap. 22:11 e Ro. 3:24-26.

II Pedro 2:9. Livramento dos piedosos e castigo dos injustos. Primariamente, para uma pessoa ser “piedosa” faz-se necessário que ele entregue o seu viver ao senhorio de Cristo, nosso Senhor e Salvador. II Pe. 1:11. A passagem que ora estudamos é um grande conforto para salvos e uma triste advertência para os perdidos. II Tes. 1:5-10. Enquanto os salvos estarão em refúgio eterno, livre de qualquer condenação, pois creram no Evangelho de Cristo. Jo. 5:24 e Ro. 8:1. O homem natural, por violar constantemente o padrão moral do comportamento exigido por Deus e principalmente, por não crer e obedecer ao Evangelho do nosso Senhor Cristo Jesus permanece no caminho da perdição. Ele não tem paz no presente tempo. Is. 57:2, e no futuro padecerá uma eterna perdição, pois está debaixo da ira de Deus. Ro. 2:5 e Jo. 3:36.


Produzido em 2022

Aplicado na IBBF Esperança-PB em Agosto de 2023.
Pr. Walter Costa.
Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.
Esperança-PB, 30 de Julho de 2023.


Nenhum comentário:

Postar um comentário