domingo, 20 de março de 2022

Ensinamento VIII. Leitura Bíblica:II Timóteo 4:9-22.

  

II Tm. 4:9-12. A situação de Paulo nos seus últimos dias. Nos versículos 6 e 7 Paulo expôs ao seu filho na fé. II Tm. 1:2, que o seu fim estava próximo. O apóstolo desejava profundamente que Timóteo o visitasse antes de sua morte. Paulo também pediu que Timóteo trouxesse Marcos com ele. V11. Paulo fala que Demas seu cooperador nas batalhas da fé o abandonou. Fl. 1:24. O mesmo amou o presente século, isso não significa que ele perdeu a salvação e sim que perdeu o fervor missionário e o interesse na obra do Senhor. A Bíblia exorta ao crente a não amar o mundo e suas concupiscências. I Jo. 2:15-17. Uma das experiências mais amargas no serviço do Senhor é ser abandonado por aqueles que antes eram seus companheiros de trabalho. Muitos nos dias atuais comportam-se como Demas, não envolvendo-se com o serviço do Senhor, tornando-se vasos para desonra, II Tm. 2:20. Outros irmãos citados com ausentes por Paulo estavam envolvidos na propagação da Palavra de Deus (Crescente, Tíquico e Tito). Apenas Lucas estava com Paulo naquele momento.

II Tm. 4:13. Pedido especial do apóstolo. O pedido do apóstolo por uma capa, não tinha nenhum tipo de apego pessoal e sim era algo prático: estava chegando o inverno. V21..A capa estava- na casa de alguém chamado de Carpo na cidade de Trôade, cidade essa que Paulo esteve por duas ocasiões. Atos 16:8-11 e Atos 20:6. Carpo não é mencionado em nenhum outro lugar nas Escrituras. Além de uma capa, Paulo havia deixado dois outros itens na posse de Carpo: rolos e pergaminhos. Não podemos afirmar quais seriam os livros e pergaminhos. Contudo, diante da conduta de Paulo provavelmente eram escritos sobre a Palavra de Deus. Isso nos mostra a importância de ler e estudar as Escrituras. II Tm.3:16-17.

II Tm. 4: 14-15. Guardando-se dos que resistem as Sãs Palavras. Paulo já havia citado Alexandre como náufrago na fé. I Tm. 1:19-20. O apóstolo descreve Alexandre como um forte oponente do Evangelho. Sabemos que a Palavra de Cristo é contrária as falsas doutrinas. Os ensinamentos contrários às Sagradas Escrituras tem como tentáculos de sustentação os preceitos e doutrinas dos homens que perecerão pelo próprio uso. Cl. 2:21-23. Notadamente, que todo é qualquer ensinamento contrário a Bíblia (I Co. 4:4) é uma imposição de homens corruptos de entendimento e réprobos na fé. II Tm. 3:8. Ou seja, não devemos aceitar o ensinamento que não é conforme as Sãs Palavras de Cristo. I Tm. 6:3-5.. Além disso, temos a ordem nos apartarmos dos falsos ensinamentos I Tm. 6:5. Pois, um pouco de levedo põe toda a massa a perder. I Co. 5:6-8 e Gl.5:9. Paulo exorta a Timóteo a guarda-se de Alexandre. O mesmo deve-se fazer com aqueles que resistem a santa Palavra. II Jo. 1:9-11.

II Tm. 4:16-17. Assistido pelo Senhor. A lei romana normalmente concedia aos prisioneiros uma audiência preliminar antes de um julgamento final. Paulo explica que nenhum dos irmãos o assistiu em sua defesa. Ele não imputou o fato de ser abandonado aos crentes da época. O apóstolo tinha sua confiança no Senhor e sabia que Ele o livraria de todas as perseguições. II Tm. 3:11. O Senhor dá segurança aos salvos. Is. 41:10 e is. 43:2. "Não temas". O Senhor mostra aos filhos que mesmo em grandes aflições não devemos temer e sim confiar. Lc. 8:49-50. As aflições serão recorrentes em nossas vidas. Jo. 16:33. Porém, a segurança que Deus nos dá estará sempre nos aperfeiçoando, confirmando, fortificando e estabelecendo. I Pe. 5:9-10. Quando colocamos a nossa segurança nas mãos de Deus e descansamos nEle, sabemos que teremos o melhor dos refúgios e que Ele jamais desampara os que O buscam. Sl. 9:9-10.

II Tm. 4:18. O Senhor guarda os Seus para o Seu reino celestial. Paulo conclui seus pensamentos a partir do versículo anterior. Embora ele espere morrer sob a prisão romana, ele ainda fala de Deus o resgatando. Nessa passagem, Paulo encoraja aos crentes a se manterem firmes, pois Deus é fiel e cumprirá a Sua promessa. I Jo. 2:25. O Senhor não perderá nenhum daqueles que foram resgatados com o precioso sangue do Cordeiro. O apóstolo nos admoesta a ficarmos de bom ânimo, pois, enquanto estivermos na carne estaremos longe do nosso Salvador. Entretanto quando deixarmos esse tabernáculo terreno e corruptível, nosso espírito e nossa alma estarão de imediato na presença do Senhor. II Co. 5:5-8 e Fp. 1:21-23. Cristo prometeu que onde ele estivesse os crentes estariam com Ele. Jo. 14:3. Os salvos passarão a eternidade, no mesmo lugar que Jesus Cristo estiver. Hoje, os salvos já possuem a vida eterna e estão aguardando justamente a sua moradia definitiva. II Pe. 3:13. Diante de tão graciosa esperança, o crente deseja ser revestido do imortal, pois, sabe que o seu débito foi pago por Deus, que nos deu o penhor do Espírito. II Co. 5:1-5

II Tm. 4:19-22. Saudações finais. Nessa parte final da epístola, Paulo demonstra o seu amor e cuidado com seus companheiros na defesa do Evangelho e irmãos em Cristo, mencionando diversos irmãos nominalmente. As palavras finais de Paulo no Novo Testamento oferecem muito encorajamento a Timóteo e aos leitores de hoje: a graça seja convosco e Jesus seja com o teu espírito" também é mencionado nas conclusões de outras cartas de Paulo. Gl. 6:18/ Fp. 4:23; Fl. 1:25/ Cl. 4:18/ 1 Tm. 6:21 eTito 3:15.




Referência Bíblica: Bíblia ACF e LTT.

Pr. Walter Costa.

Um comentário: