sábado, 26 de novembro de 2022

Ensinamento 27. Leitura Bíblica: Hebreus 11:32-40.



Hebreus 11:32-34. Triunfos da fé. A serventia de Gideão ao Senhor, teve início de um modo incrédulo, ele hesitava a acreditar nas promessas de Deus. Jz. 6:36-40. Por fim, ele obedeceu a Deus, mesmo em uma luta aparentemente impossível de ser vencida o Senhor dos Exércitos, obteve uma magnífica vitória para o povo de Israel. Jz. 7:22-23. Baraque estava tão atormentado pela dúvida e insegurança que não poderia lutar contra os inimigos de Deus, que acovardou-se ao ponto de só sair a luta com apoio uma mulher. Jz. 4:8-9. Fato esse condenado pela cultura judaica e pela Palavra de Deus, que sempre usou homens para comandar. Ainda assim, por agir de acordo com as promessas de Deus, ele teve sucesso apesar da grande oposição. Jz. 4:15-16. No que diz respeito a Sansão as suas falhas pessoais, confundem-se com a sua própria história. No entanto, Deus permitiu a Sansão um sucesso impressionante contra os filisteus. Jz. 14:4 e Jz. 15:14-15 e até mesmo na sua morte Deus o fortaleceu contra os seus inimigos. Jz.16:28-30. Jefté obteve a vitória devido à sua fé em Deus. Jz 11:29-33. Ele (Jefté) não era de uma linhagem nobre e sim filho de uma prostituta. Jz. 11:1-2. Davi, o maior dos reis de Israel, alcançou todo o seu sucesso como resultado direto de honrar e obedecer a Deus. Atos 13:22 e I Sm. 17:37. O mesmo Davi, entretanto, estava ligado ao pecado e erro. II Sm. 11:2-5, alguns dos quais levaram à destruição de sua própria família. II Sm. 12:10-15.

A fé de Gideão e seu pequeno bando de 300 que derrotou 135.000 Midianitas.

A fé de Baraque que libertou Israel dos cananeus.

A fé de Sansão que derrotou os filisteus em muitas ocasiões. Mesmo com sua morte, ele matou mais do que vivo.

A fé de Jefté libertou Israel dos amonitas.

A fé de Davi, que é descrito como um "homem segundo o coração de Deus" Ele é o rei que Deus escolheu como um tipo do Messias vindouro e do futuro reino de Deus.


O aprendizado que tiramos com esses exemplos de fé é que Deus fortalece e capacita os fracos. II Co. 3:5 e I Pe. 5:10.

A referência a Samuel e aos profetas diz respeito ao sofrimento e tribulações que eles passaram para proclama a vontade de Deus. O sangue desses homens selaram o seu testemunho. Mt. 23:30. Todos morreram esperando o Messias. Aqueles que viram os milagres e virtudes de Cristo, foram bem-aventurados. Mt. 13:16-17. Já o crente da dispensação da graça que nos foi revelada por Cristo. Jo. 1:16-17. É bem-aventurados pelo simples fato de crê no Senhor Jesus sem a necessidade de ter visto os Seus prodígios. Jo. 20:26-29.

Hebreus 11:35. Uma melhor ressurreição. Temos exemplos de pessoas que estavam mortas e o poder de Deus as ressuscitou. I Rs. 17:22 e Jo. 11:43-44. (entre outros). Contudo todas essas pessoas possuem algo em comum: tornaram a morrer. A morte física é algo natural, que, com certeza, ocorrerá a tudo ser humano. Sl. 89:48. Esses heróis da fé suportaram tudo tipo de humilhação e afronta possível e não negaram ao Senhor, pois estava convictos que a sua fé em Cristo, os fariam alcançar uma melhor ressurreição. Os santos do Velho Testamento ressuscitaram no momento da morte vicaria de Cristo. Mt. 27:50-53. Essa passagem é comprovada pelas Escrituras que afirma que Cristo levou cativo o cativeiro. Sl. 68:18 e Ef. 4:8. Já os crentes da atual dispensação (mortos e vivos) aguardam a retirada. I Tes. 4:15-17. Nesse fragmento, Paulo explica como ocorrerá a retirada dos salvos. Ele afirma que os que dormiram em Cristo ressuscitarão primeiro. Isto é, os crentes que dormem (estão mortos) receberão o corpo glorificado antes daqueles que ainda estão vivos na carne. Os filhos de Deus (crentes que creram na obra de Cristo). Receberão um corpo semelhante ao corpo ressuscitado e glorificado de Jesus. I Co. 15:49 e I Jo. 3:2.

Hebreus 11:36-38. O sofrimento e perseguição em decorrência da fé. Muitos acreditam, de certa forma iludidos e enganados pelo sistema religioso, que se tiverem fé, suas vidas serão um permanente mar de rosas, sem qualquer espécie de aflição ou tribulação. Isso é exatamente o oposto do que foi pregado por Cristo. Jo. 16:36. A imensa lista de atrocidades sofridas pelos crentes fiéis do Velho Testamento, servem de exemplo e encorajamento para os salvos da atualidade. O objetivo de relacionar esses males é salientar que aqueles que possuem a fé Bíblica, depositam a sua confiança em Deus voltada para o futuro. I Co. 15:19.

Hebreus 11:39-40. Aperfeiçoados em Cristo. Essa passagem refere-se ao sacrifício perfeito de Cristo, pois seria impossível que o sangue de animais pudessem purificar eternamente aqueles que o receberam. Hb. 10:4. Já a oblação (oferta) de Cristo feita uma única vez, aperfeiçoou eternamente aqueles que creem em Sua obra sacrificial. Hb. 10:14. A morte vicaria (do latim vicarius, "substituto") de Cristo efetuou uma eterna redenção para todos quem creem em Seu nome. Jo. 3:18. No madeiro Cristo pagou o preço da penalidade e imputação do pecado. Sabemos que o pecado tem um justo pagamento a ser efetuado: a morte eterna. No caso dos crentes Cristo pagou este preço no lugar deles. Is. 53:4-5 e Ro. 6:23. Por meio de Cristo, todos os santos da antiguidade, juntamente conosco seremos aperfeiçoados, livres do pecado para sempre. E naquele tempo, quando todas as coisas forem feitas novas, toda tristeza e sofrimento serão coisas do passado. Ap. 21:1-4.

Esperança-PB. 26 de  Novembro de 2022.

Pr. Walter Costa.

Referencias bíblica: ACF e LTT.





Nenhum comentário:

Postar um comentário