domingo, 13 de fevereiro de 2022

Ensinamento IV. Leitura Bíblica: II Timóteo 2:14-26.



Ensinamento IV
Leitura Bíblica: II  Timóteo 2:14-26.

II Tm.2:14. O crente não deve ser contencioso. Paulo notifica a Timóteo, para que ele tenha sempre na memória a fidelidade de Deus. II Tm. 2:11-13. Após trazer a mente a lembrança de que Deus sempre é fiel. O apóstolo, dá uma ordem a Timóteo ordenando-lhes diante do Senhor que   nãotenham contendas de palavras", claro que a epístola era direcionada a Timóteo, entretanto a admoestação é canalizada a todo e qualquer crente. Para o bom soldado defender a fé bíblica não significa entrar em contendas e em loucas questões, pois, tal postura não tem a menor serventia e são para perversão dos ouvintes. II Tm. 2:23-24. O sentimento contencioso não advém do alto, portanto é terreno, animal e diabólico. Tg. 3:14-16. Quando os crentes estão em comunhão bíblica Deus se alegra. Quando ocorre ao contrário o inimigo é quem se alegra, pois ocorrerá contendas na igreja, essa não é a vontade de Deus. Ef. 4:1-3. O salvo membrado a igreja do Senhor, não deve nutrir qualquer sentimento de soberba, pois, ela é a fonte das contendas. Pv. 13:10. O andar e falar do crente deve ser conforma a Sã Doutrina. Tt. 2:1.

II Tm.2:15. A eficácia do bom manejo da Palavra da verdade. Quando manejamos a Palavra de Deus de forma correta aumentamos o nosso conhecimento e nossa utilidade na obra do Nosso Senhor. Só conhecermos a Palavra de Deus através da leitura exaustiva da Bíblia, quando isso ocorre rotineiramente estamos nos fortalecendo com um alimento sólido. Hb. 5:14. Então, saberemos explicar com segurança a razão da esperança que há em nós. I Pe. 3:15 e Tt. 2:13-14. O crente bíblico fundamentalista, conservado por Cristo, deve ser capaz de defender os ensinamentos contidos nas Sagradas Palavras de Deus, demonstrando a sua crença inabalável aos que estão de fora. Esse fato, o capacita para “demolir argumentos e toda pretensão que se opõe ao conhecimento de Deus. II Co. 10:4-6. O crente só manejará bem a Palavra da Verdade, se conservar e reter os ensinamentos contidos na Bíblia, fazendo isso, ele capacita-se para admoestar e convencer os contradizentes. II Tm. 1:13 e Tt. 1:9.

II Tm.2:16-18. Evitar o profano para não se desviar da verdade. No versículo 15 Paulo, mostra a importância do bom manejo da Palavra da Verdade. Sabemos que o crente é santificado através da Palavra de Deus. Jo. 17:17. Em outras palavras o apóstolo adverte a Timóteo (e aos crentes de todas as épocas) a não ser participante de “falatórios profanos”. Mas, é necessário que entendamos o significado Bíblico do termo profano. Ora se a Bíblia é a verdade, toda e qualquer falácia contrária a Ela é um falatório profano. Esse tipo de ensinamento (o profano) é introduzido pelos ministros do maligno, que se transvestem-se de anjo de luz, com o intuito de blasfemar o Caminho da verdade. II Co. 11:13-15 e II Pe. 2:1-3. O falar contrário a Sã Doutrina é a fonte para de desviar da verdade e de perversão da fé de alguns. Perverter uma Escritura a fim de se estabelecer uma interpretação pessoal é uma característica dos homens maus. Que com palavras lisonjeiras corrompem os corações dos simples. Ro. 16:18. Dá ouvidos ao falatório profano, é um fator predominante para o descair da firmeza e,deixar a alma faminta. II Pe. 3:16-17 e Is. 32:6. A ordem para os crentes é crescer na graça e no conhecimento de Cristo. II Pe. 3:18.

II Tm.2:19. O Senhor conhece os Seus. Só Deus conhece os pensamentos e intenções de cada homem. Logicamente Ele conhece aqueles que Lhes pertencem. Podemos assim dizer que, a disseminação de falsa doutrina na igreja é comparada a um câncer que se espalha e infecta o corpo físico, que finalmente morre. Eles colocam fundamentos estranhos em lugar de Cristo. I Co. 3:11. Nesse sentido Paulo orienta que Timóteo (e os todo e qualquer crente) a apartar-se da iniquidade. Que é um sinal Que caracteriza os filhos do Diabo. Mt. 7:21-23. De modo literal aqueles que são filhos de Deus possuem uma característica (traço, propriedade ou qualidade distintiva fundamental), que os diferenciam dos filhos do maligno: Os que são do Senhor conhecem a Sua voz. Jo. 8:47. Quando escutamos a Bíblia, somos capacitados pelo Espírito Santo a entendermos que pertencemos a família de Deus e a identificarmos qual o espírito da verdade e qual é o espírito do erro. I Jo. 4:4-6.

II Tm.2:20-21. O crente deve ser vaso santificado e idôneo. Um crente que não afasta-se daqueles que promovem a disseminação das falsas doutrinas é considerado um vaso “desonroso” e não capacitado para servir ao Senhor. A Bíblia ordena que o crente aparte-se dos tais. I Tm. 6:3-5. Já ao contrário, quando o crente se purifica (separa-se) dos falsos ensinos ele torna-se vaso idôneo e honroso para o Senhor e preparado para toda boa obra. Aperfeiçoamos essa santificação aplicando-se ao estudo e meditação das Sagradas Escrituras. II Tm. 3:16-17 e Tt. 3:1.

II Tm.2:22. Foge das paixões da mocidade. A expressão “foge das paixões da mocidade” é bastante abrangente e pode atingir diversas áreas da vida de um crente (jovem ou velho). Como por Exemplo: Desejo exacerbado por coisas materiais; desejo por reconhecimento e honra e principalmente a atração sexual pelo sexo oposto, fora do padrão Bíblico, Quando o salvo permite o guiar do Espírito Santo. Ro. 8:13-14. Há um controle sobre as inclinações carnais, paixões, desejos, conduta, expressões, e forma natural passa a desenvolver atributos que nos capacita a nos afastarmos do mal e a exercermos o bem. I Pe. 3:11-12.

II Tm.2:23-26. O servo do Senhor deve evitar as contendas. A mansidão é um fruto do Espírito. Gl.5:22. O testemunho do salvo é sem sobra de dúvidas, um grande aliado no que diz respeito a demonstração da sua fé. Pv. 4:18 e Mt. 5:16. Precisamos ter sabedoria, discernimento e prudência no momento de levamos a Palavra aos perdidos. Pv. 2:11 e Jd. 1:22.. Temos a obrigação de pregamos o Evangelho, a tempo e fora de tempo. I Co. 9:16 e II Tm. 4:2. Porém, essa obrigação tem limites a serem observados e um deles é não jogar fora o precioso tesouro da Palavra de Deus para aqueles que não obedecem ao Evangelho de Cristo. Esses por si mesmos já estão condenados e padecerão o eterno castigo. Tt. 3:9-11 e II Tes. 1:8-9.

Estudo Aplicado na IBBF Esperança

EBD do dia 13/02/22

Pr. Walter Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário