sábado, 18 de março de 2023

Ensinamento 8. Leitura Bíblica: Tiago 4:1-10.

 


Tiago 4:1-2. Origem e consequência das guerras e pelejas. Após exortar os crentes buscarem a sabedoria que do alto vem, agora Tiago mostra que a origem e as devastadoras consequências advindas dos conflitos, originam-se nos corações dos homens (incluindo os crentes que não estão vivendo conforme a Palavra de Deus). Do coração procedem as coisas ruins que contaminam o homem. Mt. 15:18-19. A sabedoria terrena, animal e diabólica ensina que o homem deve seguir o seu coração. Contudo, a Bíblia ensina que o mesmo é perverso e enganoso. Jr. 17:9. O coração não redimido está cheio de maldade e pecado, e o coração redimido muitas vezes cai facilmente de volta nessas tentações, especialmente quando estamos nos apoiando em nosso próprio entendimento (seguindo nosso coração) em vez de confiar no Senhor e olhar para Ele em busca de orientação. Pv. 3:5


Tiago 4:3. Pedindo para gastar nos deleites. Nos versículos 1-2, Tiago repreendeu aqueles que estavam vivendo segundo a sabedoria destrutiva do mundo. Agora, ele revela a causa dos tais não serem atendidos pelo Senhor: Pedem apenas para os seus deleites. Diante de tal constatação, qual deve ser o pedir do crente? Peçamos o que tem a ver com o progresso do evangelho, com a salvação das almas, com a plenitude do Espírito Santo nas nossas vidas. Ef. 3:19-21 e Ef. 5:18.


Tiago 4:4. A amizade com o mundo é inimizade com Deus. A amizade as coisas relativas ao mundo é o principal obstáculo a ser vencido pelo crente, na busca da comunhão Bíblica com o Pai e com o Filho. I Jo. 1:3. Sabemos que é bem mais fácil o falar, do que o viver longe da amizade com o mundo. Saiba que ao torna-se amigo do mundo, você constitui-se inimigo de Deus. Quando o crente nutre a amizade pelas coisas do mundo em sua vida torna-se incapaz e desqualificado, não reconhecendo a vontade de Deus em sua vida. I Jo. 2:15-17. Passando a agir igual aos que vivem na vontade da carne. Ef. 4:17-18. Ou seja, age de forma inapropriada por não por em prática a perfeita vontade de Deus. Ro. 12:1-2. O comportamento esperado por Deus para os salvos é totalmente contrário aos devaneios dos ímpios. I Pe. 1:13-14 e Ef. 5:11-12. O crente deve expor a vista de todos a obra de regeneradora de Cristo em sua vida. Quando ele anda em amizade com o mundo, deixa de exibir Cristo e passa a desonrá-Lo, então deixa de ser a luz e passa a ser trevas. II Co. 6:14. O salvo deve andar em sentindo contrário a esta realidade do mundanismo, sendo o diferencial pelo qual resplandeça a luz diante dos homens. Fp. 2:15.


Tiago 4:5. O ciúme do Espírito. Ora se somos templo e morada do Espírito Santo é lógico que ao fazermos a nossa vontade e nos alegramos com os deleites do mundo, Ele não tem o menor prazer em nós, muito pelo contrário fica enciumado, no sentido de fazermos o que é errado em detrimento do correto. Além de enciumar, o salvo pode extinguir e entristecer o Espírito Santo. O crente entristecer o Espírito Santo quando não O permitir ser o guia do seu viver. Ef. 4:30. Esse fato ocorre, quando deixarmos de ter uma vida espiritual pura e participamos das imundícias da carne e do espírito. II Co. 7:1 e Gl. 5:16. Extinguindo o Espírito, no momento que o salvo endurecer o coração, desprezar a Palavra, resistir a liderança do Espírito Santo ele está apagando (extinguindo) o Espírito. I Tes. 5:19.


Tiago 4:6. Deus dá graças aos humildes. O orgulho tem sido ao longo dos tempos um dos principais males da humanidade, ele afasta as pessoas da perfeita comunhão com Deus e da boa convivência familiar. Contrariamente a humildade transformar o homem e o aproxima do Criador. Mq. 6:8. Nossos esforços, nossas virtudes devem vir de Deus, pois nada podemos fazer se não estivermos enraizados na videira verdadeira. Jo. 15:5. A virtude cristã da humildade é exatamente o oposto do orgulho. Fp. 2:3. Nada poderia ser pior do que ter um Deus infinitamente Poderoso e Santo resistindo a você. Portanto, não seja soberbo. E nada poderia ser melhor do que ter um Deus infinitamente Poderoso e Sábio nos tratando com bondade. Ele faz isso com os humildes. I Pe. 5:5. A razão não é que a humildade é um desempenho de virtude que ganha graça, mas que a humildade é uma confissão de alguém que recebeu a graça. Deus usa Sua mão poderosa para exaltar os humildes. I Pe. 5:6.


Tiago 4:7-8. Sujeitando-se e achegando-se a Deus. Nessa passagem, temos a Palavra de Deus declarando duas vontades do Senhor para com os Seus filhos: eles devem se sujeitarem e se achegarem ao Pai. Quando essas duas verdades são predominantes em nosso viver sairemos vitoriosos contra o inimigo e nos achegarmos a Deus. A Bíblia nos ensina que o salvo deve vigiar e ficar atento ao mal que o rodeia. Como fazer isso? O conhecimento da Palavra de Deus e a oração são fundamentais para escaparmos das armadilhas preparadas pelo inimigo. I Co. 15:33-34 e I Pe. 4:7.


Tiago 4:9-10. Humilhando-se perante o Senhor. O salvo deve ter em mente que Deus é soberano (tem o controle total), tudo o que experimentamos deve primeiro ser "filtrado" por meio de Sua " forte (onipotente) mão de amor eterno ". Sl. 89:13. Embora o crente deseje fazer o que é bom e agradável a Deus, ele continua sendo pecador, porém, esse pecado irá entristecê-lo e ao contrário dos pecadores NÃO remidos que alegram-se com suas iniquidades. Os REMIDOS tem a sua alma afligida diante de suas ações condenáveis e indecorosas. Sl.41:4 e Sl. 51:4. Miserável homem que sou. Ro. 7:24-25. Quanto mais nos aproximamos do Senhor, mais sentimos o peso da nossa natureza imoral. Quando Paulo afirma “miserável homem que sou”, nos remete e nossa incapacidade de nos livramos das iniquidades que tão de perto nos rodeia. Sl. 40:12. Então, como escaparemos de tão grande dilema? O primeiro passo é: humilhasse a Deus. O segundo passo é: entristecesse com a conduta pecaminosa. Sl. 51:12. Umas das mais importantes primícias da Sagrada Escritura é a humildade, lembre-se os humilhados serão exaltados. Mt. 23:12. Lembre-se, Deus aprova os humild
es e resiste aos soberbos. V.6.

Referência Bíblica: Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, ACF ou BKJ-1611.

Pr. Walter Costa.

Esperança-PB, 18 de Março de 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário