domingo, 13 de março de 2022

Ensinamento VII. Leitura Bíblica: II Timóteo 4:1-8

 


II Tm.4:1-2. Conjuro-te que pregues o Evangelho. Conjuro-te significa: rogar suplicar, pedir. Ou seja, Paulo faz um pedido perante Deus e do Senhor Jesus Cristo, rogando que Timóteo pregasse o Evangelho em todos os momentos “INSTES A TEMPO E FORA DE TEMPO” instes no contexto do versículo significa insistir, persistir, perseverar. A exortação foi valida para Timóteo é valida para os crentes de todas as épocas. Temos a responsabilidade de transmitirmos a Palavra de Deus às pessoas, pois o Evangelho é poder de Deus para a salvação. Ro. 1:16. Deus confiou o Seu Santo Evangelho aos salvos biblicamente submersos. I Tes. 2:4.. O inimigo entrelaça as pessoas em suas redes religiosas. II Tm. 2:25-26, onde passa o conceito que o homem é condenado por pecar e que no momento que parar de pecar estará salvo. Ledo engano, todos pecaram é estão destituídos da glória de Deus. Ro. 3:23 e Jo. 3:18-19. O único meio válido para redimir o pecador é crer no Evangelho de Cristo. Por isso, devemos pregar Jesus e sua obra. I Co.2:2 e I Co. 15:1-4. Livrar o pecador do laço diabólico é livrá-lo do lago de fogo e enxofre, que inicialmente foi preparado para o Diabo e seus anjos. Mt. 25:41/ Ap. 20:10 e Ap. 20:14-15. Servir ao Senhor de modo Bíblico, não limita-se apenas na pregação do Evangelho aos perdidos, recebemos por ordem o Espírito Santo as atribuições corrigir, repreender e exortar. Sendo a Bíblia o único meio válido para exercemos tais atribuições. II Tm. 3:16-17. Já aqueles que ouvem devem receber a doutrina de coração. Ro. 6:17.


II Tm.4:3. Os contradizentes não suportam a Sã Doutrina. Ora, uma entre outras características diabólicas dos falsos mestres é perverter a Sã Doutrina. II Pe. 3:16, logicamente a verdade provocará uma grande indignação em seus ouvidos. A Palavra de Deus ordenar que a Sua doutrina (conjunto de ensinamentos) deve ser mantida sã (saudável, pura, sem mácula ou defeito). Neste sentido, a igreja local (batista de função) é a responsável pela preservação e propagação da verdadeira Doutrina. Atos 2:42 e I Co. 11:2. A igreja de Deus tem a obrigação de cuidar da doutrina que Cristo, trouxe do céu. Jo. 7:16-18. A doutrina do Senhor deve ser falada publicamente, plena e fielmente. Falar conforme a Sã Doutrina é importante porque significa vida para aqueles que ouvem e creem de forma bíblica nela. Jo. 6:69 e I Tm. 4:16. Por outro lado, o fim da falsa doutrina é a destruição. Jd. 1:4. Mudar a mensagem da graça de Deus é algo “sem Deus”, e a condenação por tal ato é severa, pregar o outro evangelho (“que realmente não é evangelho”) leva aqueles que pregam e os seus seguidores a eternidade longe do Senhor. Gl. 1:6-9 e II Tes. 1:8-9.


II Tm. 4:4. Os contradizentes desviam-se da verdade e preferem as fábulas. A falsa doutrina afasta as pessoas da verdade e por este motivo, o Evangelho de Cristo é uma loucura para aqueles que não creem na obra expiatória de Cristo. I Co. 2:14. Eles deleitam-se em ouvir fábulas, quaisquer histórias inúteis ou discursos impertinentes, desde que não toquem em suas concupiscências Paulo por diversas vezes orienta aos crentes, para não darem ouvidos a fábulas criadas pelo falso ensinamento. I Tm. 4:1 e 7 e Tt. 1:14. Devemos falar em conformidade com a Sã Doutrina e não segundo fábulas criadas astuciosamente pelo inimigo. Tt. 2:1.


II Tm.4:5. Orientação a sobriedade. Os crentes possuem um inimigo invisível. Ef. 6:12, que tenta penetrar em qualquer espaço por menor que seja das nossas vidas I Pe. 5:8-9. Portanto, devemos ser vigilantes e sóbrios, revestindo-se da armadura de Deus, afinal somos filhos da Luz. Ef. 6:11 e I Tes. 5:5-8. A ordem para os crentes ficarem sóbrios, diz respeito a necessidade de sermos vigilantes, sábios, resolutos e firmes em todas as áreas da nossa vida. Nossas palavras, ações, decisões, temperamento devem honrar o Senhor Jesus e demonstrar consideração piedosa e preocupação com o bem-estar espiritual dos outros. Só podermos ser vigilantes se rejeitamos por completo as obras das trevas. Ro. 13:12.


II Tm.4:6-7. Paulo combateu o bom combate. O apóstolo sabia que havia lutado com dignidade e sabedoria a carreira que o Senhor lhe propusera. Devemos ter em mente que estamos em uma corrida contra o tempo e justamente por este motivo, não devemos perder tempo, mas prosseguirmos firmes, combatendo o bom combate até o fim. Fp. 3:13-14. Para o soldado de Cristo exercer com firmeza a sua obrigação é de fundamental importância que ele entenda, o fato de não está militando segundo a carne e que a sua luta não é contra a carne e sim contra um exército da maldade. II Co. 10:3-4 e Ef. 6:12. Recebemos do próprio Cristo, que é a Fiel testemunha a ordem de guardarmos todas coisas do mesmo modo, no qual recebemos. Mt. 28:20. A missão é guardar a doutrina que Deus enviou sem qualquer espécie de alteração ou adulteração. A ordem “sem mácula” diz respeito a conservar a Sãs Palavras de qualquer nódoa. II Tm. 1:13 e Tt. 1:9. Por quanto tempo devemos permanecer nessa batalha? Duas são as opções dos salvos para cessar o combate:

Opção 1. Quando acaba a nossa vida na carne. II Tm. 4:7-8. Que era o caso de Paulo, ele estava encerrando a carreira.

Opção 2. Até a volta do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. II Tes. 2:1.


II Tm.4:8. A coroa da justiça. Por ter combatido o bom combate o apóstolo será honrado com o recebimento da coroa da justiça. Essa coroa é para aqueles que "amam a Sua vinda".  Naquele dia”, receberemos nossas coroas do próprio Senhor.   “Aquele dia” é uma referência ao tribunal de Cristo, que acontecerá após o Arrebatamento, quando todos os que pertencem a Jesus (mortos e vivos) serão ressuscitados fisicamente. I Tes. 4:14-16. A  “coroa da justiça” não é uma coroa baseada em nossas obras, mas na obra de Jesus por nós. O salvo (aquele que crer biblicamente na obra de Cristo) está anelando (desejando) a ida para a sua definitiva e verdadeira pátria. Aqui somos peregrinos e forasteiros, sabemos que nossa cidade é celestial de onde esperamos a volta do nosso Salvador, que nos transformará. Fp. 3:20-21. Está Santa cidade não foi preparada por mãos humanas e sim pelas mãos do próprio Senhor dos Exércitos. Hb.11:16. Lembre-se que cidade onde estaremos por toda a eternidade é a cidade do Deus vivo. Hb. 12:22-23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário