sábado, 11 de março de 2023

Ensinamento 7. Leitura Bíblica: Tiago 3:13-18.

 




Tiago 3:13. Quem é sábio e entendido? Sabedoria, é a capacidade de ver as coisas da perspectiva de Deus e responder de acordo com os princípios Bíblicos. A pedra angular para temos sabedoria é o temor ao Senhor. Ou seja, temer a Deus é o alicerce, sobre qual os salvos adquirem compreensão espiritual, para construir uma vida sábia e debaixo da vontade de Deus. Pv. 15:33.. A sabedoria Bíblica deveria ser algo natural no viver dos salvos. Vejam bem, sabedoria Bíblica, não conhecimento bíblico, pois ser SÁBIO não depende do seu maior ou menor conhecimento das Escrituras e sim de como você aplicar esse conhecimento na vida cotidiana. Pv. 1:5-8. Mesmo, naqueles momentos onde a discussão está intensa o salvo deve de sabedoria, utilizando da mansidão que é um fruto do Espírito. A Bíblia, admoesta todos os crentes a mostrarem a presença da sabedoria espiritual em suas vidas por meio de atos de mansidão e humildade. Ef. 4:2.


Tiago 3:14. Inveja e espírito contencioso. A verdadeira sabedoria é demonstrada através da mansidão, já a falsa sabedoria tem como base de sustentação a inveja e o sentimento contencioso. A inveja não deve ter o mínimo espaço possível no viver dos crentes. I Pe. 2:1. Ela é como um verme que deixa em estado de putrefação o seu hospedeiro. Pv. 14:30. A exortação Bíblica, é para o crente evitar o máximo possível de adentrar em contendas, de preferência evitá-las a todo custo. II Tm. 2:24 e Tt. 3:2. Pois, esta é uma característica dos homens maus que vivem em transgressão. Pv. 29:22-23 e Pv. 30:33. O testemunho do salvo é sem sobra de dúvidas, um grande aliado no que diz respeito a demonstração da sua fé. Pv. 4:18 e Mt. 5:16.

Contencioso: 1.Ter contenda. 2. Disputar acaloradamente. Dirigir provocações. 3. Competir; disputar a primazia, influir, atacar. 4. Provocar polêmicas. Litigar.

Tiago 3:15-16. Sabedoria terrena e diabólica. Essa passagem deixa claro que existem duas espécies sabedorias: a celestial e a terrena. Para iniciarmos, convém compactuar que não devemos confundir o conhecimento do mundo com a sabedoria do mundo. Certamente, há muito conhecimento neste mundo e nos beneficiamos dele. Feito tal pactuação, voltemos ao assunto, Tiago nos ensina que a sabedoria terrena não advém de Deus e por este motivo é diabólica e animal. Podemos afirmar que, a sabedoria diabólica é aquela que tem princípio norteador se opor a toda Palavra de Deus. Exemplo claro dessa afirmação, são os falsificadores da Palavra de Deus II Co. 2:17-A. As doutrinas de demônios são disseminadas por espíritos enganadores. I Tm. 4:1. O diabo é um enganador. II Tes. 2:9-10. Se Cristo personifica a verdade incontestável, Satanás é a personificação da mentira, então toda mentira é diabólica. Jo. 8:44. Já a sabedoria animal é aquela produzida pelo homem em seu estado natural, em oposição ao conhecimento espiritual. I Co. 2:14-15. A contenda e a inveja, são atributos naturais daqueles que não possuem a verdadeira sabedoria, que se destacam por serem contenciosos e perturbadores, tendo os seus corações cheios de perversidade e orgulho. Pv. 6:14 e Pv. 28:25. Se a sua sabedoria é focada em você mesmo, tenha certeza que ela não vem do alto.


Tiago 3:17. Sabedoria do alto. A fonte propagadora da verdadeira sabedoria é o próprio Deus, em Quem o crente encontra todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Cl. 2:2-3. O mundo despreza o conhecimento de Deus, porém todo aquele que nasce em Cristo Jesus e são regenerados pela ação do Santo Espírito do Senhor, devem possuir (buscar) um sentimento de profundo respeito e obediência ao Senhor, buscando com isso o enriquecimento de toda a palavra de Deus. Pv. 2:6 e I Co. 1:5. O salvo recebeu o Espírito proveniente de Deus. I Co. 2:11-12, com isso passou a ter um relacionamento íntimo com Deus, saiu da condição de inimigo a filho de Deus. Ro. 5:10-11 e Ro. 8:15-17. Características básicas daqueles que receberam o Espírito proveniente de Deus é ter sabedoria e discernimento espiritual. I Jo. 2:20 e I Jo. 2:27. A sua busca é focada em produzir o fruto do Espírito. Gl. 5:22. Não falando com sabedoria de homens. I Co. 2:13.


Características da sabedoria que vem do alto. 

Pura (não tem máculas) Pv. 30:5. 

Pacífica (busca guardar a unidade do Espírito e ter paz com todos). Ef. 4:3 e Ro. 12:18. 

Moderada (busca um viver sensato, com palavras agradáveis). Cl. 4:6

Tratável (amável, dócil). Pv. 25:11

Cheia de misericórdia (faz parte do viver dos salvos). I Pe. 3:8. 

Cheia de bons frutos (quando o crente frutificar, glorifica a Deus e tem crescimento no conhecimento do Senhor). Cl. 1:9-10. 

Sem parcialidade (em seu caminhar, julga segundo a reta justiça. Jo. 7:24. 

Sem hipocrisia (é firme em seu viver, sem fingimento e com sinceridade). II Co. 1:12 e I Co. 5:8.

Tiago 3:18. O fruto da justiça. Enquanto os salvos aguardam o tão esperado dia do Senhor Jesus, devem buscar uma vida sem escândalos e cheios dos frutos de justiça. Fp. 1:10-11. A salvação, transforma malditos pecadores em filhos de Deus, transferindo-os do reino das trevas para o reino de amor do Seu Filho. Cl. 1:12-13. O crente deve viver uma vida no tempo que lhe resta, justa, sóbria e piamente. Tt. 2:12. Quando cremos, recebemos a Justiça de Deus através de Cristo. Fp. 3:9. Entretanto, só poderemos está cheios do fruto de justiça se permitirmos que o Espírito nos conduza e guie em tudo o que fazemos. Ro. 8:14. Ou seja, a capacidade de produzir, não é advinda de nós e sim de Deus. Ao Qual devemos apresentar o nosso corpo de modo pacífico, em um culto racional e com o único intuito louva-Lo e glorifica-Lo. Ro. 12:1 e Hb. 13:15.

Referência Bíblica: ACF e LTT.

Pr. Walter Costa.

Esperança-PB, 11 de Março de 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário