domingo, 6 de março de 2022

EBD II Timóteo. Ensinamento VI. Leitura Bíblica: II Timóteo 3:10-17

 IGREJA BATISTA BÍBLICA FUNDAMENTALISTA DE ESPERANÇA-PB.


 Leitura Bíblica: II Timóteo 3:10-17

II Tm.3:10. Seguindo a doutrina. Paulo, muda o objeto do discurso deixa os falsos mestres e recoloca Timóteo como receptor da mensagem. O apóstolo afirma que Timóteo tem seguindo os seus ensinamentos, nesse sentido a Bíblia ensina que o crente deve imitar aqueles que imitam a Cristo. I Co. 11:1-2 e I Tes. 1:5-6.  Jesus também usou a ferramenta do exemplo pessoal ao ensinar Seus seguidores. Jo. 13:15.  Hebreus 11 oferece exemplos de outras pessoas os quais poderão ser usadas como modelo aos crentes. Primordialmente, para imitarmos os que imitam a Cristo é necessário reter e conservar tudo conforme a Palavra de Deus. Mt. 28:20 e Tt. 2:1. Quando não seguimos o modelo, corremos o sério risco de naufragarmos na Fé. I Tm. 1:19. Só seguiremos a Sã Doutrina, se permanecermos fiéis ao que está escrito na Palavra de Deus. I Co. 4:6. Todos os atributos mencionados no versículo só serão desenvolvidos caso o crente esteja conservando o modelo das Sãs Palavras. II Tm. 1:13

II Tm.3:11-12. Aqueles que realmente servem a Cristo padecerão perseguições. Fato é que, tudo aquele que realmente deseja servir ao Senhor com inteireza de coração e batalhar pela fé dada aos santos padecerão perseguições. II Tes. 1:4. As perseguições aos santos em decorrência da obediência a Palavra de Deus, muitas vezes terminam sendo proveitosas para o Evangelho. II Tm. 1:8 e II Tm. 2:3. Porém, não só de tribulação viverá o crente, temos muitas e grandiosas promessas, que nos asseguram que a graça de Cristo é suficiente; o poder do Senhor é aperfeiçoado em nossa fraqueza. II Co. 12:9-10.

II Tm.3:13. Enganando e sendo enganado. Aqueles homens amantes de sim mesmos, que não servem ao nosso Senhor Jesus Cristo e sim ao seu próprio ventre. Ro. 16:18. O trabalho deles é enganar o mundo. É justamente por este motivo que devemos anunciar as boas novas (salvação em Cristo Jesus) que deu a Sua vida em resgate de muitos. Mt. 20:28. Cristo liberta a alma do pecador do engano. Sl. 72:14. Sabemos que o coração dos homens é enganoso. Jr. 17:9 e Is. 44:20. Então, os impostores enganam e são enganados através da soberba de seus corações. Ob. 1:3.O orgulho humano sempre cega os que o possuem para a verdade. Promete honra, mas traz desgraça: Pv. 16:18. Eles torcem as Escrituras para a própria perdição. II Pe. 3:16.

II Tm.3:14. Permanecer no que aprendeu. A Bíblia é literalmente a Palavra de Deus escrita, a verdade revelada desde princípio e que dura para sempre. Sl. 119:160. Podemos afirmar que todo o conteúdo constante na Bíblia foi escolhido de forma rigorosa por Deus, portanto devemos preservá-lo como consta no Livro Sagrado. Opiniões particulares, pressentimentos, visões, experiências sobrenaturais e revelações não têm superioridade sobre a Bíblia, pois o homem não pode interpretá-la de forma particular, não foi à vontade dos homens que a produziu e sim a vontade de Deus II Pe. 1:20-21. Sendo um livro de Inspiração divina, a Bíblia exige um guia provindo de Deus para guiar e ensinar àqueles que busca o alimento espiritual. Ensino este, predito por Cristo. Jo. 16:13 e Jo.14:26.

II Tm.3:15. As Escrituras nos tornam sábios para a salvação. Temos uma linda declaração sobre a conduta espiritual de Timóteo desde a tua meninice sabes as sagradas Escriturasesse fato significa que Timóteo estava imerso nas sagradas escrituras desde a infância, sendo fundamentado com segurança na verdade da Palavra inerrante de Deus. O exame diário do Livro Sagrado é algo, que deve ser exercitado e buscado por todos os crentes. Atos 17:10-11. A importância da alimentação espiritual, deve ter o mesmo valor que a dada a alimentação do nosso corpo. A Bíblia tem todos os nutrientes que necessários para o crescimento do novo homem. I Pe. 2:2. Por este motivo temos a necessidade de examinamos as Escrituras, pois ela testifica a existência de Jesus. João 5:39. Paulo também adiciona o ponto principal da palavra escrita de Deus, tanto o Antigo quanto o Novo Testamento: que é levar as pessoas ao conhecimento da salvação dada por Jesus Cristo. Os escritos do Antigo Testamento deram sabedoria para a salvação, mas a própria salvação veio por meio de Jesus Cristo. Atos 4:10-12 e Ef. 2: 8–9A Palavra é literalmente a fonte da vida eterna, não encontraremos vida a não ser na Palavra de Deus. Jo. 6:68.

II Tm.3:16-17. Toda a Escritura é proveitosa para os crentes. A expressão “divinamente inspirada”, tem sua equivalência em grego de “sobrado por Deus” “Ele sobrou as Suas exatas palavras (cada letra e acento) à mente de cada escritor de cada um dos 66 livros da Bíblia, e este escritor foi usado como um mero instrumento para registrar cada traço de cada letra e acento de toda e cada palavra do livro, que é originada direta e exclusivamente na mente do próprio Deus, 100% de cada uma delas sendo de Deus, e 0% sendo do homem. Deus poderia sempre ter usado absolutamente um mesmo vocabulário e estilo, em todos os 66 livros da Bíblia. Mas, soberanamente (talvez para confundir os descrentes e testar a nossa fé?) escolheu usar, em cada livro, o vocabulário e estilo do escritor do livro (desde Moisés, em Gênesis, até João, em Apocalipse), a quem preparou e escolheu como Ele quis. Ou seja, de modo literal o Senhor nos deu a Palavra, Sl. 68:11. A Palavra de Deus escrita, é verdade revelada desde princípio e que dura para sempre e santifica os salvos. Sl. 119:160 e Jo. 17:17. Para usufruirmos dessa maravilhosa revelação (a Bíblia) é imprescindível, buscarmos o aperfeiçoamento espiritual. Ef. 4:12. Lembrando que este aperfeiçoamento não é físico, financeiro, emocional, psicológico ou profissional. Mas, espiritual, santo e celestial pelo ensino doutrinário, que conduzirá o crente a ser perfeito e irrepreensível. Ef. 4:13. Ou seja, aquele que nasceu em espírito, passou a ser filho de Deus e foi iluminado com o verdadeiro conhecimento, tornou-se participantes do Espírito Santo, deve buscar a cada dia conhecer a palavra de Deus escrita. Tendo a Bíblia como regra de fé e prática, agindo desta forma torna-se poderoso em seu agir, sendo capaz de advertir, aconselhar, avisar e repreender aqueles que andam em caminhos errados. Tt. 1:9.


Referência Bíblica: Bíblia ACF e Bíblia LTT.

Pr. Walter Costa.

Esperança-PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário