domingo, 13 de novembro de 2022

Ensinamento 25. Leitura Bíblica: Hebreus 11:7-22.

 



Este capítulo do livro de Hebreus enfoca o padrão geral de fé e como Deus responde abençoando aqueles que são obedientes a Sua vontade Podemos afirmar que temos o memorial da fé, pela qual os antigos alcançaram o verdadeiro testemunho.

Hebreus 11:7. Pela fé Noé. Através da fé, Noé sobreviveu ao dilúvio com sua esposa, filhos e noras. I Pe. 3:20. A obediência de Noé o fez com que ele achasse graça diante de Deus e torna-se perfeito entre os da sua geração. Gn. 6:8-9. Do mesmo modo que a arca foi o caminho para a salvação de Noé, Cristo é o Caminho para todo aquele que tem fé em Sua obra. Jo. 14:6. Jesus usou o testemunho de Noé para declarar a destruição dos incrédulos que não deram ouvidos a Sua Palavra. Mt. 24:37-39.

Hebreus 11:8-10. Pela fé Abraão. Para termos um completo entendimento da fé de Abraão devemos nos reportar ao momento em que ele creu e recebeu a justiça de Deus. Gn. 15:6. Existem certas diferenças na maneira como Deus lida com Seus filhos nas diferentes dispensações, mas o modo pelo que recebemos a justiça advinda do Senhor dos exércitos e a mesma. Fp. 3:9. O patriarca foi chamado por Deus para deixar sua terra natal. Embora Abraão não soubesse exatamente o que o futuro reservava, ele escolheu obedecer a Deus. Gn. 12:1-4. Vejam bem, Abraão não estava esperando uma cidade terrena e sim na cidade celestial. Hb. 12:22 e Ap. 21:10.

Hebreus 11:11-12. Pela fé Sara. Apesar de já estar em idade avançada (90 anos) e ser estéril. Sara gerou e deu a luz a um filho, conforme a Deus houvera prometido. Gn. 17:15-16 e Gn. 21:1-2. Podemos ver nessa passagem que a esposa do patriarca Abraão está sendo elogiada por sua fé em Deus. Contudo, tando ele com ela, não creram de imediato, a primeira ação de ambos foi rir da tal situação. Gn. 17:17 e Gn. 18:12. E ainda, vemos em um outro ponto que, Sara e Abraão tentaram "ajudar" a Deus usando sua serva Agar como uma mãe substituta. Gn.16:2-4. A lição, que podemos tirar com essa secção da escritura é que as dúvidas e fracassos ocasionais não provam a nossa fé, ou seja, a Bíblia nos mostra que a fé não torna uma pessoa moralmente perfeita.

Hebreus 11:13-14. Peregrinos e forasteiros. Essas pessoas (nossos irmãos) morreram antes de receberem a promessa, porém, a perspectiva dos mesmos estava naquilo que é eterno, em vez do temporário. O salvo (aquele que crer biblicamente na obra de Cristo) está anelando o retorno a sua definitiva e verdadeira pátria, hoje ele vive a expectativa de está no novo céu e nova terra, pois, a atual será exterminada. II Pe. 3:12-13. Aqui somos peregrinos e forasteiros, sabemos que nossa cidade é celestial de onde esperamos a volta do nosso Salvador, que nos transformará. Fp. 3:20-21. Lembre-se que cidade onde moraremos é a cidade do Deus vivo. Hb. 12:22. Essa Santa cidade não foi preparada por mãos humanas e sim pelas mãos do próprio Senhor dos Exércitos.

Hebreus 11:17-19. Pela fé Abrão ofereceu Isaque. Será que o crente da atualidade teria a confiança que Abraão teve em Deus? Ele sabia que Deus havia prometido que sua descendência seria chamada em Isaque. Gn. 21:12. Confiante na Palavra do Senhor Abraão levou seu filho para ser sacrificado, crendo que Deus iria ressuscitá-lo. Nós devemos ter esta mesma fé, crendo firmemente na promessa de Deus, mesmo naqueles momentos onde tudo parece perdido, nunca podemos perder a esperança, pois quem está em Cristo não pode está confuso. Ro. 5:2-5. Abraão apesar de sofrer com o holocausto do filho não resistiu à vontade de Deus. Devemos ter esse mesmo pensamento entregar nossa vida nas mãos do Senhor. Ter fé é crer na infalível Palavra de Deus, mesmo contra todas as evidências em momentos negativos continuar crendo e repousar sobre a perfeita; sólida e insuperável proteção do Nosso Pai. Sl. 37:5.

Hebreus 11:20. Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú. Os personagens envolvidos (Jacó, Esaú e Rebeca) não são os melhores exemplos a serem seguidos. A única exceção é a fé de Isaque. Vejam os acontecimentos: Esaú era um homem profano, que desprezou sua herança espiritual por uma tigela de guisado. Gn. 25:31-34. Rebeca enganou deliberadamente o marido e incentivou o filho a mentir e Jacó concordou em seguir as mentiras, aproveitando-se de seu pai cego. Gn. 27:8-11. Mas Deus usou toda esta situação, com cada um agindo egoisticamente, sem consideração por Deus, para cumprir Seu propósito soberano. Deus escolheu Jacó e rejeitou Esaú. Seu propósito de acordo com Sua escolha permanecerá. Ro. 9: 11-13

Hebreus 11:21. Pela fé Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José. Fé, significa confiar que Deus trabalhará de maneiras invisíveis, mesmo quando não entendemos completamente o que está acontecendo. Hb.11:1. Jacó, continuou esse modelo de confiar em Deus olhando para o futuro.. Os filhos de Abraão, Isaque e Jacó tornaram-se uma enorme multidão, e essas pessoas tomaram posse da Terra Prometida. Js. 1:1–4. Mas, perto da morte, Jacó ainda não tinha visto essas promessas se tornarem realidade. Sua fé é exemplificada em continuar a transmitir as bênçãos, assim como seus pais o fizeram. Gn. 48:17-21.

Hebreus 11: 22. Pela fé José. Aqui é dado o exemplo de José, que certamente enfrentou lutas e adversidades durante sua vida. Gn. 37:23–24 e Gn. 39:10–20. Apesar disso, ele testemunhou Deus usando essas dificuldades para resgatar os descendentes de Jacó. Gn.45: 1–5 e Gn. 50: 19–20. Como resultado, embora ele tenha morrido com Israel ainda vivendo fora da Terra Prometida, José pediu especificamente que seus ossos fossem carregados para aquela terra quando Israel finalmente tomasse posse. Gn. 50:25.

Pesquisa: www.bibleref.com/Hebrews/11/

Pr. Walter Costa.

Referencias bíblica: ACF.

Esperança-PB 13 de Novembro de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário