sábado, 15 de abril de 2023

Ensinamento 11. Leitura Bíblica: Tiago 5:7-20.



Tiago 5:7-8. Pacientes até a vinda do Senhor. Nessa passagem, Tiago nos leva a refletir sobre o atributo Bíblico da paciência. II Pe. 1:5-6. Para tal, ele faz uma analogia (relação de semelhança entre coisas ou fatos distintos) com o esperar do homem do campo (lavrador) e a volta de Cristo. Capacidade de termos paciência é decorrente da fé e se a cultivamos da forma que o Espírito Santo deseja seremos fortes, para resistirmos às tentações e sairmos perfeitos e completos. Tg. 1:2-4. A palavra de Deus nos diz para sermos pacientes até o dia do Senhor, ou seja, a paciência deve acompanhar o crente até o dia da vinda de Cristo. A base para estarmos fortalecidos é sabermos que o nosso fortalecimento vem do poder de Deus e nunca do nosso. II Tm. 2:1. Ser fortalecidos no Senhor, significa está preparado para batalha confiando tão somente no Grande e Único Comandante. Is. 40:31.

Tiago 5:9. Evite as queixas contra os irmãos. Para uma vida cristã edificada é de crucial importância o amor fraternal entre irmãos. I Pe. 1:22. Relações mal resolvidas, mágoas e queixas contra um irmão, dificultam o nosso relacionamento com o Senhor. Como podemos afirmar que amamos a Deus, o qual não enxergarmos e não amamos ao nosso irmão que contemplamos face a face. I Jo. 4:20-21. Neste contexto, não importa se a culpa e sua ou do irmão, porém o importante e restaurar o relacionamento. Se recebemos de Deus um perdão imerecido, por que não podemos perdoar o nosso irmão. Ef. 4:32.

Tiago 5:10-11. Bem-aventurados os que sofrem. Alguns balcões de comércio religioso (igrejas que pregam a prosperidade), afirmam que o crente não pode sofrer, pois sofrimento é culpa de se estar em pecado, ledo engano. Apesar de ninguém gostar do sofrimento ele faz parte da vida dos soldados de Cristo. II Tm. 2:3. Não devemos nos envergonhamos de Cristo, e sim participarmos das aflições do evangelho. II Tm. 1:8. Diante de qualquer espécie de sofrimento, o crente deve entregá-lo a Deus, pois Ele não desamparará e não abandonará os Seus filhos. Hb. 13:5. Aqui Tiago nos dar exemplo de homens que sofreram em decorrência da fé que professavam, a Bíblia os trata como bem-aventurados. Mt. 5:10.

Tiago 5:12. Não faça juramento algum. A Santa, Infalível e Inerrante Palavra de Deus, exorta aos crentes de todas as dispensações a não fazerem qualquer tipo de juramento. Quando um homem faz um voto ele fica refém do mesmo e deve cumpri-lo. Ec. 5:4-5. O que Tiago está afirmando é que para os crentes basta a sua palavra. Ou seja: sim, sim, não, não o que passar disso é de procedência do maligno. Mt. 5:33-37. Ora, se usarmos de um juramento, para convencermos alguém ou para recebermos algo do Senhor, a nossa honestidade ou fidelidade seriam questionáveis e ficariam em segundo plano, o falar do crente deve ser bem temperado com a resposta adequada para todos. Cl. 4:6.

Tiago 5:13. Exortação comportamental. O salvo guiado pelo Espírito Santo, sempre coloca a oração como sendo a base de suas decisões, sempre aceitando a vontade de Deus em sua vida. I Tes. 5:17-18. Portanto, temos a ordem de perseverar em oração. Cl. 4:2. Nessa passagem, Tiago exorta aos salvos a estarem em oração pelos irmãos. No momento de tribulação e aflição de um irmão temos a obrigação de orarmos por ele. Rogando e intercedendo a Deus para que Ele o liberte do mal que lhe aflige. Do mesmo modo, devemos nos alegrar com a alegria do irmão e louvamos ao Senhor por todas as bênçãos derramadas sobre ele. Sl. 126:2-3.

Tiago 5:14-16. Deus salva e levanta os enfermos. O que está sendo tido na passagem, nada tem a ver com o famigerado e antibíblico ensinamento que a doença é sempre decorrente de um pecado específico, que é um ataque de Satanás ou o julgamento divino. O norte desse versículo é manifestar aos crentes a importância da oração e principalmente o poder de Deus. Is. 38:16. Ou seja, quando o membro da assembleia local está doente ele deve pedir orações aquele que está em posição de liderança (na minha opinião toda a membresia deve estar ciente do problema e orar pelo enfermo). A oração feita em submissão e humildade cura o doente e o Senhor o repõe em pé. Lembre-se que todo o poder pertence a Deus. Ele, escuta as orações e as atende segundo a Sua vontade e não segundo a nossa vontade. I Jo. 5:14. Além disso, os crentes quando estiverem se sentido culpado por alguma espécie de falha que houvera cometido, devem conversá-la. A expressão “a oração do justo pode muito em seus efeitos”, apresenta uma verdade bíblica que o Senhor escuta os justos. Pv. 15:29 e I Pe. 3:12.

Tiago 5:17-18. O exemplo de fé de Elias. Para dar ênfase aos versos anteriores sobre a importância da oração e da fé, Tiago usar o exemplo de Elias. Veja bem, não existe um motivo lógico para os crentes não serem perseverantes em oração. Ro. 12:12. Afinal, a oração é a forma de comunicação entre os crentes e Deus. Para melhor compreendemos a essência da oração é fundamental sabemos que Aquele nos ouve, só fala a verdade e não procede impiamente Tt. 1:2 e Jó 34:12. Ou seja, o Senhor nos garante que ao Seu tempo e segundo a Sua vontade ouvirá os nossos pedidos. Sl. 143:1.

Tiago 5:19-20. A verdade salva a alma da morte. A expressão “irmãos, se algum dentre vós” nos mostra que Tiago fala a crentes e não a descrentes. Ou seja, ele está tratado com aqueles que são crentes, contudo se desviaram das sãs Palavras e descaíram da firmeza. II Pe. 3:17 e I Co. 10:12. O salvo não deve julgar o pecado alheio, AFINAL um réu não pode julgar outro réu. Ro. 2:1 e Gl. 6:1. Somos exortados a usarmos de mansidão com aqueles que estão desviado do fé e até mesmo com os perdidos. Quando se trata de irmãos na fé, o crente tem a obrigação de mostra ao irmão que ele está errado. Esse fato pode livrá-lo da morte física, pois o espírito pertence ao Senhor e o maligno não é capaz de tocá-lo. I Jo. 5:16-18.

Referência Bíblica: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, BKJ-1611, ou ACF.


Pr. Walter Costa.

Estudo aplicado na

Esperança-PB. 15 de Abril de 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário