sábado, 8 de abril de 2023

Ensinamento 10. Leitura Bíblica: Tiago 5:1-6.




Tiago 5:1. O chorar e o prantear dos ricos. O crente na Bíblia (aquele que crer em toda a Escritura, como sendo a Palavra de Deus), não deve desenvolver qualquer apego excessivo ao dinheiro e às riquezas, que são características do avarento. Pv. 15:27 e Pv. 27:20. Não devemos focar o nosso viver, na tentativa de enriquecer rapidamente. Pv. 23:4-5. Mas, antes devemos ser fiel ao nosso Deus, que nos cobrirá de bênçãos. Pv. 28:20-22. O problema não é o dinheiro (posse) e sim a atitude dos homens com relação ele. I Tm. 6:9-10. Essa passagem de I Timóteo mostra-nos o processo do amor ao dinheiro em três etapas:

1. O desejo por dinheiro. V. 9

2. O amor ao dinheiro. V 10

3. A destruição causada pelo dinheiro. V 10

A loucura dos que confiam nas riquezas temporárias. Lc. 12:15-18. Notadamente o Senhor nos mostra, que devemos nos acautelar da avareza (característica de quem tem apego excessivo ao dinheiro e às riquezas). Temos na Bíblia, diversas exortações que nos estimulam a não nos apegarmos aos bens materiais temporários, afinal, essas riquezas apodrecerão. Na sua mente, ele achava que estava agindo com prudência, preparando-se para o futuro (Versículos 17-18). Mas, qual foi o seu grande erro? Esqueceu que o reino de Deus, não consiste apenas em comida e bebida. Ro. 14:17. A preocupação do seu coração era literalmente com os tesouros temporários (Versículos 17-18), nós sabemos que a abastança de bens, não que dizer que somos realmente ricos, pois, as riquezas terrenas podem facilmente serem perdidas, já o tesouro do céu é eterno. Mt. 6:19-20. A lição que podemos usufruir em nossa vida é: a diferença entre as riquezas mundanas e as riquezas celestiais. Uma é eterna e a outra temporária. Pv. 11:28. Qual é a importância das riquezas no inferno? Será que podemos comprar a salvação? Do que adiantaria ao homem conquistar todo o mundo e perder a sua alma? Mc. 8:36-37.

Tiago 5:2. As riquezas vãs apodrecem. Existem três tipos de riqueza: As boas, as vãs e as fáceis. Logicamente o crente sabe que deve buscar aquela que verdadeiramente enriquece. A que podemos chamar de riquezas boas, Pv. 10:22 e Pv. 24:3-4. Já as riquezas: as vãs, fáceis só trarão destruição, pois de nada se aproveitará no dia da ira. Pv. 11:4. Ou seja, mais valia é um bom nome do que muitas riquezas de procedência vã. Pv. 22:1 e Pv. 13:11. As riquezas temporárias trazem ao possuidor a sensação de grandeza e poder, esse fato o torna escravo delas, as quais passam a controlar suas mentes e corações. Mt. 6:21. Diante da brevidade e imprevisibilidade da vida humana. Tg. 4:13-14. E da fragilidade das riquezas temporárias, o crente deve regozija-se, por saber que tem uma maravilhosa herança incorruptível e incontaminável guardada nos céus. I Pe. 1:3-5.

Tiago 5:3. Serventia final do ouro e da prata. Aqueles que ajuntam tesouros na terra (os ricos) põem o seu coração em seus tesouros e esquece-se de Deus, porém, estas riquezas não terão valor algum no dia da ira divina. Não é à toa que o próprio Cristo afirmou que dificilmente entrarão no reino de Deus os que possuem riquezas. Lc. 18:24-25. Na parábola do jovem rico, Mc. 10:17-22. Ele parecia ter toda a intenção de fazer tudo aquilo que Jesus lhe dissesse, mas quando o Senhor respondeu: " vai, vende tudo quanto tens, e reparte pelos pobres", o homem foi embora triste. O custo era alto demais. Em Eclesiastes a Bíblia descreve as riquezas como um grande mal, que atrai enfermidades. Ec. 5:13-15.

Tiago 5:4. O Senhor ouviu o clamor dos trabalhadores. É um comum e corriqueiro que os patrões ricos (principalmente os descrentes) usufruam de forma injusta dos salários dos seus empregados. Entretanto, essa conduta é condenável diante do Senhor. Lv. 19:13. Na dispensação da Lei, os empregadores eram obrigados a pagar aos trabalhadores no final do dia, pois eles dependiam exclusivamente desse dinheiro para sobreviverem. Dt. 24:15. Frisarmos, que a questão não é a aquisição de riquezas e sim o enriquecimento ilícito e o modo pelo qual você se comporta em relação as riquezas. Mt. 6:33.

Tiago 5:5. Vida deliciosa sobre a terra. No capítulo 16 do Evangelho de Lucas, temos um relato Bíblico que mostra o viver de dois homens: um rico que vivia regalada e esplendidamente e um mendigo. Lc. 16:19-21. O problema consiste no final da vida de ambos, o rico morreu e foi para o inferno e de lá ouviu o pai Abraão lhes dizer que ele havia recebido tudo em vida. Lc. 16:23-25. Podemos tirar duas belas lições nessa passagem de Lucas: a primeira é: as riquezas terrenas, não poderão comprar a tua salvação. Lc. 12:19-20. A segunda é: o destino do homem é definido na vida terrena, após a morte nada poderá ser modificado. Hb. 9:27 e Lc. 16:26. O homem rico viveu deliciosamente em seus dias na terra, mas, isso de nada adiantou pois, sua alma estará no tormento eterno, no lago de fogo e enxofre. Vejam bem, esse homem não foi para o inferno por que era rico e sim por ter desprezado a Palavra de Deus. Lc. 16:29-31.

Tiago 5:6. Condenaste o justo. Nessa passagem, Tiago apresentar a acusação final contra os ricos: eles acabaram com a vida daqueles que lhes serviam. Podemos tomar esse versículo de modo literal (muitos morriam por falta de alimento) ou metaforicamente (nos quais os ricos minam a vida dos seus empregados). O grande aprendizado que podemos (e devemos) desfrutar desses 6 primeiros versículos de Tiago 5, é que o buscar e viver dos crentes devem andar na contramão do mundo. Quando pensamos apenas nas coisas terrenas, ajuntamos riquezas temporárias. Somos ricos para nós mesmos e pobres para com Deus. Contudo, os salvos já ressuscitaram com Cristo e por este motivo devem buscar as coisas de são de cima Cl. 3:1-2. Sendo agradecido, por Deus suprir todas as vossas necessidades. Fp. 4:19. Afinal, a vida de um homem não pode ser conservada pela abundância de suas posses e sim por Cristo Jesus. Jd. 1:1.


Referência Bíblica: Referências Bíblicas: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, BKJ-1611, ou ACF.

Pr. Walter Costa.

Esperança-PB, em 08 de Abril de 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário