domingo, 12 de fevereiro de 2023

Ensinamento 4. Leitura Bíblica: Tiago 2:1-13

 



Tiago 2:1. Fé sem acepção de pessoas. O padrão estabelecido pelo mundo é totalmente injusto, onde aqueles que são afortunados, recebem um tratamento diferenciado e assim sendo, os crentes não devem seguir tal modelo. O nosso modo de se relacionar com as pessoas afetar também o nosso relacionamento com o nosso Deus. Pv. 14:21 e Pv. 14:31. Não é Bíblico usar medidas diferentes, pelo contrário o crente tem a obrigação de fazer justiça. Pv. 20:10 e Pv. 21:3. Resumindo, devemos ser imparciais não dando importância a aparência. Pv. 28:21.

Tiago 2:2-4. Não atentes para os tesouros temporários. Após advertir sobre o perigo da acepção de pessoas, agora Tiago descrever um exemplo a não ser seguido no ajuntamento Bíblico do Senhor. Na assembleia de Cristo não deve haver distinções entre o rico e o pobre, quando isso ocorre na igreja em qualquer nível desagradar ao Senhor. Para comprovar tal afirmação mostraremos duas verdades eternas: que Deus não faz acepção de pessoas. I Pe. 1:17. A graça salvadora do Senhor é manifesta e está disponível a toda criatura. Tt. 2:11.

Tiago 2:5. Ricos na fé. Essa passagem, não está afirmando que um crente não pode ter riquezas e sim que não deve colocar o seu coração nas riquezas temporais. Lc. 12:34. Ou seja, quando pensamos apenas nas coisas terrenas, ajuntamos riquezas temporárias, somos ricos para nós mesmos e pobres para com Deus. Aqueles, que acomodam as suas existências apenas na busca das coisas temporais, serão chamados de loucos no final das suas vidas. Lc.12:15-21 Sabemos que a abastança de bens, não que dizer que somos realmente ricos, pois, as riquezas terrenas podem facilmente serem perdidas, já o tesouro do céu é eterno. Mt. 6:19-21.

Tiago 2:6-7. A desonrar ao pobre é uma blasfêmia contra o Senhor. Aparentemente os judeus (12 tribos dispensas) Tg. 1:1. Que haviam sidos convertidos a Cristo pela pregação do Evangelho eterno estavam fazendo distinção entre pobres e ricos. Nesse sentido, Tiago explana que ao desonrar os menos favorecidos (no que diz respeito aos bens temporais), o ajuntamento estava pecado e fazendo oposição a vontade de Deus. Pv. 14:31.

A explanação contínua com três perguntas:

Não são os ricos aqueles que oprimem os pobres?

Não são os ricos que os arrastam para o tribunal?

Não são os ricos (sem Cristo) que blasfemam o nome do Senhor?

Ora, se a igreja (assembleia) estava fazendo acepção em favor dos ricos nos tesouros temporais, não apenas desonrava aos pobres que Deus havia escolhido, para serem ricos na fé, mas estava honrando aqueles que perseguiam os pobres e que blasfemavam o nome do Senhor do Exércitos Pv. 17:5.

Tiago 2:8-9. Amando o próximo como a ti mesmo. Após explanar contra a distinção entre ricos e pobres, agora Tiago mostra como deve ser o verdadeiro comportamento de um crente “amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Ele faz referência ao famoso mandamento do amor encontrado na Lei do Antigo Testamento e nos ensinamentos de Jesus. Lv 19:18 e Mt. 22:39. O salvo, aquele que é guiado pelo Espírito Santo, sabe que o verdadeiro amor, não fará mal ao seu próximo e não porta com indecência, Paulo em exortação aos irmãos de Coríntios, enumera 15 características norteadoras do amor bíblico. I Co. 13:4-7. Na medida em que o salvo, demonstra a essência do amor para com todos, ele está em concordância e obediência a Lei e aos preceitos morais de Deus. I Jo. 4:20-21. Quando há o amor fraternal entre os irmãos, podemos afirmar que, haverá cuidado, dedicação e interesse genuíno e sem hipocrisia, gerando um sentimento positivo e construtivo, que levará o crente a fazer grandes sacrifícios, que só seria capaz de fazer por ele mesmo. Cl. 3:14 e I Pe. 4:8. Ou seja, faça para com o próximo o que você gostaria que ele lhe fizesse. Mt. 7:12.

Tiago 2:10-11. Transgressores da Lei. A lei Mosaica é composta de 613 disposições, ordens e proibições, sendo impossível ao homem cumpri-la em sua integridade. Quando o judeu tropeçava em apenas um ponto era culpado de toda a Lei. Nessa passagem em particular Tiago não está afirmando que os crentes devem guardar a Lei judaica, ele está lembrando que haverá correção severa para os salvos que violam a Lei do Espírito da vida. Ro. 8:2. A verdadeira lei, foi escrita em nossos corações pelo Espírito Santo que habita e guia o crente. I Co. 3:16/ I Co. 6:19 / Ro. 8:14 e Gl. 5:18.

Tiago 2:12. A Lei da liberdade. O amor resume os mandamentos. Ro. 13:9-10. Enquanto a Lei mosaica elencava circunstâncias nas quais os judeus eram obrigados a cumprirem a Lei em sua totalidade, na atual dispensação o crente é chamado a atentar para a lei da liberdade. Gl. 5:1. O caráter gracioso dos ensinamentos de Cristo Jesus é imensurável, pois, nos resgatou da condenação eterna e ainda nos deu o modelo a seguirmos. Mt. 5:13-14.

Tiago 2:13. A misericórdia triunfa sobre o juízo. Dentro do contexto literal da Bíblia, Tiago faz um fechamento do assunto abordado na primeira metade do capítulo 2, não qual ele abordou que os irmãos estavam fazendo distinção entre pessoas em decorrência das suas posses. No versículo 12 vimos que os crentes não são mais mantidos sob a antiga Lei; em vez disso, eles estão sob uma nova lei de liberdade que foi estabelecida através da morte e ressurreição de Jesus. Gl. 5:13. Nas bem-aventuranças o Senhor proclama que os misericordiosos alcançarão misericórdia. Mt.5:7. Ou seja, o salvo não deve se abster de ser misericordioso com todos, pois a misericórdia do Senhor é muito superior ao Seu julgamento. Devemos sempre olhar a nossa situação, como sendo devedores e jamais merecedores de qualquer dádiva do Senhor. Sl. 126:3. Afinal as misericórdias de Deus são a causa de não sermos consumidos. Lm. 3:22-23. Podemos definir misericórdia como, um termo Bíblico que refere-se a: benignidade; perdão; bondade; longanimidade; proteção e amor de Deus para com todas as criaturas. Sl.25:6-7.

Referência Bíblica: ACF e LTT.

Pr. Walter Costa.

Estudo aplicado na IBBF Esperança-PB Em


Nenhum comentário:

Postar um comentário