segunda-feira, 6 de abril de 2020

Significado da palavra de Deus na vida dos crentes.






Significado da palavra de Deus na vida dos crentes.

Leitura bíblica: Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.João 6:66-68.

A resposta do apóstolo Pedro ao Senhor, nos mostra que o Caminho é Cristo e a Sua palavra é a fonte da água-viva, que salta para a vida eterna Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna”. João 4:14. Com esta certeza em mente, vamos nos aprofundar sobre o que significa a palavra de Deus na vida dos crentes.

É a semente para o novo nascimento. Na parábola do Semeador, vemos claramente, que a semente é palavra de Deus E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Que parábola é esta? E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam. Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus”. (Lucas 8:8-11). O Espírito Santo através da pregação do Evangelho, enxerta a semente (palavra) no coração dos perdidos e todo aquele que crer salva a sua alma Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas”. (Tiago 1:21). Não basta apenas ouvir e sim ouvir receber a palavra misturada com a fé.
TAMBÉM vos notifico, irmãos, o evangelho que vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão.” (I Coríntios 15:1-2).
Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram”.(Hebreus 4:2).

Por meio da palavra somos de novo gerados. O nascer de novo é a condição primaria para o pecador adentrar a família e ser participante do reino de Deus Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3). Sendo este novo nascimento um ato perfeito da soberana vontade de Deus Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas” (Tiago 1:18). Quando recebemos Cristo como o salvador pessoal, nos tornamos filhos de Deus, lembre-se nos tornamos filhos unicamente pela vontade divinaMas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus (João 1:12-13). Somos de novo gerados, isto é, recebemos uma nova natureza que é a espiritual, gerada pela palavra de Deus, por este motivo, torna-se incorruptível. Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre(I Pedro 1:23).

Dá crescimento espiritual a nova criatura. Quando nascemos na fé necessitamos do puro leite espiritual para que possamos ter crescimento. Inicialmente nosso alimento é a base do leite racional Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo (I Pedro 2:2). Posteriormente, o alimento deve ser sólido e continuo, ou seja, necessitamos nos alimentar com a palavra de Deus e principalmente, pôr em prática o aprendizado para discernimos tanto o bem como o malPorque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal” (Hebreus 5:12-14). Importa que o fortalecimento seja com base na graça, evitando doutrinas estranhas que para nada aproveitam.

Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados” (Atos 20:32).

Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram (Hebreus 13:9).

Purifica-nos e santifica os salvos. A palavra de Deus limpa o crente Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado” (João 15:3). A ação do Espírito Santo age na vida do crente, o santificando através da verdade Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17:17). A separação é feita através do verdadeiro discernimento da palavra de Deus, a qual conduz os salvos a serem transformados pela renovação do entendimento “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

É a defesa e a arma dos filhos de Deus. Toda a palavra de Deus é justa para os que a entendem São justas todas as palavras da minha boca: não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem pervertida. [Todas elas são retas para aquele que as entende bem, e justas para os que acham o conhecimento (Provérbios 8:8-9). Por este motivo, em momentos de tribulações e aflições o crente sabe que pode contar com o arsenal preparado por Deus para a batalha contra os inimigos.

Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus (Ef. 6:16-17).
Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele (Provérbios 30:5).

É nossa luz e o nosso consolo. A palavra do Senhor é lâmpada e luz para o caminho do crente Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho” (Sl. 119:105). Nas situações onde as preocupações e inquietudes parecem que irão nos corroer, encontramos na Bíblia o verdadeiro consolo que nos vivifica o espírito e nos dá consolação.
Isto é a minha consolação na minha aflição, porque a tua palavra me vivificou” (Sl. 119:50)
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também é abundante a nossa consolação por meio de Cristo (II Co. 1:3-5).

Esperança-PB, 05/04/2020.
Pr. Walter Costa.
Referências bíblicas: ACF.

Um comentário: