domingo, 18 de junho de 2023

Ensinamento VIII. Leitura bíblica: I Pedro: 3:18-22.



I Pedro 3:18. O justo padeceu pelos injustos. Cristo voluntariamente deu a Sua vida em resgate de muitos. Mt. 20:28. Ou seja, Ele deu o maior de todos os testemunhos, mesmo sendo Deus suportou a afronta, humilhou-se a Si mesmo e foi obediente até a morte. Fp. 2:5-8. O caminho que levou o Nosso Senhor àquele maldito calvário, foi horrendo e humilhante, o castigo que antes estava preparado para nós pecadores foi pago através do Seu precioso SANGUE, Ele foi ferido por nossas transgressões e moído por causa das nossas iniquidades. Is. 53:5. Este sacrifício por si só é suficiente para salvar todo àquele que se achegar a Deus, através da fé na morte e ressurreição do Seu Filho. Naquela cruz padeceu uma única vez o Justo pelos injustos. Cristo levou os pecados de todos aqueles que Nele creem e ressuscitou para justificá-los. Ro. 4:25. Não poderíamos encontrar um substituto melhor, Aquele que com uma única oblação (oferta) aperfeiçoa para os que são separados para a salvação. Hb 10:14. Estávamos mortos em ofensas e pecados e Cristo através da nossa fé em Sua obra, nos vivificou. Ef. 2:1 e Ef. 2:4. Na passagem de Efésios o apóstolo Paulo, mostrar-nos a nossa condição anterior a Cristo. Literalmente estávamos mortos entregues ao pecado e condenados a perdição. A palavra para morto em grego é nekros, que significa literalmente um cadáver ou cadáver. Salientamos que, o espírito do crente é vivificado a carne para nada aproveita-se. Jo. 6:63. Pedro afirma que essa substituição do Justo pelos injustos foi feita de uma vez e tem duração eterna. Ou seja, não existente condição dela ser repetida. Hb. 7:27/ Hb.9:12 e Hb. 10:10.

I Pedro 3:19-20. Cristo pregou aos espíritos em prisão. Quando a Bíblia afirma que Cristo pregou aos espíritos em prisão está se referindo a pessoas vivas em carne, contudo mortas em pecados e ofensas. Ef. 2:1-3. Essas pessoas estão presas no cativeiro chamado pecado, entrelaçadas com os laços do diabo. Pv. 5:22 e II Tm. 2: 25-26. Cristo, enquanto esteve na Terra pregou, na sinagoga de Nazaré a almas aprisionadas. Sua mensagem visava libertá-los do pecado. Tanto Cristo quanto as pessoas a quem Ele pregava, estavam vivos. Podemos aferir de modo Bíblico que nos seus dias Noé avisou ao povo sobre a iminência dos perigos advindos do dilúvio, contudo eles não deram ouvidos e permaneceram nos seus banquetes, não se arrependeram dos seus pecados, desse mesmo modo será o dia da vinda de Cristo, então não haverá mais tempo para o arrependimento. Mt. 24:36-39. A obediência de Noé o fez com que ele achasse graça diante de Deus e torna-se perfeito entre os da sua geração. Gn. 6:8-9. Do mesmo modo que a arca foi o caminho para a salvação de Noé, Cristo é o Caminho para todo aquele que tem fé em Sua obra. Jo. 14:6. Obs: Uma segunda possível interpretação para essa passagem será abordada no versículo 6 (seis) de I Pedro.

I Pedro 3:21. A figura do batismo. O significado da palavra batismo: a palavra batizar, propriamente falando, é um termo grego (baptizo), adaptado para o idioma português por uma alteração em sua terminação. É o termo sempre empregado por Cristo e seus apóstolos para expressar e definir a ordenança. Que significa tal vocábulo, segundo originalmente usado? Mergulhar, imergir, como fazemos com qualquer coisa com o propósito de tingi-la.. Entendemos e acreditamos que o batismo não é um "sacramento" que dá a graça salvadora, mas uma ordenança. Nós não somos salvos pelo batismo, mas pela fé em Jesus Cristo e no Seu sangue. Ap. 1:5. O batismo é o símbolo exterior do que já tem acontecido no coração daquele que confiou no Senhor Jesus Cristo para a salvação completa. I Co. 12:13 e Ro. 6:4. A ressurreição de Cristo é a causa principal da justificação do completa do salvo. Ro. 4:25.

I Pedro 3:22. Todos estão sujeitos a Cristo. Jesus subiu ao céu e recebeu todo o poder existente na terra e no céu, e um nome superior a qualquer outro nome. Mt. 28:18 e Ef. 1:21. Portanto o nome de Cristo hoje está sobre todo principado, poder, potestade e domínio, fato é que na eternidade o nome do nosso Senhor e Salvador também estará acima de qualquer outro nome. O mundanismo (apesar de tentar) jamais terá um nome maior do o de Cristo. Podemos afirmar que, a posição de Jesus no céu O coloca "muito acima de todo governo, autoridade, poder e domínio". Cl. 2:10. A grandeza de Seu nome também se estende por todos os tempos e eras.


Esperança-PB, em 18 de Junho de 2023.

Pr. Walter Costa.

Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.

Nenhum comentário:

Postar um comentário