sábado, 4 de abril de 2020

A idolatria do povo brasileiro.




Idolatría


A idolatria do povo brasileiro.


Leitura Bíblica: Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo ao qual, escolheu para sua herança. O SENHOR olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens” Salmos 33:12-13.

Em tempos de grandes aflições e tribulações, o nome de Deus (Senhor) é clamado em todos os países que confessam-se cristãos. Mas, o que significa “feliz a nação cujo Deus é o Senhor’ podemos afirmar que, a nação que adora o Senhor em verdade e espírito Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade Jo.4:23-24. Está sob a Sua proteção e então, será bem-aventurada, sendo Deus real e verdadeiro, a nação que entregar o seu destino a Ele será prosperá espiritualmente, sendo firmada na base do entendimento e da verdade. Porém, temos uma pergunta que insisti a martelar em pensamento: Será que o Senhor é o Deus do povo brasileiro?

Veremos então, o perfil do nosso país, para descobrirmos se realmente o Brasil tem Deus como Senhor. Iniciamos vendo que na constituição brasileira afirma que o Brasil é laico (a qualidade de ser laico pressupõe a não interferência da igreja em assuntos políticos e culturais). Mas, o país tem uma santa como padroeira e protetora. De acordo com uma pesquisa feita por um instituto americano situado em Washington o Brasil encontra-se entre os países mais idolatras do mundo.

Idolatria.

A palavra idolatria significa “culto a ídolos”. Essa palavra é uma transliteração do termo grego eidololatria, que é formado por duas palavras: eidolon e latreia. A primeira palavra, eidolon, significa “imagem” ou “corpo”, no sentido de representação da forma de algo ou alguém, seja imaginário ou real. Essa palavra deriva do grego eido, que significa “ver”, “perceber com os olhos”, “conhecer” ou “saber a respeito”, sobretudo transmitindo a ideia de “olhar para algo” e “saber por ver”. A segunda palavra é latreia, e significa “serviço sagrado” no sentido de “prestar culto” ou “adorar”. Quando unimos esses conceitos, podemos entender o significado da palavra idolatria.

Idolatria é a adoração a ídolos que implica em tudo aquilo que se coloca no lugar da adoração a Deus. Quando estudamos o que é idolatria, percebemos que a sua pratica é tratada como abominação, claramente repreendia e punida por Deus em toda a Bíblia. 

A idolatria na Bíblia.

Temos a ordem clara nas Escrituras proibindo o homem de fazer qualquer espécie de imagem e se curvar a ela “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam”. Ex. 20:4-5. Mas, a prática da idolatria era algo comum no Velho Testamento em Isaías 44,mostra como se forma um “deus” os homens vão a um bosque escolhe uma árvore e a corta, essa árvore tem 3 utilidades básicas. Primeira: Serve para aquece o homem. Segunda: Serve para coze os alimentos. Terceira: Serve como um “deus” no qual as pessoas se ajoelham e clamam perdido livramentoQuando corta para si cedros, toma, também, o cipreste e o carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque; planta um olmeiro, e a chuva o faz crescer. Então serve ao homem para queimar; e toma deles, e se aquenta, e os acende, e coze o pão; também faz um deus, e se prostra diante dele; também fabrica uma imagem de escultura, e ajoelha-se diante dela. Metade dele queima no fogo, com a outra metade prepara a carne para comer, assa-a e farta-se dela; também se aquenta, e diz: Ora me aquentei, já vi o fogo. Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e roga-lhe, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus”. Is. 44:14-17. Essas esculturas possuem boca, olho, ouvindo e nariz, mas, isso de nada aproveita, pois, são obras das mãos humanas.
Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não veem. Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.
Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.
A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam” Sl. 115:4-8.

A idolatria católica.

A Igreja Católica Romana, apresenta-se como a grande propagadora da idolatria em nosso país, os católicos seguindo as tradições recebida dos pais, adoram e se curvam as mais diversas imagens. Sendo “nossa senhora Aparecida” a principal fonte da idolatria. O grande mal dos seguidores de Roma é não lerem as Sagradas Escrituras, o aviso é claro essas imagens não podem fazer nada por ninguém, nem o mal e tampouco o bem. Porque os costumes dos povos são vaidade; pois corta-se do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, feita com machado; Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova. São como a palmeira, obra torneada, porém não podem falar; certamente são levados, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, nem tampouco têm poder de fazer bem” Jr. 10:3-5. Os seguidores de Roma afirmam que Maria é a rainha do céu, porém, esse título na Bíblia é dada Ishtar, uma deusa assíria e babilônica também chamada de Astarote ou Astarte por vários outros grupos. Achava-se que ela era a esposa do falso deus Baal, também conhecido como Moloque. Fato esse, que trouxe a ira de Deus sobre os hebreus “Porventura não vês tu o que andam fazendo nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém? Os filhos apanham a lenha, e os pais acendem o fogo, e as mulheres preparam a massa, para fazerem bolos à rainha dos céus, e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira. Acaso é a mim que eles provocam à ira? Diz o SENHOR, e não a si mesmos, para confusão dos seus rostos? Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que a minha ira e o meu furor se derramarão sobre este lugar, sobre os homens e sobre os animais, e sobre as árvores do campo, e sobre os frutos da terra; e acender-se-á, e não se apagará” Jr. 7:17-20.

Sabemos que Maria foi uma mulher abençoada e bendita, porém, jamais abdicou para si qualquer espécie de poder ou honra, muito pelo contrário como uma crente fiel ao Senhor Maria exaltou a Deus e humilhou-se a si mesmo Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; Porque atentou na baixeza de sua serva; pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada” Lc. 1:46-48.Quando uma mulher veio até Jesus e tentou exaltar Maria, vejam como Jesus respondeu: "...Uma mulher, que estava entre a multidão, exclamou e disse-lhe: Bem-aventurada aquela que te concebeu e os seios que te amamentaram. Ele, porém, respondeu: “E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste. Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam“ Lucas 11:27-28 Jesus anunciou que aqueles que ouvem e obedecem a Palavra de Deus são mais abençoados que Maria. Talvez o Senhor tenha inserido estes versos para aqueles que hoje preferem ignorar a Palavra de Deus, a fim de poder seguir as tradições da Igreja. Vejam bem, ao fazer isso, Ele cortou qualquer tendência para elevar Maria como um objeto de adoração, pois, com certeza poderia ter dito: "Sim, bendita seja a Rainha do Céu!", O catolicismo, para se defender da acusação da prática pagã da idolatria, diz que imagens católicas são como fotografias de nossos parentes, servindo para nos lembrarmos dos santos homens do passado. Entretanto não nos encurvamos perante fotos de familiares, não saímos em procissão glorificando a imagem dos nossos familiares, não fazemos novenas e não oramos a elas ou defronte delas, também não confiamos nenhum tipo de pedido espiritual ou material as fotografias dos nossos entes queridos.


A idolatria dos evangélicos.

Os grupos religiosos chamados de evangélicos, que tanto criticam a idolatria nas imagens de esculturas praticada pelos católicos, também são idolatras. Organizações criadas e proliferadas pelo falso evangelho, tem suas doutrinas fortemente voltadas para a idolatria. Essas igrejas amontoam em seus templos milhares de pessoas, que procuram basicamente amuletos na tentativa de materializar o poder de Deus, e com isso introduzem misticismos e superstições entre os seus fiéis. É comum, nestes locais a venda de produtos que os líderes alegam serem sagrados, são rosas; líquidos supostamente consagrados como água e azeite, lenços e uma infinidade de outros produtos desenvolvidos para abastecer o poderoso mercado gospel, que sustenta verdadeiros artistas e animadores de palco. As pessoas que fazem parte desses grupos, idolatram os líderes, que reivindicam para si uma espécie de unção especial dada pro Deus, o que lhes capacitam a inclusive fazerem milagres. São homens enganadores e doutores de fábulas ensinando “Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. II Tm. 3:13. São doutores conforme as suas próprias concupiscências Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo coceira nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério”II Tm. 4:3-4. Toda espécie de idolatria é uma obra da carne e está no mesmo patamar do adultério, fornicação, feitiçaria, homicídios entre tantos outros pecados. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: Adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, ciúmes, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais de antemão vos declaro, como também antes vos disse, que os que cometem tais coisas]não herdarão o reino de Deus Gl. 5:19-21. No chamado mundo gospel, há também a idolatria ao bem-estar e a prosperidade material, enfatizada nos balcões comercias que pregam a teologia da prosperidade e da confissão positiva. Onde a membresia idolatra o nome da instituição e a instituição alimenta uma fé motivada em ganhos pessoais e na autorrealização. Lobos, transvestidos de pastores desagradam a Deus com suas pregações motivacionais, com o único objetivo de atrair pessoas para a organização. E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita II Pe. 2:1-3.

Males advindos da idolatria

Quando uma pessoa prática a idolatria, ela desagrada a Deus e comente abominação “Porque nos basta que no tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, embriaguezes, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias”I Pe.4:3. Isso, com certeza acarentará consequências desastrosas para o praticante. No Velho Testamento o povo de Israel sofreu duras punições devido a sua idolatria. Já no Novo Testamento a palavra de Deus deixa claro que aquele que prática a idolatria é participante do cultos aos demônios “Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele?I Co. 10:19-21. A ordem bíblica é fugi da idolatria “Portanto, meus amados, fugi da idolatria”I Co. 10:14. Quando falamos em sacrifícios no Novo Testamento, estamos falando dos sacrifícios de louvor Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome”Hb. 13:15. Espiritual “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo” I Pe. 2:5 e a apresentação dos nossos corpos ao Senhor “ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional Ro. 12:1. A soberania de Deus, Sua honra e Sua glória são sumariamente afrontadas pelos idolatras, uma vez que, o ser humana até de forma involuntária despreza a Deus e glorifica os seus ídolos “Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outro não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura” Is. 42:8.Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém” Ro. 11:36A Bíblia claramente ensina que aquele que exerce a idolatria e não se arrepender da adoração aos demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, o destino dele será o lago de fogo e enxofre “E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar. E não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua fornicação, nem dos seus furtos” Ap. 9:20-21.
Mas, ficarão] de fora os cães e os feiticeiros, e os fornicadores, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete mentira.Ap. 22:15.

Conclusão.


Não adentrarei nas outras características básicas do nosso país, como por exemplo, o carnaval e as festas juninas entre outras, sabemos que a inclinação da carne é inimizade contra Deus. 
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a DeusRo. 8:7-8. 

 "Ai dos que se levantam pela manhã, e seguem a bebedice; e]continuam até à noite, até que o vinho os esquente! E harpas e alaúdes, tamboris e gaitas, e vinho há nos seus banquetes; e não olham para a obra do SENHOR, nem consideram as obras das suas mãos” Is.5:11-12.

Temos também um povo corrupto que adora o “jeitinho brasileiro”. Então, podemos concluir com certeza, Deus não é o Senhor da nação brasileira, não adianta clama ao Senhor e adora imagens, pessoas e instituições. A única forma do homem realmente deixar a idolatria é conhecer o Verdadeiro, Ele purifica de todos os pecados e pela ação dEle nos apartarmos dos ídolos “E sabemos que o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é Verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.”I Jo. 5:20-21. Os que já receberam Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas, já estão livres da condenação do pecado e aguardam tão somente, o andar com Deus, faremos parte das nações dos salvos, que sempre honrarão e glorificarão ao Senhor dos Exércitos “E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra. E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite. E a ela trarão a glória e honra das nações. E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.Ap. 21:24-27.


Esperança-PB, abril de 2020.
Referências Bíblica: ACF-2011
Pr. Walter Costa.
Bibliografia: A Senhora Aparecida A verdadeira história. Por Aníbal Pereira dos Reis ex-sacerdote católico romano.
Por amor aos Católicos Romanos. Por Rick Jones.


Nenhum comentário:

Postar um comentário