sábado, 10 de junho de 2023

Ensinamento VII. Leitura bíblica: I Pedro: 3:8-17.


I Pedro 3:8. Tenham todos o mesmo sentimento. Através da ação do Espírito Santo, somos conduzidos a temos um mesmo sentimento entre nós, amando uns aos outros e unidos em um mesmo parecer. I Co. 1:10 e Sl. 133:1. Quando escutamos a Bíblia, somos capacitados a entender que só podermos ter comunhão com o Pai e com o Filho, se houve comunhão entre os irmãos, nisso glorificamos a Deus. I Jo. 1:3-4. Quando há o amor fraternal entre os irmãos, podemos afirmar que haverá cuidado, dedicação e interesse genuíno e sem hipocrisia, gerando um sentimento positivo e construtivo, que levará o crente a fazer grandes sacrifícios, que só seria capaz de fazer por ele mesmo. Cl. 3:14 e I Pe. 4:8. Expondo de forma bíblica é impossível você amar a Deus, sem amar ao irmão. I Jo. 4:20-21. Na atual dispensação permanecem a fé, a esperança e o amor, sendo este o maior. I Co. 13:13. Logicamente o crente tem na sua essência espiritual a necessidade de persistir no amor fraternal. Hb. 13:1. A Bíblia nos mostra a forma de vivermos o amor fraternal. Ro. 12:9-10 e I Pe. 1:22.

I Pedro 3:9-10. Não devolver o mal com o mal. A mente dos crentes, teve está povoada com as coisas de cima e que o seu testemunho, só será eficaz perante crentes e incrédulos, quando andam com sabedoria. Cl.4:5. O crente em hipótese alguma, deve ser o instigador da contenda. II Tm. 2:23-24. Não devemos deixar o sentimento de hostilidade entrar em erupção e sim seguirmos as coisas que servem para a paz e edificação. Ro. 14:19. Sábios para o bem e simples para o mal. Ro. 16:19. Em outras palavras, os salvos devem ser meninos na malícia e adultos no entendimento. I Co. 14:20.

I Pedro 3:11. Aparta-se do mal. Abstenha de toda a aparência do mal. I Tes. 5:22. Os ensinamentos contidos no Livro Sagrado é exaustivo na exortação aos crentes para que eles evitem qualquer espécie e forma do mal. Nessa passagem a Bíblia vai além, quando nos ordena a evitar até mesmo a aparência do mal. O crente não perde a salvação, mas, pode se tornar uma pedra de tropeço para os outros. I Co. 8:9. Também somos instruídos a ser sal e luz no mundo. Mt. 5.13-16. Se estiver em vós tenha paz com todos. Ro. 12:18. Veja bem, temos duas vertentes, nem sempre é possível viver pacificamente com algumas pessoas, porque elas tornam isso impossível. O devemos fazer? Nos apartar do mal e buscar a paz.

I Pedro 3:12-13. Os olhos do Senhor estão sobre os justos. Para explicar que os crentes não devem pagar o mal com o mal, Pedro faz uma citação do Salmos 34:15-16. Vejam bem., os salvos são participantes da natureza divina. II Pe. 1:4. Justamente por esse motivo, os crentes devem possuir longanimidade (virtude de se suportar com firmeza contrariedades em benefício de outrem; magnanimidade, generosidade). Não permitindo que a ira, a vingança ou o sentimento de hostilidade adentre em seus corações. Ro. 12:19. Devemos aprender a esperar no Senhor, pois a vingança pertence a Ele. Pv. 20:22 / Sl. 94:1 e Dt. 32:35.

I Pedro 3:14. Bem-aventurado seremos se padecermos por amor da justiça. Mesmo em momentos de dificuldades o crente deve apresentar Cristo aos perdidos. Contrariando a máxima de algumas agremiações religiosas, que apregoa que o salvo não sofre e se estiver em qualquer espécie de sofrimento é decorrência do pecado. A Bíblia mostra que, perseguição e sofrimento são esperados na vida dos crentes. Jo. 16:33 e Atos 14:22. Porém, a resposta de um crente ao sofrimento deve ser apontar  Jesus para outros, pois a nossa esperança não é condicionada a estarmos bem o mal e sim no amor de Deus que foi derramado em nossos corações. Ro. 5:3- 5.

I Pedro 3:15. Respondendo a razão da nossa esperança. Oferecer uma "defesa" ou dar uma "resposta" à esperança de alguém é baseado na palavra grega apologista, que carrega a ideia de “defender” algo como um advogado defenderia seu caso em tribunal. O crente bíblico fundamentalista, conservado por Cristo, deve ser capaz de defender os ensinamentos contidos nas Sagradas Palavras de Deus, demonstrando a sua crença inabalável aos que estão de fora. Esse fato, o capacita para “demolir argumentos e toda pretensão que se opõe ao conhecimento de Deus. II Co. 10:4-6. Na batalha devemos ser fortes e ao mesmo tempo manso e humilde. Quando manejamos de modo bíblico a Palavra da verdade. II Tm. 2:15. Nos tornamos capazes de responder prontamente sobre a bem-aventurada esperança que há nós. Tt. 2:13-14.

I Pedro 3:16. Boa consciência e boa conduta em Cristo. O testemunho do salvo é sem sobra de dúvidas, um grande aliado no que diz respeito a demonstração da sua fé. Pv. 4:18 e Mt. 5:16. Mas, o sentido primordial desde versículo é exortar o crente a ser testemunha dele mesmo. Quando o apóstolo fala em boa consciência, que dizer que o próprio crente testifica a sua conduta. Quando somos guiados pelo Espírito Santo, Gl. 5:18 e não extinguimos a Sua ação. I Tes. 5:19, a nossa consciência  nunca nos acusará, Ro. 2:15 e I Tm. 1:5. Mas,  quando agirmos mal enciumamos e entristecemos o Espírito. Tg. 4:5 e Ef. 4:30. A boa consciência mostra o nosso testemunho perante os homens. Já perante Deus, nada podemos esconder, pois tudo é exposto diante de dEle. Hb. 4:12-13. Gratidão devemos ter a Deus, pois mesmo nos momentos em que nosso coração nos condena estamos seguros diante dEle. I Jo. 3:19-21.

I Pedro 3:17. É melhor padecer fazendo o bem. As Escrituras, mostram frequentemente que a aflição e a tribulação fazem parte do cotidiano dos salvos. Esse fato, não deve ser motivo de tristeza e sim de alegria. I Pe.4:12-15. O salvo foi comprado por bom preço e que é obrigação natural dele glorificar a Deus no corpo e no espírito. I Co. 6:19-20. Então, com esta verdade adentrada em nossos corações, devemos engradecer ao Senhor seja pela vida ou seja pela morte. I Pe. 4:15-16 e Fp. 1:20. Ora, se Deus nos permite sofrer, que soframos dando um bom testemunho, afinal devemos seguir as pisadas de Cristo. I Pe. 2:19-21.


Esperança-PB, 10 de Junho de 2023.

Pr. Walter Costa.

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.




Nenhum comentário:

Postar um comentário