domingo, 26 de fevereiro de 2023

Ensinamento 5. Leitura Bíblica: Tiago 2:14-26

 



Tiago 2:14. As obras salvam do que? Para muitos estudiosos das Escrituras essa passagem é dita como controversa. O grande problema consiste na errônea interpretação da expressão “salvá-la”, para muitos indoutos as obras são a causa da salvação eterna. Contudo, na análise contextualizada da secção veremos que esse fato alegado não é verdadeiro. Primeiro ponto, não existem obras sem conversão, o crente é salvo pela graça e criado em Cristo Jesus para as boas obras preparadas por Deus. Ef. 2:8-10. Ou seja, a salvação vem primeiro do que as obras. Segundo ponto, se a fé é salvadora inclui as chamadas obras da salvação, seria impossível alguém ter certeza de salvação. Fato esse, que contraria toda a essência do Evangelho de Cristo. Ro. 1:16/ Ro. 3:23-26 e Gl. 2:16. Terceiro ponto, a problemática perde o seu objeto, quando o Espírito Santo nos mostra que a passagem não fala da salvação eterna e sim da salvação temporal (livramentos). Tg. 5:19-20. Sabemos que o Senhor espera que os Seus filhos produzam boas obras, contudo essa é não é a condição para se adentrar na Sua família e sim a consequência ou não (há salvos infrutíferos). Jo. 1:12-13 e Hb. 6:9-10.

Tiago 2:15-16. Negligenciando a fé. Como você pode dizer que tem fé, e negligenciar o cuidar do irmão em necessidade. A Bíblia nos ensina que não nos cansemos de fazer o bem, principalmente aos irmãos na fé. Gl. 6:10. O salvo deve fazer o bem a todos, porém, não deve condicionar essa ação qualquer acréscimo ou decréscimo na graça do Senhor. Tg. 4:17. Lembrando que para o crente é melhor padecer fazendo o bem. I Pe. 3:17. O modo como tratamos os outros e principalmente os nossos irmãos na fé, justifica nossa fé para com os que estão de fora. Jo. 13:35. e I Jo. 3:17.

Tiago 2:17-18. A fé sem obras é morta. Paulo ensina que há uma justificação diante de Deus e essa é somente pela fé nas obras de Cristo na cruz pelos pecadores que se arrependem e creem. Ro. 5:1. Você tem essa justificação? Se tiver, a sua fé é de Deus pela graça. Tt. 3:7. Tiago ensina que há também uma justificação diante dos outros e essa é pelas obras do cristão em obediência à Palavra de Deus. A lealdade do cristão é provada pelas obras. Você tem essa manifestação bíblica da sua fé diante dos outros? Se não tiver, a sua fé não é tão boa quanto pensa; é morta. Lembrando que, a maior manifestação da obra de um crente, ocorre na pregação do Evangelho. Mc. 16:15.

Tiago 2:19-20. Fé não é apenas crer na existência de Deus. Ter fé não significa apenas possuir uma mera aceitação da existência de Deus e sim crer em conformidade com as Escrituras. Jo. 7:38-39. Nessa passagem Tiago nos ensina que há um só Deus e que há uma enorme diferença entre o fato de saber sobre a existência de dEle e crer verdadeiramente em Sua obra. Jo. 6:29. Vejam que, os demônios creem que Deus existe, contudo estremecem-se de medo. Mc. 1:34 e Lc. 8:31. O esperado, é que o salvo, renda-se ao senhorio de Cristo através da renovação do entendimento. Ro. 12:2.

Há de se crer e confiar em cada palavra dEle. Consequentemente, reconhecer-se pecador, crer e receber Cristo pessoalmente como Salvador, Senhor e Deus. Isso, normalmente, deverá mudar sua disposição para anelar obedecer, distanciar-se do pecado, e crescer em direção a Deus”. Hélio de Menezes Silva.

Tiago 2:21-23. Abrão primeiro creu. As Escrituras mostram que o patriarca creu (teve a fé verdadeira) e só após tê-la produziu as obras. Quando Abrão ofereceu Isaque ao Senhor. Hb 11:17. Ele já era recipiente da fé advinda de Deus. Hb. 11:17:18. Confiante na Palavra do Senhor, Abraão levou seu filho para ser sacrificado, crendo que Deus iria ressuscitá-lo. Nós devemos ter esta mesma fé, crendo firmemente na promessa de Deus, mesmo naqueles momentos onde tudo parece perdido, nunca podemos perder a esperança, pois quem está em Cristo não pode está confuso. Ro. 5:2-5. Abraão apesar de sofrer com o holocausto do filho não resistiu à vontade de Deus. Devemos ter esse mesmo pensamento entregar nossa vida nas mãos do Senhor. Ter fé é crer na infalível Palavra de Deus, mesmo contra todas as evidências em momentos negativos continuar crendo e repousar sobre a perfeita; sólida e insuperável proteção do Nosso Pai. Sl. 37:5.

Tiago 2:24. As obras são características naturais da fé. As Escrituras expõem de forma inequívoca que a justificação acontece pela fé em Cristo e em hipótese alguma por obras ou comportamento do homem. Ro. 3:27-28. Contudo, a Palavra de Deus ensina que aqueles que creram em Deus, devem se aplicarem as boas obras. Tt. 3:8. Justificação, significa ser declarado justo por Deus, esse fato só poderá ocorrer pela fé na morte e ressurreição de Cristo. Ro. 4:25. Ou seja, a justificação para a salvação nos é dada através da fé. Na passagem em análise, Tiago está afirmando que o salvo deve produzir obras, para justificar a sua fé perante os homens. I Pe. 2:12.

Tiago 2:25.A fé de Raabe. Conhecemos a história de Raabe no capítulo 2 do livro de Josué. Ela era uma cidadã de Jericó, que ouvirá falar nas grandes proezas do Deus de Israel e acreditou nelas. Js. 2:11. Da mesma forma que Abraão creu e depois entregou o seu unigênito ao sacrifício. Raabe creu e depois protegeu os espias. Hb. 11:31.

Tiago 2:26. Analogia entre o corpo sem espírito versos a fé sem obras. Tiago conclui o seu raciocínio, afirmando que aqueles que possuem a fé verdadeira de uma forma natural produzirão boas obras. As obras não salvam, mas fluem naturalmente de um relacionamento legítimo com Cristo. Mt. 5:16. Ou seja, quando não produzimos boas obras e como um corpo sem espírito (está morto). Então, o Senhor chama o Seu povo a estarem ocupados fazendo boas obras. Tt. 3:14. O que esperar então do novo homem? O mínimo esperando como obediência dos filhos é a dedicação as boas obras, pois, isso é bom, proveitoso e glorifica a Deus. Jo.15:8.


Referência Bíblica: ACF e LTT.

Pr. Walter Costa.

Estudo aplicado na IBBF Esperança-PB Em 26/02/2023


Nenhum comentário:

Postar um comentário