1.Ter Deus como o primeiro amor. Mt. 10:37-38. Esse amor que o crente tem por Deus, o capacita a entender e a guardar as Suas Palavras, com isso passamos a ser morada do Pai, do Filho. Jo. 14:23-24 e templo do Espírito Santo. I Co. 3:16. Mas, infelizmente há salvos que se deixam leva pelo engano do pecado. Hb. 3:13. Recebemos a ordem das Escrituras de nos chegarmos a Deus. Tg. 4:8. Ou seja, achegar-se a Deus, requer que o crente O coloque em primeiro lugar em todos os momentos da sua vida, comprometendo-se a amá-Lo de todo teu coração, alma e entendimento. Mc. 12:29-30. Nosso primeiro amor deve ser sempre Deus. O primeiro amor significa um amor que vem antes de todos os outros amores. Nós mesmo, família, trabalho, amigos, deverão estar na prateleira abaixo de Deus. Ap. 2:4-5.
2. Procurar a glória de Deus. I Co. 10:31.Todas nossas ações sejam no trabalho; nos estudos; nos compromissos ou nos momentos de laser, devem ser com o intuito de resgatar o tempo em prol de glorificar ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. I Co. 6:19-20. Em Filipenses 1:20-21 o apóstolo Paulo faz uma afirmação que deve ser seguida por todos os crentes que é engrandecer a Cristo em todos os momentos de nossa existência terrena a qual deve permanecer após a morte, através do nosso testemunho. Lembre-se que fomos comprados por um por preço, com a finalidade de glorificarmos a Deus em nossa carne e em nosso espírito. I Co. 6:19-20. Antes quando vivíamos na escuridão das trevas apresentávamos nossos corpos para a imundícia, hoje devemos apresentá-los como forma de glorificar ao Senhor. Ro. 6:19.
3. Aprenda ter contentamento. Fp. 4:11-13. Ter contentamento é o norte do verdadeiro crente, devemos ter maturidade espiritual para entendermos que nada trouxemos para este mundo e que nada levaremos dele. I Tm. 6:6-8. A Bíblia exorta aos crentes não estimular o desejo e não se apegar aos bens materiais temporários. Afinal, as riquezas efêmeras apodrecerão. Tg. 5:1-3. O crente deve ser prudente, porém, não deve estar preocupado com o dia de amanhã, e sim receber com contentamento a vontade de Deus em sua vida. Estejamos pois, contentes pois a paz de Deus manterá os nossos corações e pensamentos na pessoa de Cristo. Fp.4:4-7.
4. Procurar as coisas de cima. Cl. 3:1–3. Quem está em Cristo sabe que a verdadeira justiça vem dEle. Fp. 3:9. É justamente por este motivo que somos exortados a buscar e pensar nas coisas que são de cima. O fato de sermos gerados de novo, nos garante uma herança incorruptível e incontaminável, essa herança é tão grandiosa que nossos pensamentos devem está sempre nela. I Pe. 1:3-5. A melhor maneira de colocarmos o nosso pensamento nas coisas de cima é deixar a Palavra de Deus abundar em nosso viver. Cl. 3:16.
5. Ver as coisas eternas. II Co. 4:18. Bem-aventurado aquele que crer na obra de Cristo, sem a necessidade de ver qualquer obra ou sinal. Ro. 8:24-25 e Jo. 20:27-29. Ora, se não esperarmos com confiança a nossa ressurreição ou arrebatamento, não confiamos em Cristo e somos reputados como o pior de todos os homens. I Co. 15:19. Quando cremos verdadeiramente no Evangelho, nos é reservado uma esperança nos céus, isso, nos enche de gozo e paz. Cl. 1:5 e Ro. 15:13.
6. Prosseguir para o alvo, para o prêmio. Fp. 3:12–14. Paulo afirma que está prosseguindo para alcançar “aquilo” pelo qual foi preso por Cristo. Ou seja, a busca que todo crente deve ter é pelo crescimento espiritual, não importa o tempo de conversão, 30, 40, 50 anos, mas não podemos achar que cruzamos a linha de chegada da nossa corrida. O objetivo final é está perfeito na vontade de Deus. Ef. 4:12-13 e Cl. 4:12. A lição que podemos usufruir deste ensinamento é que devemos manter nosso olhar firme no percurso, esquecendo a velha criatura e fixando o seu viver nas coisas novas. II Co. 5:17. O objetivo de um corredor é focar no próximo passo em direção a seu objetivo. Na vida espiritual o salvo deve ter a mesma mentalidade, não voltando a olhar para os passos passados, mas se concentrando em melhorar cada passo de sua carreira até alcançar o objetivo de estar com Cristo. O nosso olhar é sempre para frente e em Cristo. Hb. 12:1-2.
7. Pratique o perdão. Ef. 4:32. Nada pode ser mais agradável ao Senhor do que o perdoar entre irmãos. Somos biblicamente orientados a agirmos em conformidade com as pisadas de Cristo. I Pe. 2:21. Senhor ordena que não só devemos nos conciliar com o nosso irmão antes de irmos diante dEle, mas que devemos fazê-lo rapidamente. Mt. 5:23-24. O ódio também destrói o testemunho pessoal de um cristão porque o remove da comunhão com o Senhor e com outros crentes. I Jo. 4:20-21.
Referencias bíblicas: ACF.
Pr. Walter Costa.
Aplicado na IBBF Esperança-PB em 13/02/2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário