segunda-feira, 20 de abril de 2020

Onde o crente estará na eternidade?





Onde o crente estará na eternidade?

Leitura bíblica. NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também” João 14:1-3.

Toda a Escritura é perfeita e serve de guia para os salvos. Mas, essa passagem do Evangelho de João em particular, apresenta um verdadeiro refrigério para a alma do cristão. Não devemos perturbar os corações e simplesmente crer, pois, O Senhor voltará e nos levará pra Ele.
Diante desse afirmação surge a pergunta: Onde o crente estará na eternidade? Para respondermos esta pergunta, buscaremos as respostas apenas na Bíblia. Inicialmente, mostraremos que o crente deve anelar estar com Cristo, veja bem, se o salvo está com o coração cheio de pertubações e dúvidas e tem medo da inevitável partida, suas preocupações são as terrenas, algo está errado, uma vez que, morrer com Cristo é ganho.
Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor” Filipenses 1:21-23.

Hoje os salvos estão aguardando a bem-aventurada esperança e desejando habitar com o Senhor. Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor II Coríntios 5:8.

Estamos vivendo tempos trabalhosos, onde a lei natural instituída por Deus, vem sofrendo os mais diversificados ataques das hostes infernais. A natureza pecaminosa do homem está operando em plena capacidade, os rudimentos basilares da sociedade estão cada vez mais corrompidos e a humanidade amando muito mais as trevas do que a Luz.
E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram másJo. 3:19.

Diante de tal situação, o crente tem a sua esperança firmada em Cristo, sabendo que faz parte da família de Deus e já não é mais forasteiro.Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus” Efésios 2:19. Quando cremos verdadeira e biblicamente em Cristo escapamos da condenação e passamos da morte para vida. As palavras de Cristo em João 5:24 nos mostra nos três tempos verbais: presente (tem), futuro (entrará) e passado (passou) que todo aquele que crer em Deus tem a vida eterna e escapou da justa condenação.
Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” João 5:24.

Com esse entendimento advindo do guiar do Espírito, o crente tem plena convicção, que terá uma nova cidade para morar e que terá o corpo transformado.
Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo Filipenses 3:20-21.

O nascer de novo, nos assegura a membresia na família de Deus, fato esse, que garante a nossa retirada (arrebatamento). Cristo virá buscar os crentes e onde Ele estiver, lá estarão eternamente todos os que creram e foram lavados com o sangue do Cordeiro.

Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor I Tessalonicenses 4:16-17.

Com certeza colossal o crente não passará a eternidade no inferno, pois, Cristo já o livrou. De maneira evidente, também não passaremos a eternidade nesta terra atual, uma vez que, a mesma e se desfará pelo fogo. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão” II Pedro 3:10.

Afinal, onde o crente estará na eternidade?

Cristo prometeu que onde ele estivesse os crentes estariam com Ele. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.Joã14:3.

Os salvos estarão na eternidade, no mesmo lugar que Jesus Cristo estiver. Hoje, os salvos já possuem a vida eterna e estão aguardando justamente a sua moradia definitiva. Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. II Pedro 3:13.

Nesta passagem de II Pedro começamos a clarear os sentidos, aguardamos novos céus e nova terra onde habitará a justiça. No livro de Apocalipse João nos mostra com clareza, a sequência de eventos antes de entrarmos na nossa morada eterna: (*1) Depois do Milênio terminar, depois de assistirmos o Julgamento do Grande Branco e a criação de novos céus e terra, a Jerusalém Celestial pousará sobre a terra e a humanidade (só de salvos, agora sem a menor possibilidade de jamais cair em nenhum pecado) passará a interminável eternidade no gozo do nosso Senhor, sobre a nova TERRA em que não haverá pecado nem morte nem doença”.

E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, preparada como uma esposa adornada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque as primeiras coisas são passadas” Apocalipse 22:1-4.

Diante de tão graciosa esperança, o crente deseja ser revestido do imortal, pois, sabe que o seu débito foi pago por Jesus Cristo, que nos deu o penhor do Espírito.
Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus. Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito.”. II Coríntios 5:3-5.

Esperança-PB. 12 de abril 2020.
Referências bíblicas: Almeida Corrigida e Fiel- ACF.
Pr. Walter Costa.

*1. Partícula retirada do estudo Na Eternidade Futura Estarão Os Salvos Na Terra Ou No Céu? Haverá Nações (Países)?. Hélio de Menezes Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário